TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Atividade Dissertativa

Artigo: RE: Atividade Dissertativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ao se caracterizar a cultura organizacional de uma empresa tornamo-nos capazes de conhecer quais são os valores e normas que orientam o funcionamento da organização e que são assimilados e reproduzidos pelos funcionários da empresa. A cultura organizacional também permite que a empresa se destaque no mercado e assuma um papel relevante diante da concorrência. Vimos no Case apresentado, que as empresas estão buscando interagir com as instituições de ensino, o que leva a uma nova mudança de comportamentos e atitudes. Esta nova dinâmica que levará a empresa a crescer potencialmente, provavelmente irá alterar a sua cultura organizacional, pois a sua própria trajetória histórica se altera com este evento. Um novo processo de socialização de novos funcionários ocorrerá, assim como novas políticas de recursos humanos, e até mesmo alguns incidentes críticos poderão ocorrer.

Comente esta realidade, explicando como uma cultura organizacional implantada há tempos se recicla quando novos acontecimentos passam a ser vivenciados pela empresa.

A cultura organizacional de uma empresa é caracterizada por uma série de valores e normas que nos revela como funciona e empresa e como os funcionários dessa instituição devem agir e proceder. É também através da cultura organizacional que a empresa mostra a seus clientes, colaboradores, sociedade e concorrência qual o papel que ela deseja assumir.

Para se construir uma cultura organizacional onde o norte que se busca é o sucesso, uma empresa deve atentar para o emprego de certas normas e valores que darão rumo a essa trajetória.

Essa normas e valores acompanharão a empresa durante a sua evolução, devendo ser aprimorada sempre que necessário. Uma cultura organizacional que acompanha a evolução do que está acontecendo ao redor da instituição (como no caso apresentado, que empresas buscam interagir com a universidade), tende a ser mais rápida e facilmente assimilada por seus colaboradores.

É necessário que a haja uma mudança na política de recursos humanos, onde os funcionários presentes sejam informados e treinados sobre essa nova cultura, e também que ocorra mudanças no processo de socialização dos novos funcionários, expondo os mesmos princípios agora adquiridos.

Vale salientar que o processo de comunicação da empresa também será de grande valia, uma vez que será a forma mais rápida de mostrar às equipes, a evolução do trabalho e as novas normas, valores e metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com