TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA PRÁTICA 2: ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADO DE CONCRETO Processos Industriais Cerâmicos

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

FAEN - FACULDADE DE ENGENHARIA

Engenharia de Produção

ANTONIO LONGHE

DANIELA AFONSO MEIRA

LETÍCIA RUMÃO

VITOR FERREIRA PARRA

WILLIAN DA SILVA MOTA

RELATÓRIO DA PRÁTICA 2: ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADO DE CONCRETO

Processos Industriais Cerâmicos

ANTONIO LONGHE

DANIELA AFONSO MEIRA

LETÍCIA RUMÃO

VITOR FERREIRA PARRA

WILLIAN DA SILVA MOTA

RELATÓRIO DA PRÁTICA 2: ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADO DE CONCRETO

[pic 2]

        

SUMÁRIO

  1. OBJETIVO3
  2. INTRODUÇÃO3
  3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA3
  4. MATERIAL UTILIZADO4
  5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL5
  6. RESULTADOS E DISCUSSÕES6
  7. REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO10

  1. OBJETIVO

O experimento teve por objetivo realizar a análise granulométrica do agregado de concreto através do peneiramento do resíduo de areia, de forma a estabelecer se o mesmo está dentro das especificações estabelecidas pela norma NBR 7211 e NM 2488.

  1. INTRODUÇÃO

Com o aumento da concorrência global e o desenvolvimento da economia mundial as empresas do ramo de construção civil vêm mudando sua forma de pensar e investir no gerenciamento. Essas mudanças têm levado as empresas investirem no aumento do índice de qualidade, de forma a suprir o anseio do consumidor e dos produtores em relação aos seus concorrentes (ZORDAN, 1997).

Com o objetivo de sanar os desejos do mercado e alcançar as mudanças, as indústrias, não só se vem diante a questões de qualidade, como também, observam cada vez mais a necessidade em modificar seus processos e incrementar novas tecnologias e métodos de produção e gerenciamento. Resultando em um vasto leque de possibilidades quando se fala em diferenciar e inovar nos processos para alcançar produtos de qualidade.

No setor da construção civil os processos são norteados por normas para garantir a qualidade final dos seus produtos.  Umas dessas normas é a NBR 7211 que fixa especificações necessárias para garantir a qualidade do “agregado” utilizado na produção do concreto. O termo “agregado” no contexto de construção civil é utilizado para definir resíduos mineral bruto, basicamente a areia e a rocha. A areia ou agregado miúdo é definido pela norma como o resultado do britamento de rochas estáveis, ou suas misturas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm e param na peneira ABNT de 0,075mm (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2005).

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A análise granulométrica de partículas sólidas compreende a determinação do tamanho das mesmas, bem como da frequência com que ocorrem em uma determinada classe ou faixa de tamanho. Em tratamento de minérios, é empregada para a determinação do grau de liberação dos minerais valiosos em relação aos minerais de ganga nas várias faixas de tamanho (o que determina a granulometria em que o minério deverá ser moído), para a determinação de eficiência de peneiramento industrial e curvas de partição de classificadores, o que, em outras palavras, significa a determinação da eficiência das etapas de cominuição (britagem e moagem) e de classificação, bem como o controle das especificações de tamanho do produto final. Existem diversas técnicas de análise granulométrica, que se aplicam a faixas granulométricas bem definidas. A escolha da técnica adequada para se efetuar a análise granulométrica de um determinado material vai depender do tamanho das partículas ali presentes (LIMA; LUZ, 2001).

O método mais conhecido e que foi utilizado neste experimento para efetuar a análise granulométrica do agregado de concreto é o da peneiração. Uma série de peneiras de tamanhos granulométricos diferentes são colocadas umas sobre as outras em um Agitador Eletromagnético, o qual imprime as peneiras movimentos de elevada frequência que viabilizam a peneiração das partículas. Em geral, os agitadores de peneiras imprimem simultaneamente movimentos verticais e horizontais (DIAS, 2004).

Neste trabalho foram usadas duas normas para comparação com os resultados práticos, a NBR 248/2003 e a NBR 7211/2005. A NBR 248/2003 prescreve o método para a determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos para concreto. Já a NBR 7211/2005 especifica os requisitos exigíveis para recepção e produção dos agregados miúdos e graúdos destinados à produção de concretos de cimento Portland. Os agregados especificados nesta Norma podem ser de origem natural, já encontrados fragmentados ou resultantes da britagem de rochas. Esta Norma não se aplica a agregados obtidos por processos industriais, como subprodutos, e a materiais reciclados, ou mistura desses agregados (ABNT, 2005).

  1. MATERIAL UTILIZADO

Para a realização do procedimento foram utilizados os seguintes materiais:

  • Areia;
  • Balança;
  • Bandeja;
  • Baker;
  • Agitador Eletromagnético de peneiras redondas;
  • Peneiras Berfel:
  • 9,50 mm;
  • 4.80 mm;
  • 2,36 mm;
  • 1,18 mm;
  • 0,6 mm;
  • 0,3 mm;
  • 0,15 mm

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Inicialmente selecionou uma quantidade de areia contida no saco, pesando-a e registrando o valor de 478,5 gramas. Logo após o resíduo foi distribuído na primeira peneira localizada no agitador à de 2,36 mm, travado o sistema de segurança o agitador foi ligado por cinco minutos na potência 4. As peneiras de 4,8mm e 9,5 mm não foram utilizadas devido suas grandes dimensões de filtro e pelo agitador eletromagnético não possui altura para suportar mais de cinco peneiras conforme mostra a figura 1 e 2.[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (419.3 Kb)   docx (230.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com