TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ACADÊMICO

Por:   •  1/10/2019  •  Ensaio  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO ACADÊMICO

AULA PRATICA 3: UMIDADE DO SOLO

  1. LAVRAS-MG

2017

RELATÓRIO ACADÊMICO

AULA PRATICA 1: UMIDADE DO SOLO

Relatório Acadêmico apresentado como parte das exigências da disciplina Mecânica dos Solos I, curso de graduação em Engenharia Civil.

PROFESSOR

Resumo

        Este trabalho apresenta a aula pratica de Mecânica dos Solos I, no que diz respeito a ensaios de umidade do solo.  O objetivo é a análise da umidade de uma amostra de solo por dois métodos e a comparação entre a eficácia de ambos.

1 Introdução

A umidade é a relação, expressa em porcentagem, entre o peso do solo seco e o peso do solo úmido. Existem varias maneiras de se determinar o teor de umidade do solo, dentre elas o ensaio speedy e o ensaio da estufa padrão, ambos objeto de estudo do presente relatório.

A determinação da umidade do solo é de grande importância para a engenharia civil tendo em vista que é possível determinar a quantidade exata de água necessária para a compactação do solo entre outros fatores que torna importante sua averiguação para também, por exemplo auxiliar na determinação da fundação mais eficiente para as edificações.

Método Speedy: Consiste em determinar a umidade do solo através da pressão que o gás acetileno, liberado da reação de carbureto com a água contida do solo, indicada pelo manômetro do equipamento. De posse do valor da pressão confronta-se o mesmo em uma tabela que relaciona a pressão no speedy test com a umidade do solo. É importante salientar que esse método somente é aplicável à amostra de solo desprovidas de torrões e/ou pedregulhos.

CaC2 + 2H2O 🡪 C2H2 + Ca(OH)2

Reação entre carbureto e água do solo

Método da Estufa: Consiste em determinar a umidade do solo através da comparação entre uma fração da amostra pesada úmida e posteriormente pesada após secagem em estufa. Conhecidos os valores fornecidos pela balança de antes e depois de submetida a secagem por estufa obtém-se o teor de umidade da amostra de solo através da relação:

W(%)=(mt-ms)/ms  .100

2 Descrição experimental e procedimento

Material para speedy test

  • Amostra de solo

[pic 2]

  • Kit Speed test Solocap contendo:

1 speedy test

[pic 3]

1 balança de campo

[pic 4]

1 ampola contendo carbureto de cálcio

[pic 5]

2 esferas de aço

Material para ensaio com balança

  • Amostra de solo

[pic 6]

  • 3 Capsulas para armazenamento de amostras

[pic 7]

  • 1 balança de precisão Bel Engineering mark M2202

[pic 8]

  • 1 estufa

[pic 9]

Inicialmente realizou-se o ensaio pelo método speedy. Pesou-se 10 g de solo na balança de campo e em seguida transferiu-se essa massa de solo para o balão speedy. Juntamente com o solo colocou-se no balão uma ampola de carbureto e cálcio bem como as duas esferas de aço. Em seguida tampou-se o balão afim de impedir que ocorre-se vazamento de gas. Agitou-se o recipiente com bastante intensidade para que as esferas rompessem a ampola contendo carbureto. Durante a agitação do recipiente percebeu-se um odor anormal o que caracteriza vazamento do gas acetileno, porem seguiu-se adiante com o experimento anotando-se o valor da pressão observado no manômetro e confrontando na tabela.

A segunda parte da aula pratica deu-se pelo ensaio de umidade pelo método da estufa que teve inicio com a pesagem das capsulas varias para obter-se as taras. Em seguida pesou-se as 3 capsulas contendo certa quantidade de solo e após isso levou-as a estufa, onde ficaram em repouso, secando destampadas por 24 horas a uma temperatura de 105ºC. No dia seguinte retirou-se as capsulas contendo amostras de solo e pesou-as novamente. E calculou-se o teor de umidade no solo.

3 Resultados:

Através do método do Speedy para se achar o teor de umidade de uma amostra de 10gramas obtivemos uma pressão 1,75 kg/cm² porém o valor máximo na tabela pressão e % de umidade vai até 1,50 kg/cm² onde pegou-se o valor de 1,50 kg/cm² e achou-se um teor de umidade de 19,9%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (845.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com