TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDUZIR DEFEITOS NO PROCESSO DE USINAGEM COM TORNO CNC

Por:   •  25/6/2019  •  Artigo  •  2.869 Palavras (12 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 12

REDUZIR DEFEITOS NO PROCESSO DE USINAGEM COM TORNO CNC

Sandro Aparecido da Costa

Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

Professor Antonio Schmutz Cruz

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Genival Lima Alves

Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

Wesley Dias Portes

Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

Tendo como objetivo mitigar problemas de execução nos processos de usinagem torna-se relevante um relato sobre o uso de máquinas CNC nos meios produtivos.  levando ao conhecimento de todos usuários desta tecnologia, que vem ser importante aliado no uso de máquinas-ferramenta. Imprevistos ocorridos como, falhas dimensionais, falhas na estética superficial dos produtos e outros ocorrem com maior facilidade onde supõe-se que apenas o uso de uma máquinas equipada com tal tecnologia seja a solução de todos os problemas com tempos e métodos que acontecem na execução dos trabalhos. Faz interessante um estudo que pontue possíveis causas para os defeitos nos processos de fabricação. Seria simplesmente o emprego de máquinas CNC a resolução de problemas qualitativos e quantitativos para organizações?

Palavras-chave: CNC. Máquina CNC. Usinagem. 

Aiming to mitigate implementation problems in machining processes becomes relevant a story about the use of CNC machines in productive ways. leading to the knowledge of all users of this technology, which has to be an important ally in the use of machine tools. Unforeseen occurred as dimensional rifts, flaws in the surface appearance of the products and others occur more easily where it is assumed that only the use of a machine equipped with such technology is the solution of all problems with timing and methods that happen in the execution of works. Makes an interesting study that scores possible causes for the defects in manufacturing. It would simply be the use of CNC machines to solve qualitative and quantitative problems for organizations?

Keywords: CNC. CNC machine. Machining.

1 Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso envolvendo o setor de usinagem de uma indústria fabricante de máquinas de embalar produtos de variados tipos. Mas pensando bem poderia ser o caso de uma usinagem qualquer em uma empresa qualquer de um lugar qualquer, desde que, seja do setor produtivo e principalmente de usinagem cabe ás abordagens tratadas neste trabalho.

Embora pouco divulgado o setor de usinagem é um meio produtivo dos mais usuais na indústria, principalmente empregado no setor metal-mecânico ou popularmente “nas metalúrgicas” do país,  sendo de pequeno, médio ou grande porte  as empresas do setor tem a necessidade de mão de obra qualificada na execução dos trabalhos, mas não só na execução, necessita também de pessoas qualificadas na liderança, na preparação e na aplicação dos trabalhos.

WSG é o nome fantasia de uma empresa metalúrgica fabricante de máquinas de embalar a qual  a diretoria permitiu que realizássemos o estudo que compõe este trabalho desde que na fosse divulgado seu nome e razão social. Quanto ao estudo de caso: Trata-se da compra de um Torno CNC Centur 30D de marca ROMI que após adquirido pela empresa WSG para substituir um Torno Mecânico ID-20 de mesma marca com a intenção de melhorar a qualidade e a produtividade da empresa. Para tal usamos o “Eixo Principal” que equipa todas as máquinas produzidas, num total de sete, por esta empresa.  Fabricam-se outras peças é claro, mas, o “EIXO” em questão é uma das principais peças da empresa.  

Neste artigo o trataremos de forma sucinta  abordando os principais pontos deste trabalho e se vale a pena a implantação de melhorias  e quais resultados trará.

2  Desenvolvimento da Produção

Essa análise parte do ponto que o processo de fabricação do Eixo principal usava-se o Torno Mecânico ID-20 para todo o processo, desde o faceamento, desbaste até o acabamento e o lixamento para a completa obtenção da precisão dimensional, com uma produção diária de oito peças por dia, vinte peças por semana.  O Torno CNC foi adquirido com intenção (mediante estudos) de concluir os trabalhos com melhor qualidade e redução de tempo. Porém após dez meses da aquisição da máquina outros problemas surgiram; Conicidade, trepidação no acabamento, alta taxa de variação dimensional, de forma a exigir demasiada atenção por parte do operador e por esses motivos  demandava-se uma maior carência de medição da peça acarretando perda de tempo e baixa confiabilidade em liberar a máquina para a fabricação. Num breve histórico fabricávamos quatro eixos por dia contrariando uma pré-expectativa de seis peças ao dia. Portanto o Torno CNC estava fabricando o mesmo que o Torno Mecânico. O índice de retrabalho e refugo era alto, ou seja, das 88 peças produzida por mês 15 peças era retrabalhadas e oito era refugos. Foram colhidos dados de um mês de produção e os resultados foram: Fixação da máquina - O torno não estava assentado no chão sobre uma base firme isolada do piso e nivelada, preso por chumbadores como determina o manual do fabricante.

Ferramenta Inadequada: O incerto de corte usado não era especificado para o tipo de material usinado. Oferecendo alto desgaste, baixa qualidade usinada e elevado esforço de corte.

Óleo de corte: O óleo utilizado não atendia as especificações do fabricante que determinava o uso do mesmo na especificação ISO-VG68. Não oferece resfriamento adequado da área usinada e sua diluição é de 20 (vinte) litros de água por 1 (um) litro de   óleo.

Material sem especificação: O material determinado para o Eixo baseado em sua utilização segundo os fabricantes é aço 8620 conforme tabelas. Porém  não havia nenhuma documentação mostrando a autenticidade do material.

Mão de obra: O operador não atendia a preparação adequada para lidar com estes imprevistos e não demostrava comprometimento com a empresa.

Utilizando-se a folha de verificação visando um resultado quantitativo e qualitativo das frequências das não conformidades do eixo principal (Trepidações, conicidades, variação na rugosidade e variações nos dimensionais) obteve- se os seguintes resultados. (tabela 1).

                  Tabela 1 Resultado quantitativo e qualitativo

Não conformidade

Contagem

Retrabalho

Refugo

% -88 pçs

Rugosidade

/////   //[pic 1]

5

2

Conicidade

////  /[pic 2]

3

1

Trepidações

/////  ////[pic 3]

5

4

Diâmetros não conforme

//  /[pic 4]

2

1

Total de retrabalho

///////////////[pic 5]

15

17 %

Total de refugo

8

9 %

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (633.2 Kb)   docx (298.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com