TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAÇÃO DE ACILAÇÃO

Por:   •  5/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Experimento 5

PREPARAÇÃO DA ACETANILIDA - REAÇÃO DE ACILAÇÃO

Camila Bomfim

Tatiana Araújo

Salvador-2016

  1. Introdução

Compostos orgânicos sólidos, quando isolados ou obtidos em reações químicas raramente são puros, e apresentam outros compostos “impurezas” que se formam em reações secundárias juntamente com o produto desejado. A purificação do sólido por recristalização está fundamentada nas diferentes solubilidades das substâncias e consiste primeiramente, na dissolução do material impuro num solvente apropriado, seguido de um aquecimento até o próximo à ebulição.

A utilização de um solvente apropriado e posterior recristalização é uma técnica simples para a eliminação de impurezas, principalmente as insolúveis. Efetua-se uma filtração a quente para remover os insolúveis nesta temperatura. Em seguida, deixar esfriar para produzir os cristais da substância dissolvida que podem ser separados em uma filtração a frio. O processo é repetido até a obtenção do composto puro.

O solvente é o fator crítico na recristalização, devendo preencher os seguintes requisitos: apresentar alta solubilidade da substância a altas temperaturas; baixa solubilidade da substância a baixas temperaturas; quimicamente inerte; ponto de ebulição relativamente baixo, para que possa ser facilmente removido da substância recristalizada; solubilizar mais as impurezas do que a substância; e o resfriamento durante o processo de recristalização deve ser feito lentamente para que se permita a formação de cristais grandes e puros.

  1. Reação principal

[pic 3]

  1. Parte experimental

Preparação da acetanilida

  • Em erlenmeyer de 250 mL foi adicionado: 8 mL de anilina, 60 mL de água destilada e com agitação 10 mL de anidrido acético.

[pic 4]

A mistura reacional mantida em temperatura ambiente foi submetida a agitação por 10 minutos.

           

           [pic 5] [pic 6]

[pic 7][pic 8]

  • Para remoção de reagentes residuais, este sólido obtido foi lavado com água destilada gelada.

Recristalização da acetanilida

  • Em um erlenmeyer de 500 mL; adicionar o sólido branco, três fragmentos de porcelana porosa e 150 mL de água destilada pré-aquecida
  • Colocar sobre a chapa de aquecimento e levar a mistura até a ebulição sobre forte agitação.

 [pic 9]

  • Quando alcançar a ebulição verificar a dissolução total do produto, retirar a solução do aquecimento e acrescentar 0,1g de carvão ativado.

[pic 10][pic 11]

  • Quando atingir a ebulição, em um erlernmeyer de 250 mL filtrar a solução com papel pregueado

[pic 12]

  • Deixar o filtrado em repouso á temperatura ambiente. Observar a formação de cristais. Resfriar em banho de gelo e água por 5 minutos.[pic 13]
  • Realizar a filtração a vácuo de produto final utilizando um funil de Buchner e kitassato. Usar a água da recristalinização para transferir os cristais no erlenmeyer.
  • Usando uma espátula, transferir os cristais para um papel filtro. Secar a temperatura ambiente.

2.2 Aparelhagem

[pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17]

[pic 18][pic 19]

2.3 Materiais

Reagentes e Solventes

  • Anilina
  • Agua destilada
  • Anidrido acético

  1. Conclusão

Conseguiu-se sintetizar a substâncias acetanilida, através da técnica de acilação nucleofílica. Os reagentes: anidrido acético e anilina reagem rápido entre si. A reação é exotérmica, devido à subida da temperatura, que facilita a reação. A acetanilida sintetizada é solúvel em água quente, mas pouco solúvel em água fria (fato que favorece a sua recristalização). Pôde-se testar a eficiência da recristalização na purificação da acetanilida através dos cálculos de rendimento obtido, porém a massa final de acetanilida ainda pode apresentar impurezas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (802.6 Kb)   docx (683.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com