TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica - ETA

Trabalho Escolar: Visita Técnica - ETA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/7/2014  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 5

A Sanepar foi criada pelo decreto de Lei nº 4.684, do dia 23 de janeiro de 1963, a qual autorizava o poder executivo a constituir a Companhia de Água e Esgotos do Paraná (AGEPAR) para promover o saneamento básico em todo o estado, onde posteriormente em 1964 a partir da Lei n° 48.878 alterou-se o nome para Companhia de Saneamento do Paraná.

Hoje, a empresa com sede em Curitiba, é uma das maiores e mais eficientes do setor de saneamento do país, sendo uma referência, por aliar eficiência operacional e resultados econômicos a uma sólida política socioambiental. A empresa conta com mais de 6.500 colaboradores, atendendo 345 dos 399 municípios do Paraná com 176 estações de tratamento de água (ETA) e 225 estações de tratamento de esgoto (ETE) estabelecidas em todo o estado, atendendo certa de 9,5 milhões de pessoas com água tratada e 6 milhões com sistema de esgotamento sanitário, com sua rede de água tratada atingindo 100% da área urbana destes 245 municípios. A busca da qualidade contínua é uma das principais características da empresa, onde em seus laboratórios são analisados 1,35 milhões de parâmetros a cada ano, com base na Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde. Em 2011 foram investidos R$ 44 milhões em testes de qualidade, o que fez com que a Sanepar alcançasse um índice de 100% de conformidade às exigências da portaria.

Sua estrutura organizacional é composta pela assembleia de acionistas, os conselhos fiscais e de administração e pela diretoria executiva, que é formada pelas diretorias de presidência, administrativa, comercial, financeira, investimentos, jurídica, meio ambiente e ação social, operações e de relação com investidores, como é mostrado na figura 1.

Figura 1. Estrutura organizacional da Sanepar.

Em Francisco Beltrão a estação de tratamento de água foi inaugurada na década de 70, sendo situada na rua Sanepar, bairro Nova Petrópolis.

A empresa Sanepar faz a captação da água para tratamento no rio Marrecas, sendo este o maior e mais próximo da cidade. A captação é feita no rio antes da entrada na cidade onde não há poluição, sendo captado um volume de 200 L/s. Nesta fase já é feito um pré-tratamento da água, pois há um crivo na entrada da tubulação de captação para a retenção de sólidos grosseiros, sendo a limpeza realizada de forma ascendente quando há entupimento do crivo.

O rio Marrecas possui uma vazão maior que a necessária para o abastecimento da cidade, entretanto a região onde é captada a água possui uma intensa atividade agrícola estando o manancial sujeito a alterações provenientes desta atividade.

Caso ocorra qualquer contaminação no local da captação, através de análises feitas de hora em hora com técnicos trabalhando 24 horas por dia no laboratório da estação, pois qualquer alteração percebida por estes nas análises a estação é desligada e a cidade de Francisco Beltrão fica sem abastecimento até a solução do problema.

No laboratório da estação são realizadas análises do potencial hidrogeniônico - pH, flúor e cloro residual, turbidez e cor que seguem os parâmetros estabelecidos pela Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde, além dessas análises são realizadas testes de qualidade em algumas casas com o intuito de garantir que a água chegue e esteja dentro dos padrões de qualidade estabelecidos. Outras análises laboratoriais como hormônios e agrotóxicos são feitas anualmente no laboratório da Sanepar de Curitiba.

O tratamento químico inicia na sala de dosagem que é totalmente automatizada, nesse local é adicionado à água bruta o coagulante Policloreto de Alumínio - PAC e quando necessário a aferição de pH adiciona-se também cal que é normalmente acrescentado em dias de chuva com o intuito de aumentar a alcalinidade, pois o coagulante é mais eficiente em uma faixa fixa de pH. A dosagem destes produtos é feita por dosímetros que são programados para adicionar valores constantes destes para evitar que sejam adicionadas em quantidade superiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com