TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIDADE AMBIENTAL DO LIXO NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG

Casos: REALIDADE AMBIENTAL DO LIXO NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO GESTAO AMBIENTAL

JOSE GERALDO DA SILVA CASTRO

“REALIDADE AMBIENTAL DO LIXO NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG”

VICOSA - MG

2013

JOSE GERALDO DA SILVA CASTRO

“REALIDADE AMBIENTAL DO LIXO NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA -MG”

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Introdução à Gestão Ambiental, Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade, Ética, Política e Sociedade, Metodologia Científica.

Professsores: Andréia Zômpero, Cristina, Kenia, Luciana Pires, Rosimeire e Sérgio.

VICOSA - MG

2013

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1:

Questão 6)

• ACAMARE => Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa – MG.

• ACAT => Associação de Catadores de Materiais Recicláveis

A ACAMARE é composta por 39 associados, ela realiza a separação de todo tipo de materiais recicláveis que são recolhidos em toda a cidade. A coleta é realizada por caminhões pertencentes à prefeitura municipal e o destino do material recolhido é a Usina de Triagem, local de trabalho desses catadores. Por sua vez, a ACAT possuía um total de 10 associados ativos. Esta associação também trabalha com a separação de materiais recicláveis, trabalhando apenas com garrafa pet, papelão, papel branco e colorido. Os materiais são recolhidos pelas próprias catadoras em estabelecimentos predeterminados, que já realizam a separação dos materiais recicláveis dos orgânicos e dejetos; eles também recolhem os recicláveis nas ruas retirando-os dos sacos plásticos dispostos para a coleta convencional de lixo.

Diariamente são produzidas em Viçosa cerca de 55 toneladas de resíduos. Há muito tempo este resíduo é um dos grandes problemas que o poder público e a sociedade têm enfrentado, buscando soluções que nem sempre atendem as necessidades. Razão disso a degradação do meio ambiente, tais como a poluição do ar, ruas sujas e proliferação de ratos, baratas, moscas etc. que são transmissores de doenças.

A renda obtida por essas famílias variam de 60 a 480 reais, essa variação na renda se explica pela diferença no número de horas trabalhadas, no ritmo de trabalho e na quantidade e qualidade de resíduos encontrados por cada um.

Normalmente a maioria dos associados não recebe benéficos do governo pelo fato de já possuírem filhos maiores de 18 anos. Mas existe casos onde o pessoal recebe benefícios referentes a projetos do governo federal como o “Bolsa Família”. Os valores dos benefícios pagos pelo Bolsa Família variam de R$ 32 a R$ 306, de acordo com a renda mensal da família por pessoa, com o número de crianças e adolescentes de até 17 anos e número de gestantes e nutrizes componentes da família. O Programa tem quatro tipos de benefícios: o básico, o variável, o variável vinculado ao adolescente e o variável de caráter extraordinário.

Questão 7)

Nota-se que a separação do lixo é feita parcialmente, pois, o sistema de coleta na cidade de Viçosa – MG ainda não é eficiente, faltando coleta seletiva em alguns bairros e havendo poucos locais que realizam esse tipo de trabalho. Eles acreditam que estes resíduos não podem simplesmente ser descartados em córregos ou lixões, devendo ser destinado ao local mais adequado de acordo com a sua característica. Até o momento a destinação dada ao nosso lixo orgânico se da por meio de aterros sanitários.

Questão 8)

Através da entrega voluntária (PEV) em pontos de coleta distribuídos pela cidadenas escolas, praças etc., chamados de Ecopontos, onde a população pode entregar os materiais separados nos respectivos coletores.

Além deste esforço o SAAE já disponibilizou dezenas de contêineres (de 1000 e de 240 litros), sendo os de cor verde para a coleta seletiva de materiais recicláveis que são encaminhados para a usina de triagem e os de cor laranja para a coleta convencional, todos posicionados em locais de fácil acesso.

Os principais materiais recicláveis são papeis, papelão, plásticos, vidro e metal.

Todos deverão ser separados e colocados nos contêineres verdes. Para aqueles que possuem dúvidas é preciso frisar que os materiais recicláveis são aqueles que podem ser transformados, ou seja, que possuem importância no mercado e podem sofrer transformação industrial, em outras palavras podem ser reutilizados na produção de novos materiais.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade viçosense. Além de gerar renda para os membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMARI), também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui o aterramento de materiais que podem ser reciclados, aumentando a vida útil do aterro e reduzindo o custo de aterramento. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável de Viçosa.

Questão 10)

Nessa etapa vamos entrevistar um Fabio Luis, que é um Engenheiro Florestal, Carmelita, que é uma empregada doméstica e Paulo Nobre, que trabalha na ACAMARE.

10.1) Entrevistador: Sr. Fabio de que forma ocorre a separação do lixo em sua residência?

Entrevistado: Em minha casa, tudo acontece de um jeito bem natural, pois no período que estive na faculdade aprendi muita coisa sobre a Educação Ambiental e como ela é muito importante para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com