TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O perfil do turista que visita Goiânia para tratamento de saúde nas Instituições Públicas

Por:   •  17/9/2019  •  Artigo  •  2.880 Palavras (12 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 12

O perfil do turista que visita Goiânia para tratamento de saúde nas Instituições Públicas

Clarinda Aparecida da Silva

Giuliana Thaíse Araújo da Silva2

Rodrigo Oliveira Barros

RESUMO

Este estudo tem como objetivo identificar e analisar o perfil dos turistas que buscam Goiânia, para fazer tratamento de saúde ou promover o próprio bem-estar. Essa investigação foi necessária devido à falta de informações específicas a respeito do Turismo de Saúde. A fim de apresentar tal discussão, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, e a integração dos métodos quantitativo e qualitativo, sendo estes de caráter descritivo e explicativo. Para a análise, empregou-se a pesquisa de campo com aplicação de questionários. O ambiente de coleta dos dados foram alguns dos principais hospitais públicos de referência da capital goiana. Os pacientes residentes em locais distintos de Goiânia foram selecionados como amostra. Os resultados evidenciam a predominância nas instituições, de pessoas do interior de Goiás, com baixa renda e pouco grau de escolaridade, que buscam procedimentos que não existem em suas regiões de origem. Concluiu-se que a localização, estrutura e qualidade médica da cidade de Goiânia a faz receber vários turistas à procura de tratamentos. Mesmo com uma grande demanda por serviços de saúde, a cidade mantém um bom nível de satisfação nos atendimentos médicos, de acordo com os turistas, os quais têm a pretensão de retornar à capital em outras oportunidades. O intuito do artigo é complementar as informações sobre o tema e possibilitar a continuidade de posteriores investigações sobre a importância da qualidade dos serviços tanto para o turismo, quanto para a saúde.

Palavras-chave: Perfil. Turismo de Saúde. Goiânia.

INTRODUÇÃO

O turismo é uma atividade complexa que envolve vários setores econômicos e se divide em várias segmentações. Uma delas é o Turismo de Saúde, que ocorre desde as civilizações mais antigas. A atividade abrange tanto a busca por cura e prevenção de doenças como o deslocamento para outras regiões, além da utilização de forma completa ou parcial da infraestrutura turística do local.

Atualmente, devido à oportunidade que o paciente tem de obter mais informações sobre locais que ofereçam procedimentos com qualidade, muitos médicos e hospitais, inclusive públicos, procuram se especializar para atender às exigências maiores desses consumidores.

Vários países, incluindo o Brasil, são vistos como referências em alguns tratamentos médicos. Isso atrai pessoas de outras regiões do mundo à procura de cuidados com a saúde que aliem qualidade a um custo inferior do que o encontrado no local de origem.

Da mesma forma que o Brasil é reconhecido mundialmente quando se refere a procedimentos médicos, a cidade de Goiânia, localizada no Estado de Goiás, tem sua relevância para o território nacional a respeito do mesmo reconhecimento. Devido a sua localização privilegiada, no Centro-Oeste brasileiro, por contar com uma boa infraestrutura e ser composta por médicos e hospitais especializados em diversos tratamentos, a cidade recebe pessoas de outras regiões para se cuidarem.

Conforme divulgado pelo Ministério do Turismo (2010a), ainda não existem estudos exclusivos sobre o Turismo de Saúde no Brasil, que permitam identificar com exatidão informações sobre esses turistas. O Ministério destaca ainda que há apenas dados gerais a respeito da atividade turística e que a qualidade do Turismo de Saúde está sujeita ao incremento de pesquisas e à relação das várias áreas de compreensão.

Do mesmo modo, também não existe conhecimento mais aprofundado sobre o perfil do turista de saúde que procura atendimento em Goiânia. Devido ao exposto, as questões que orientam esse estudo são as seguintes: Qual o perfil do turista de saúde em Goiânia e quais as suas opiniões sobre a cidade?

Para responder a esses questionamentos, este estudo tem como objetivo identificar e analisar o perfil dos turistas que buscam hospitais públicos de Goiânia para tratamento de saúde.

Para tal, procuramos: verificar dentre os pacientes de alguns hospitais da rede pública de Goiânia, quem são os turistas que estão em busca de cuidados ou prevenção; coletar os dados dos turistas nos hospitais e/ou instituições que contribuem para a ocorrência do Turismo de Saúde na capital goiana; e analisar as informações coletadas de forma que se obtenham as características e nível de satisfação dos turistas que procuram hospitais públicos de referência em Goiânia para atendimento e a sua percepção em relação à cidade.

Além dos hospitais, entendeu-se ser necessário para complementar o estudo, compreender e coletar dados em ambientes como casas de apoio e na Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa. Esses órgãos têm a função de dar suporte aos pacientes que buscam procedimentos em Goiânia e nos ajudarão a identificar melhor a realidade de alguns turistas.

Podem ser vários os motivos dessas viagens, como a disponibilidade dos recursos terapêuticos, custos, facilidades de acesso com localização privilegiada e padrões de conhecimentos. O turista, apesar de se deslocar com a função principal de tratar da sua saúde, pode aproveitar e realizar outras atividades no destino como compras, lazer ou uso dos equipamentos turísticos oferecidos pela cidade.

MÉTODOS

A pesquisa teve uma integração entre os métodos quantitativo e qualitativo. Os níveis do estudo foram utilizados de maneira descritiva e explicativa. No caso específico, além de expor as características do perfil de quem visita Goiânia para tratamento de saúde, procurou-se entender a razão dessa busca pelos atendimentos no município.

O levantamento de dados realizou-se através de uma pesquisa bibliográfica para buscar informações referentes não só ao Turismo de Saúde e Goiânia, mas auxílio também em outras ciências que abrangem os objetivos apresentados, como nos materiais de Medicina, Geografia, História, Matemática e as normas e regras para elaborar trabalhos científicos.

Como instrumento da coleta de dados foram utilizados questionários, focados no estudo do perfil dos turistas que visitam Goiânia para cuidar da saúde. Esse instrumento teve como finalidade buscar os porquês das relações identificadas e particularidades dos indivíduos de municípios ou regiões fora da capital de Goiás. Ele foi adotado com o objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com