TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo No Meio Ambiente

Dissertações: Lixo No Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

O lixo no Meio Ambiente

Trabalho de produção textual individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino de Matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V.

Orientador: Professoras Andréia Zompero, Helenara R. Sampaio, Laura Cava, Raquel Franco.

Xaxim

2014

INTRODUÇÃO

Para que os alunos possam compreender a complexidade e amplitude das questões ambientais,é fundamental oferecer-lhes a maior diversidade possível de experiências,e contato com diferentes realidades.

Os trabalhos relacionados à Educação Ambiental nas séries iniciais possibilitam aos alunos desenvolver um senso crítico em relação às suas práticas de consumo e também desenvolverem o senso de responsabilidade e solidariedade em relação à utilização, conservação e preservação dos recursos naturais. Desta maneira, a Educação Ambiental contribui para a formação de cidadãos mais conscientes da problemática ambiental, capacitando-os para entenderem os processos, a fim de que possam intervir na realidade.

justificativa

Auxiliar as crianças a entenderem a importância de preservar, respeitar e proteger o Meio Ambiente.

Desenvolver a consciência, a compreensão, as habilidades e a motivação da criança, trabalhando valores e atitudes que sensibilize a percepção da criança perante o Meio Ambiente.

“O segredo é provocar os alunos. O professor deve ser um pesquisador em sala de aula, observando os avanços e problemas dos alunos. É preciso instigá-los, para que eles também pesquisem.” (Zancan, 2001, P.24)

Todo professor deve fazer de sua sala de aula um laboratório, abrindo os olhos dos seus alunos para vários processos de

aprendizado, incentivando a curiosidade, a imaginação, a criatividade e a capacidade para resolverem problemas. Dessa forma, alunos e professores estarão interagindo constantemente, descobrindo o prazer da descoberta de algo novo.

Tornar os alunos cidadãos realmente conscientes dos problemas que o lixo pode causar se não for devidamente usado e tratado;

Despertar nos alunos o desejo de mudança com relação ao modo com que tratam o lixo.

objetivos

Conhecer o lixo que fabricamos;

Incentivar a separação do lixo;

Compartilhar possibilidades de transformação do lixo;

metodologia

A metodologia utilizada no projeto será através de pesquisas na internet, observações na escola e na comunidade e atividades tanto em sala de aula, como em outros ambientes da escola, contando com o apoio de visitas técnicas e palestras, para um maior conhecimento do conteúdo.

O público alvo do projeto são 25 alunos da faixa etária entre 7 e 8 anos

1ª Etapa:

Explicar a definição do lixo aos alunos, perguntando o que cada um pensa sobre o assunto;

Passeio pela escola antes do horário dos intervalos, observando se há ou não lixo jogado no chão;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com