TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Educação Ambiental Sobre Lixo

Trabalho Escolar: Projeto De Educação Ambiental Sobre Lixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O lixo urbano é considerado um dos maiores problemas ambientais existentes no planeta. Sua produção diária acarreta conseqüências graves, como contaminação do solo, ar e águas (SP, 2008). Segundo o IBGE 2012, no Brasil a grande maioria da população esta vivendo em áreas urbanas, porém sem infraestrutura e sem serviços de coleta pública adequadas.

O problema do lixo é caracterizado tanto na quantidade de produção como destino final, necessitando de medidas governamentais para promover a conscientização da população, como também coleta, transporte e tratamento do lixo produzido. (SANTOS, 2008).

Trazer para a escola problemas sociais e atuais é além de importante um dever, pois para a maioria das crianças, é a escola que marca o início da sua atuação pública. É na escola que muitas tem o primeiro contato com a convivência em sociedade organizada e por meio de participação de projetos como esse, construir sua autonomia. (GADOTTI, 2005).

Objetivo

• Esclarecimento do tema

• Promover a interdisciplinaridade, para que seja trabalhado por todos os professores.

• Visão do problema dentro da escola, com visita e limpeza ao pátio após o recreio.

• Montar um workshop com produtos reciclados e convidar a comunidade para apreciarem quantas coisas é possível fazer (e vender) com o que descartamos.

O projeto baseia-se na idéia de deixar claro que o lixo tem que ser depositado em locais devidos. Com palestras e aulas de todos os professores sobre quantidade de lixo produzido diariamente no Brasil pelos professores de Matemática, elaboração de situações problema para que os alunos resolvam. Trazer o aluno para dentro do tema com interdisciplinaridade, para que ele adquira uma bagagem de conhecimento sobre o tema

Professor de historia falando sobre o ponto de vista histórico, onde mostra que o lixo surgiu a partir do momento que os indivíduos pararam de andar atrás de comida e se tornaram sedentários, montando uma vida em um local. Professores da área de ciências tratar as doenças que a má disposição do lixo pode ocasionar.

Após os alunos adquirirem uma bagagem intelectual sobre o assunto e o intuito da diminuição do lixo, mostrar como fica o pátio após o recreio, para que eles tenham a noção que eles podem fazer a diferença e são parte importante na solução do problema. Fazer a coleta com os mesmos, do lixo do pátio.

Entrar no ramo da coleta seletiva, como é de grande ajuda que os lixo mesmo que domestico seja separado para diminuir o trabalho dos catadores, separando o lixo seco que são: atas de alumínio, garrafas pet, plásticos e papel. Materiais com potencial de reciclagem, do lixo úmido, que são restos de comida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com