TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REJEITOS DE MADEIRA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR

DEPARTAMENTO ACADEMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE

ANA LUÍZA MICHELS

JONATHAN ROBERTO COSTA FELIPE

REJEITOS DE MADEIRA DA CONSTRUÇÃO CIVIL:

Descarte e Aproveitamento

Campo Mourão

2018


  1. INTRODUÇÃO

O impacto negativo causado pelo homem à natureza é um problema que afeta o globo como um todo. A extração de recursos naturais usados como matéria-prima de forma incorreta e a degradação do meio ambiente são responsáveis por danos à água, flora, fauna e solo.

A madeira é um material que acompanha a evolução da humanidade, sendo adaptada conforme as necessidades, possuindo potencial em áreas variadas, como indústrias moveleiras, usineiras, artes e construção civil, permitindo a criação de serviços e produtos para a população. No âmbito da construção civil, ocorre a exploração insensata, indiscriminada e desenfreada de recursos, contribuindo destrutivamente para a degradação ambiental.

        O Brasil é um país rico em espécies de madeira, sendo cada espécie utilizada com uma finalidade diferente. Como exemplo, tem-se o louro, usado na confecção de objetos luxuosos e o ipê, usado na construção de pontes e vigas. Na área da construção civil, a madeira é de suma importância para as edificações, podendo ser utilizada em muitos processos da obra. Por isso, é essencial a extração de forma legal, para garantir a preservação deste recurso. Contundo, no país, ainda prevalece a extração ilegal, que traz como consequências a destruição das florestas nativas e a poluição atmosférica.

        Atualmente, no Brasil, não se usa a madeira na construção como um todo, mas sim em certos detalhes e processos, como fôrmas e portas. Entretanto, este recurso é indispensável devido às suas características, garantindo a importância de sua proteção. Diversas espécies de árvores são utilizadas para a construção, assim, a madeira ecológica vem sendo adaptada para reduzir a extração das espécies nativas.

  1. Objetivos:

1.1.1 Objetivo Geral.

Estudar os rejeitos de madeira provenientes da construção civil na cidade de Campo Mourão, Paraná – Brasil.

1.1.2 Objetivos Específicos:

        - Analisar os impactos derivados da extração de madeira para o meio ambiente;

- Visitar obras no centro da cidade, para a verificação de como é feito o descarte de madeira;

- Buscar soluções adequadas para os resíduos de madeira.

Definição e classificação de Resíduos da Construção Civil

  1. DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Segundo a Resolução CONAMA Nº 307/2002, os resíduos da construção civil (RCC) são feitos a partir das atividades de construção, como reparos, demolições de obras e reformas. Como exemplo de resíduos, pode-se citar: blocos cerâmicos, tijolos, rochas, azulejos, solos, resinas, metais, tintas, cola, concreto, madeira e compensados, argamassa, vidros, fiação elétrica, tubulações, entre outros. Em suma, os resíduos sólidos da construção são restos de argamassa e materiais cerâmicos, representando aproximadamente 90% de todos os resíduos gerados em obras.

Os RCC são classificados em:

  • Classe A: são os rejeitos que podem ser reciclados ou reutilizados, como os agregados.
  • Classe B: são os rejeitos que podem ser reciclados para outros fins, como plástico, papel, papelão, metais, vidros e madeira.
  • Classe C: são os rejeitos que não podem ser recuperados ou reciclados, como o isopor.
  • Classe D: são rejeitos perigosos, tais como tintas, solventes e vernizes.

  1. IMPACTOS GERADOS PELA EXTRAÇÃO DA MADEIRA

O impacto ambiental é uma instabilidade, que ocorre por causa dos seres humanos, que agem sobre o ambiente. Contudo, também pode ser originado devido a acidentes naturais, como destruição de animais e vegetais, incêndios, raios e explosão de vulcão.

Normalmente, a vegetação é o primeiro componente da natureza que é atingido pelos impactos ambientais. Isso porque a vegetação é uma combinação entre o clima, o solo e o relevo do local ao qual está inserida.

Nos dias de hoje, todas as formações de vegetais, independentemente da concentração, foram modificadas pelo homem. Isso se deve, sobretudo, em razão da agropecuária e dos impactos originados da urbanização e industrialização. Em diversas vezes, restam somente manchas da vegetação inicial, que preservam as características principais.

A devastação gera diversas consequências, como o comprometimento da biodiversidade, seja pela extinção de animais e vegetais ou pela diminuição dos mesmos. Muitas espécies podem ser utilizadas na cura de doenças e na alimentação, como matéria-prima. Contudo, com o desmatamento, estas espécies podem ser destruídas anteriormente à descoberta e ao estudo delas.

No caso da Floresta Amazônica, existem muitas espécies que são apenas encontradas na região. Além disso, ocorre a biopirataria, na qual muitas empresas exploram a floresta ilegalmente, dificultando a utilização da matéria-prima para as indústrias cosmética e farmacêutica, como exemplos.

O desmatamento sucedido deve-se principalmente a questões econômicas. Ocorre basicamente pela extração de madeira, queimadas, incêndios, implantação de projetos de mineração, expansão de garimpos, agropecuária, usinas hidrelétricas, entre outros. As interferências da ação humana geram consequências socioambientais, como agravamento da desertificação, aumento da temperatura na região, rebaixamento do aquífero, aumento de erosão, assoreamento de lagos e rios e diminuição das chuvas.

  1. DESCARTE DA MADEIRA EM OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

No Brasil, por ser um país em desenvolvimento, é comum o crescimento de obras de construção civil. Todavia, geram-se problemas ambientais, associados aos resíduos de construção civil. Segundo a Abrelpe, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, estima-se que só em 2011, coletou-se mais de 33 milhões de toneladas de RCC, sendo aproximadamente 60% do resíduo urbano coletado no ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (390.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com