TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química

Casos: Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

1- Os dois tipos básico de células são as células procarióticas e as células eucarióticas. As células procarióticas são pobres em membrana e em organelas, essas células não possuem núcleo no seu interior.

Células eucarióticas possuem núcleo e o seu material genético fica no seu interior, possuem várias organelas mergulhadas em seu citoplasma. Essas células compõem o corpo dos animais e das plantas.

2- As principais biomoléculas são os carboidratos, a água, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucleicos, conhecidos por DNA e RNA. Todas elas são formadas por oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio.

Água- Cerca de 70% da composição corporal, indispensável para todas as atividades metabólicas.

Carboidratos- Possuem como principal característica o fornecimento de energia, possuem também funções estruturais.

Lipídios- Estão ligados as estruturas celulares, é o principal componente das membranas biológicas. Eles atuam também como cofatores enzimáticos quanto associados a proteína.

Proteínas- Constroem novos tecidos, fonte de calor e energia, transportam substâncias, exercem funções específicas sobre órgãos ou estruturas do organismo, contribuem para diversos fluidos e secreções corporais essenciais, defendem o organismo contra corpos estranhos e catalisam reações químicas.

Ácidos nucleicos- O RNA é formado a partir do DNA. Ele tem a função mediar as relações do DNA permanece apenas no núcleo, controlando todas as atividades da célula, levando as informações do DNA para a codificação das proteínas.

3- Membrana plasmática é composta por fosfolipídios e proteínas, os dois tipos do transporte são ativo e passivo.

4- A mitocôndria é responsável por todo o procedimento de respiração. Ela possui a matriz, DNA, membrana interna, espaço inter-membrana e ribossomos.

5- Os epitélios são constituído de células de diferentes formas, uma ou mais camadas celulares, com pouca ou nenhuma matriz extra-celular.

Os tipos de tecidos epiteliais são o de revestimento glandular e o neuroepitélio.

Glandular- Produz e libera secreção.

Neuroepitelial- Células especializadas na captação de estímulos. Os neuroepitélios tem a função sensorial encontradas nos órgãos da audição, da olfação e da degustação.

Revestimento- O órgão de impacto imediato do organismo, a pele a qual possui o epitélio do tipo pavimentoso estratificado queratinizado, que impede a ação microbiológica conferindo proteção.

6- Tecido conjuntivo pode ser classificado em tecido conjuntivo frouxo, tecido conjuntivo denso e tecido conjuntivo adiposo.

Tecido conjuntivo frouxo- Preenche espaços não ocupados por outros tecidos, apóia e nutre células epiteliais, envolve nervos, músculos, vasos sangüíneos e linfáticos.

Tecido conjuntivo denso- É mais resistente, é abundante em fibras, que pode ser colágenas, elásticas ou reticulares. Esta presente nós tendões, e é pobre em células.

Tecido conjuntivo adiposo- As funções desse tecido são a proteção de choques mecânicos, isolamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com