TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita Técnica a Estação de Tratamento de Água (ETA)

Por:   •  15/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 4

  1. INTRODUÇÃO

O seguinte relatório trata-se da visita técnica realizada no dia 15 de março de 2018, os discentes, da turma do 2° ano, do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio, realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) Engº Rodolfo José da Costa e Silva, com a presença do docente Aleones José da Cruz Jr., ministrante da disciplina de Instalações Prediais e do técnico de laboratório Douglas.

A ETA Engº Rodolfo José da Costa e Silva localiza-se no município de Goiânia, a visita foi realizada no período vespertino, a viagem iniciou às 13h Campus Trindade chegando ao destino aproximadamente às 14h e por volta das 16:50h os discentes retornaram ao instituto.

 

  1. OBJETIVO

O objetivo da visita técnica à ETA Goiânia foi compreender na prática o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Água, e tomar conhecimento das etapas de tratamento desde a captação da água bruta até a água potável.

  1. METODOLOGIA

Ao chegar à estação de tratamento os foram recebidos pela técnica em saneamento Edna Vaz Matias, que nos apresentou, primeiramente, com alguns exemplos e amostras quais são os processos e seus efeitos na água para torná-la potável. E após isso levou todos para andar pela estação para ver, na prática, como acontece cada um dos procedimentos que já haviam sido apresentados anteriormente.

De acordo com a palestrante, chegam a cada segundo cerca de 6 mil litros de água bruta, que são tratadas por meio dos processos químicos, físicos e biológicos; após os tratamentos toda a água tratada é distribuída para a população.

Captação: Para a captação é necessário o uso de bombas para retirar a água bruta do Rio Meia Ponte.

Coagulação: Para a retirada de partículas de sujeira é iniciado o processo pelo o equipamento de mistura rápida (Calha Parshall) com uma dosagem do produto químico: sulfato de alumínio, também chamado de coagulante, que tem como objetivo agrupar pequenos flocos de sujeira em porções maiores e mais pesadas.

No mesmo instante é adicionado outro produto químico, conhecido como Cal, que tem como objetivo manter o pH no nível exigido. (Anexo I)

Floculação: Nesta fase a água é submetida a uma agitação mecânica para proporcionar a aglomeração de flocos com os sólidos que estão em suspensão. (Anexo II)

Decantação: Consiste na remoção de partículas em suspensão mais densas que a água por ação da gravidade.

Para uma maior eficiência, o percurso da água floculada para os decantadores deve ser o menor possível e em condições que evitem a quebra dos flocos ou que impeçam a sedimentação das partículas. Com isso, as partículas mais densas que a água iram se depositar no fundo do decantador. Depois, a água sai do decantador e vai para o filtro, por meio de uma espécie de calha.

A limpeza desses decantadores é feita a partir de raspadores de lodo que são adaptados nas extremidades dos tanques que se movimenta de um lado para o outro, que vai agregando essas partículas para um canto para facilitar a retirada. (Anexo III)

Filtração: Após os processos apresentados anteriormente a água é direcionada a filtros compostos por uma camada de carvão ativo, areia e cascalho, que tem como finalidade liberar a água de alguns micro-organismos, o filtro é dividido em duas células, chamadas A e B. (Anexo IV)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (822.8 Kb)   docx (784.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com