TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CONFIGURAÇÃO DE REDE

Por:   •  25/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 9

IF-SERTÃO PERNAMBUCANO- CAMPUS OURICURI

CURSO: EMI EDIFICAÇÕES - TURMA 2011

[pic 1]

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Gabriel Souza Cavalcante

OURICURI-PE

DEZEMBRO DE 2013

GABRIEL SOUZA CAVALCANTE

CURSO: EMI EDIFICAÇÕES - TURMA 2011

[pic 2]

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Este relatório faz parte da avaliação da disciplina Materiais de construção ministrada pela professora Aline Pinheiro no de 2013 no IF Sertão PE, campus Ouricuri.

OURICURI-PE

DEZEMBRO DE 2013


Sumário

Introdução                                 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 03

Fundamentação teórica           - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 04

Descrição das atividades        - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 05

Analises de dados                   - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 07

Considerações Finais             - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 09

Referências                            - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 10


Introdução

Este relatório é resultado de uma visita técnica que teve como objetivo apresentar algumas experiências voltadas à fabricação de Materiais de Construção na cidade de Recife-PE.

Esta visita técina teve grande importância para a minha formação, pois com ela pode-se ampliar meus conhecimentos relacionados aos materiais de construção, onde na sala de aula não é o suficiente para esta abrangido os aprendizados sobre tais materiais.

Com a visita podemos ver como é o processo de fabricação dos materiais de construção os quais alguns foram mencionados em sala de aula. Podemos aprender mais detalhadamente sobre as características de cada material estudado.


Fundamentação teórica

Recife, Pernambuco

Recife é uma cidade localizada no litoral pernambucano e é também a capital do estado. Possui uma área aproximada de 217 Km² e tem uma população de 1 599 514 habitantes. Recife desempenha um forte papel, pois abriga grandes números de sedes regionais e nacionais. A grande Recife possui 13 cidades e concentra 65% do PIB estadual. Esta localizada é uma região estratégica e assim sua área tem influência em outras capitais, como João Pessoa, Maceió, Natal e Aracaju. Recife está entre as 65 cidade com a economia mais desenvolvida dos mercados emergentes em todo o mundo. No ano de 2010 Recife registrou um PIB de 30 bilhões de reais e atingiu um PIB per capita de 19.540 reais. O PIB é proveniente de comércio e serviços.

Devido a esses motivos Recife é uma cidade na qual é visada por grandes investidores que utilizam da capital pernambucana para ser o lugar de seus negócios. Com o crescimento da Construção civil no Pernambuco e no Nordeste, uma das áreas que mais são investidas em Recife são os ramos  de materiais de construção.


Descrição das atividades desenvolvidas

No mês de dezembro de 2013, a professora Aline Pinheiro juntamente com a professora Camila Freitas proporcionaram uma visita técnica a capital de Pernambuco com a finalidade de conhecermos as fábricas: T&A Pré-Fabricados; BRASILIT; Amanco e o porto de suape.

Abaixo a experiência será melhor apresentada.

02 de dezembro de 2013

TURNO: MANHÃ

Chegamos à fábrica T&A Pré-Fabricados fomos recebidos por Gabriela, funcionaria da fábrica, onde ela nos repassou algumas preocupações sobre a questão de segurança no trabalho; explicou algumas etapas do processo de fabricação dos pré-moldados e também repassou um pouco da historia da empresa de pré-moldados. Em seguida, Alexandre nos acompanhou durante toda a visita, mostrando todos os maquinários da empresa e todas as etapas de moldagem das peças. Obs¹: Notamos que alguns dos funcionários da empresa não estavam utilizando os equipamentos de proteção individual – EPIs, em áreas que se era obrigatório o uso dos mesmos.

 03 de dezembro de 2013

TURNO: MANHÃ

Chegando à fábrica da BRASILIT fomos encaminhados para o auditório da empresa, onde lá o técnico de segurança da empresa nos forneceu uma palestra sobre todos os cuidados que devem ser tomados na empresa. Logo após as orientações a turma foi dividida em duas para melhor ser explicado o passo a passo da fabricação das telhas BRASILIT. Foi fornecido para os visitantes EPIs como: Capacete, óculos, Protetor auricular e um colete sinalizador (para melhor identificar os visitantes da fábrica). Mostrando assim a preocupação que a fábrica tem com a segurança de seus funcionários e visitantes, a empresa também disponibiliza de faixas de pedestre para uma melhor circulação de pessoas e veículos no pátio da empresa, isso é outra forma de segurança que a fábrica adotou. Depois de equipados com os EPIs seguimos para ver todo o processo de fabricação das telhas e alguns testes que as mesmas são submetidas, durante toda a visita pela a fábrica fomos guiados pelo o técnico de produção da fábrica.

TURNO: TARDE

Depois de conhecermos toda a fábrica e toda a linha de produção voltamos para o auditório, onde nos foi apresentado o steel frame que é tipo de construção a seco onde são utilizados guias metálicas e placas cimenticias, as quais eram produzidas na própria fábrica da BRASILIT. Em seguida foi nos passados uma palestra falando sobre o amianto. A empresa não utiliza amianto porque é um produto cancerígeno.

04 de dezembro de 2013

TURNO: MANHÃ

Chegamos a fábrica da AMANCO fomos recebidos pela a técnica de produção da empresa. Ela foi quem nos guiou por toda a fábrica de tubos e conexões. Recebemos um EPI o protetor auricular (pois a fábrica era muito barulhenta e era obrigatório usar o equipamento de proteção individual). Primeiro foi apresentado as matérias prima para a produção dos produtos da AMANCO, também foi apresentado como era o processo de produção dos tubos. Obs²: a fábrica na qual visitamos só produzia tubos por uma questão de logística. Depois de ter conhecido o processo de produção pelo o computador fomos conhecer o processo passo a passo pessoalmente por toda á fábrica. Também foram mostrados alguns testes os quais os tubos eram submetidos para testar suas características se os tubos não passarem nos testes eles não estavam aprovados para venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com