TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO FINAL-PROINTERIII

Artigo: RELATORIO FINAL-PROINTERIII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  285 Visualizações

a operação do serviço de transporte público urbano por ônibus, uma das modalidades mais úteis para a maioria da população de baixa renda (por favorecer o contato entre pessoas, a mobilidade para o trabalho, o acesso à educação, hospital, lazer, etc.) passa pelas mãos de empresas privadas e sofre muito mais quanto à qualidade do serviço prestado.

Deste modo, o presente estudo exploratório constitui uma contribuição para a compreensão dos fenômenos de exclusão social, um dos problemas socioeconômicos e culturais do deslocamento urbano, possibilitando examinar as características genéricas do planejamento urbano com relação à interdependência entre cidade, sociedade, qualidade de vida e transporte público urbano.

Na verdade, os principais problemas dos sistemas de transporte são mais simples do que parecem, desde que troquemos em miúdos todo o vocabulário técnico especializado com que se mascaram as questões políticas envolvidas e que se tenha a devida atenção aos aspectos mais difíceis de entender.

O transporte, assim considerado, é uma das condições gerais de produção dentro do capitalismo. É um dos processos produtivos dominantes de cujo aumento de produtividade toda a restante produção econômica se beneficia, e cujas melhorias na eficácia, eficiência e efetividade projetam-se ampliadamente por toda a sociedade. O produto de tais setores é de tamanha importância social que são geralmente considerados como serviços públicos; a lógica da sua gestão, idealmente ao menos, deve atender não apenas à sustentabilidade financeira particular de cada empresa do setor, mas também a considerações ligadas à sua centralidade no processo produtivo

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com