TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECRUTAMENTO & SELECAO

Trabalho Escolar: RECRUTAMENTO & SELECAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Cenário e desafios da captação e seleção. A importância dos processos seletivos para as empresas.

Passo 1

Para a organização possuir um bom quadro de funcionários é necessário que haja um equilíbrio, ou seja, ter funcionários proativos e não em excesso. Normalmente surgem vagas que precisam ser preenchidas com rapidez e o gerente não passa todas as informações necessárias para o preenchimento dessa vaga para o RH, causando contratações de pessoal que não agregam valores para a empresa.

Uma das melhores formas de organizar essas contratações é fazê-las em cima da estratégia da empresa, da missão e visão, para assim conseguir identificar quais são as competências que a empresa necessita que cada funcionário tenha para seu devido cargo e função.

Todo o RH deve estar inteirado com os planejamentos da empresa para que assim possa saber o que realmente necessita, pois não basta apenas um funcionário agregar valores a empresa, a organização também necessita acrescentar valores a seus funcionários. Deve-se conhecer cada área e cada setor antes de encaixar pessoas para o trabalho, pois só assim se pode saber o que realmente será produtivo ou não.

É de extrema importância analisar sempre a necessidade de fazer uma contratação, nem sempre o problema está na falta de funcionários e sim na falta de colaboração e visão da empresa para com os funcionários que já estão ali. Na maioria das vezes um treinamento ou apenas uma transferência de funcionários é que o basta para que organização se ajeite novamente e continue a produzir bem mais do que antes. Em outros casos é interessante contratar equipes de trabalho temporárias ou até mesmo terceirizar algum serviço, que é algo mais econômico se bem planejado e sinônimo de um trabalho produtivo do que contratar alguém às pressas e da forma errada; e se for constatado que realmente se precisa da contratação, é sempre bom avaliar o perfil do funcionário com a cultura da empresa, pois a diferença de culturas entre ambas as partes pode prejudicar os dois lados.

Passo 2

No mundo dos negócios, uma empresa de sucesso tem por trás de todo seu planejamento um RH proativo, que apoia, conhece e auxilia a empresa nos mais variados setores e segmentos. Dentro de uma empresa, deve-se primeiramente haver contato direto e sem restrições do RH para com todos os outros setores, pois somente assim o Recursos Humanos poderá manter certo equilíbrio entre os funcionários contratados, com o numero efetivo que a empresa necessita.

Para toda e qualquer contratação o funcionário a ser contratado, ou assumir um novo cargo, deve agregar valor a empresa e mostrar seu potencial, e vice versa, pois muitas vezes uma vaga é preenchida de forma incorreta por falta de tempo ou informação. Um RH que se preze, tem como preocupação manter a organização e planejamento para que nenhuma área da organização sofra com a falta de um funcionário, tendo assim em mãos bancos de currículos ou opções de colaboradores em destaque podendo assim preencher a vaga em aberto, tornando-se assim um setor proativo essencial da organização.

Uma contratação bem planejada tem como foco principal “comparar” a missão e visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com