TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Atividade

Tese: RE: Atividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

1. Objetivos e metas: deve estabelecer o que e quanto o evento se propõe a resolver. Podem ser divididos em objetivos gerais e específicos. As metas são os itens mensuráveis e quantificáveis que o evento planejado pretende atingir.

Sabemos das dificuldades, principalmente emocionais, que tomam conta dos idosos por serem internados em casas de repouso, para terem cuidados especiais. Muitas vezes eles nem precisam de um cuidado maior, mais a família não tem como deixa-los em casa sozinhos ou até mesmo por acharem que se sentem melhor estando junto a outros de sua idade. As dificuldades que este idosos passam por estarem em um lugar desconhecido sem conhecer ás pessoas direito, por sempre ver a família e do nada começam a ver uma vez por semana, finais de semana e tem alguns que literalmente são deixados lá sem visitas. Os idosos mesmo com qualquer dificuldade conseguem sentir o desprezo, a saudade e a carência. O que podemos notar na nossa visita é o quanto eles precisam e querem ver pessoas, movimentação pela casa e atenção. Aceitar ás transformações e limitações que a vida vai oferecendo é um constante desafio, pois muitos deles não conseguem aceitar e não estão preparados para esta nova fase.

O nosso objetivo é fazer a integração entre os familiares e os idosos com atividades em grupo, onde a família os ajude a desenvolver uma atividade significante para que eles se sintam felizes em poder contar com sua família e voltar a uma outra época onde seus filhos eram ajudado por eles. Vamos desenvolver uma ocupação do tempo deles trazendo algo diferente do seu cotidiano, uma alternativa saudável para lidar com a solidão. O nosso objetivo será sensibilizar eles de forma que se sintam amados e cheios de carinho, que eles não se sintam sozinhos nessa fase da vida.

Pesquisa:

“Atividades em grupo podem minimizar os efeitos da exclusão social e aumentar a auto-estima de pessoas idosas “

A terceira idade é compreendida como fruto do processo crescente de socialização da gestão da velhice e passou da esfera privada e familiar para uma questão pública (Debert, 1997). Atualmente, verifica-se por meio de dados epidemiológicos, que está ocorrendo um crescimento da população idosa como conseqüência da diminuição da taxa de mortalidade e declínio da fecundidade. Essas transições afetam diretamente, e de forma significativa, a estrutura etária da população e, consequentemente, intensificam os problemas de uma determinada sociedade.

A população de idosos no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2000, pode alcançar uma expectativa de vida de 73 anos até 2025. No Brasil, aos poucos, a importância sobre o conhecimento da população idosa vem despertando o interesse dos estudiosos. O brasileiro está envelhecendo, e o perfil do idoso, mudando. Ultrapassar a barreira dos 60 anos não significa mais o fim produtivo, mas a oportunidade de recomeçar. No início do século 20, o tempo de vida médio do brasileiro era de 33 anos. Essa média subiu para 71,3 anos em 2003, contra 70,5 em 2000. Segundo o IBGE, o país deve alcançar o patamar de 80 anos de expectativa de vida por volta de 2040, sendo a Região Sul a terceira em número de idosos.

http://buscanovosrumos.blogspot.com.br/2009/08/inclusao-social-da-terceira-idade.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com