TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Visita ETA

Monografias: Relatorio Visita ETA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 5

RELATORIO DE VISITA

Disciplina: Administração de Sistemas de Engenharia Urbana – Módulo de Saneamento

Instituição: Estação de Tratamento de Água (ETA) - SAAE São Carlos

Palestrante: Eliana de Cassia G. Aiello - Chefe do Setor de Laboratório Físico/Químico ( Técnica em Quimica)

Assunto: Estrutura funcional da ETA

Data da visita: 09 de abril de 2013

Data de Entrega: 16 de abril de 2013

INTRODUÇÃO

A Estação de Tratamento de Água, localizada na rua Doutor Carlos Botelho 1201, possui capacidade de 500 l/s e é responsável pelo abastecimento de 50% da água tratada do municipio de São Carlos, SP. Recebe água bruta das captações do Monjolinho e do Ribeirão do Feijão, ambas pertencentes a Bacia Jacaré-Guaçu e classificadas como Classe 2.

A ETA é de responsabilidade da SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto – a qual se contitui uma Administração Indireta em forma de Autarquia, dispondo de autonomia econômica/financeira e administrativa, além de possuir seus próprios bens patrimoniais e também seu próprio quadro de servidores.

Atualmente a ETA conta com 35 funcionários, sendo seis operadores. Para um adequado funcionamento de 24 horas da estação, diariamente apenas quatro operadores cumprem seu turno, uma vez que o quinto operador tem direito a folga, fazendo assim, um revezamento entre eles. Além disso, é previsto também que um sexto operador esteja cumprindo seu periodo de férias. Existe ainda a previsão de um sétimo operador, o qual já está em período de contratação.

Antigamente, era exigido pouco ou nenhum nivel escolar destes operadores, contudo, após a modernização do sistema realizada 14 anos atrás, os concursos públicos passram a exigir, no mínimo, nível técnico para esta função. A capacitação de novos operadores é realizada pelos funcionarios que ingressaram na estação antes da modernização, tendo em vista que estes possuem um conhecimento prático bastante aprimorado.

ESTRUTURA FISICA E ETAPAS DA ETA

A ETA é do tipo convencional, que engloba todas as fases necessárias para um tratamento completo, sendo elas: coagulação, decantação, filtração e desinfecção. A figura abaixo mostra as etapas do processo de tratamento de água da ETA

Figura 1 - Etapas do Tratamento de Água (Fonte: www.saaesaocarlos.com.br)

A água bruta chega a ETA pela canalização adutora de captação (Figura 2). Em seguida, inicia-se a etapa de coagulação (Figura 3), que consiste na adição do coagulante sulfato de alumínio e do alcalinizante cal hidratada, cuja finalidade é agregar as particulas dissolvidas e em suspensão para formar os flocos. Após a adição destas substâncias a água passa pela Calha Parshall, para medir a vazão e provocar a mistura rápida do coagulante sulfato de alumínio à água.

Após realizada a coagulação, a água segue para tanques onde ocorre a Etapa de Floculação (Figura 4). Nesta fase, a água é ligeiramente agitada (mistura lenta) pelos floculadores e as partículas sólidas aglutinam-se em flocos maiores. Na ETA existem duas séries de floculação pois, quando há necessidade de manutenção, uma das séries pode ser fechada enquanto a outra continua em operação.

Figura 4 - Floculadores (Fonte: www.saaesaocarlos.com.br)

Depois dos floculadores, a água segue para os decantadores (Figura 5) onde há a sedimentação dos flocos e a água límpida é recolhida na superfície. Na entrada dos decantadores existe uma cortina de madeira cuja finalidade é diminuir a velocidade de entrada, para que a deposição das particulas seja feita adequadamente dentro de uma área denominada Zona de Repouso. A limpeza/manutenção dos tanques de decantação é efetuada no periodo diurno, em média, uma vez a cada 4 meses.

Posteriormente, há a Filtração da água (Figura 6) por meio de filtros compostos por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com