TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Pin Ll

Artigo: RE: Pin Ll. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  4.756 Palavras (20 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 20

2 GERENCIAMENTO DE PESSOAS

2.1 Conceito

Gerenciar é organizar, planejar, direcionar trabalhos e tomar decisões.

Gerenciamento de Pessoas é de vital importância para qualquer empresa, toda empresa depende de pessoas para atingir seus objetivos de crescimento e desenvolvimento.

Segundo Chiavenato (1999), as definições para a Gestão de Pessoas são:

- Conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho;

- A gestão de pessoas é a função na organização que está relacionada com provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos colaboradores.

Foi a partir deste século que as organizações passaram a se preocupar com questões como capacitação, clima organizacional e valorização dos profissionais, tendo em vista agregar no ambiente de trabalho pessoas comprometidas com o rumo da empresa, bem como satisfeitas e felizes com seu trabalho e no seu trabalho.

Desde modo é necessário que haja preocupação com a qualidade de vida e ambiente de trabalho desses funcionários, teve ser visto como parceiros, assim como fornecedores, os acionistas, clientes entre outros, pois. São eles que irão garantir o crescimento interno e externo da empresa, contribuindo com seus conhecimentos, capacidades, habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização; Mas, infelizmente ainda tem muitas empresas que não enxergam dessa maneira.

2.2 A importância em investir no capital humano

Quando falamos de gestão de pessoas, envolvemos todos os seres humanos que fazem parte da empresa, donos e empregados, os donos visam a sobrevivência, o crescimento, a produtividade, redução de custos, qualidade, participação no mercado e clientes, já seus funcionários esperam receber bons salários, melhores benefícios segurança no trabalho, satisfação no trabalho, respeito e oportunidade de crescimento.

Para que se consiga criar um bom e produtivo ambiente de trabalho, aonde não só a empresa se beneficie, mas também seus colaboradores, para que eles possam se sentir felizes em trabalhar, atingindo o sucesso profissional e pessoal e preciso que as empesas se preocupem com o desenvolvimento intelectual e psíquico de todos os seus funcionários, fornecendo a eles capacitação, investindo em educação e desenvolvimento profissional, melhorando o ambiente de trabalho com inovações tecnológicas, sociais, políticas, culturais e econômicas, permitindo que os colaboradores trabalhem com o coração e inteligência e não apenas com os músculos e obrigação!

2.2.1 Vantagens de investir no capital humano no setor da construção

No aspecto social, a construção civil é um dos setores que mais geram empregos e apresenta capacidade elevada na geração de renda; Além disso, a construção civil é fundamental para a redução do déficit habitacional e para infraestrutura do país.

Para começas a conhecer a empresa que escolhemos para elaborar nosso trabalho, procuramos saber qual a importância do capital humano na construção civil, uma vez que são o principal bem de uma empresa.

Mão-de-obra e de extrema importância para toda empresa principalmente no setor da construção civil, pois são eles que executam e dão vida as obras, muitas empresas trabalham com incentivos aos colaborados, para que possam trabalhar com motivação e segura-los nas empresas, uma vez que mão-de-obra qualificada neste setor está cada vez mais escassa.

Os benefícios podem vir de várias formas, como redução de falhas, custos e aumento da eficiência nos respectivos processos de produção e gerenciamento. No âmbito dos recursos humanos, as falhas podem ser consequentes do rejeito dos resultados ou pela necessidade de retrabalho. Em contrapartida, o aumento da eficiência da empresa pode vir da melhoria nas condições de trabalho conhecimento e aproveitamento integral. Como já dissemos o capital humano e de extrema importância para as empresas, na empresa abordada 90% da transformação da matéria prima para o bem final depende da ação humana, sem eles não seria possível a existência da empresa, mesmo com tantas tecnologias no mercado, o capital humano ainda sim é muito importante para o desenvolvimento e evolução da empresa.

2.3 Administração e Gestão de Recursos Humanos

Ainda hoje muitas organizações consideram o departamento de RH como um departamento de gastos, mas é um setor de alto índice de importância para as empresas, não só tem o papel de cuidar dos colaboradores, mas também de integrar conjuntamente com os objetivos da empresa, proporcionando a elaboração de projetos e métodos estratégicos para a mobilização de todos os recursos disponíveis.

Exerce várias atividades na empresa, podemos mencionar o trabalho do RH nas seguintes práticas:

- Análise e Administração de cargos e salários (atribuições de tarefas ao cargo, folha de pagamento e remuneração)

- Recrutamento e Seleção (selecionar e agregar as pessoas a empresa)

- Admissão de candidatos selecionados (contrato de trabalho, orientação e integração de novos funcionários)

- Incentivos salariais e benefícios sociais (recompensas, planos de remuneração e benefícios)

- Comunicação (interna e externa)

- Treinamento e desenvolvimento de pessoas (planos de carreira, desenvolvimento e treinamento)

- Desenvolvimento Organizacional (responsabilidade social das organizações

- Higiene, Segurança e qualidade de vida (saúde ocupacional, segurança do trabalho e programas de bem estar e clima dos funcionários)

- Relações com empregados e relações sindicais (administração de conflitos e disciplinas).

Na empresa que estamos estudando infelizmente encontramos uma grande deficiência, pois a empresa não possui um setor de RH, possui um administrativo que cuida de pequenos assuntos deste setor e a parte documental e feita pela contabilidade da empresa, a mesma a terceirizada, ou seja ninguém cuida especificamente deste setor, gerando assim uma grande bagunça, descontrole e descontentamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com