TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE EXPERIMENTOS

Por:   •  29/5/2018  •  Seminário  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA –

 UFPB / CAMPUS JOÃO PESSOA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

CENTRO DE TECNOLOGIA

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

IZA MARIA DA SILVA NUNES

RELATÓRIO DE EXPERIMENTOS

JOÃO PESSOA – PB

2018


  1. INTRODUÇÃO

O processo de cromatografia é um processo físico de separação, no qual os componentes a serem separados distribuem-se em duas fases: fase estacionária e fase móvel. A fase estacionária pode ser um sólido ou um líquido disposto sobre um suporte sólido com grande área superficial. A fase móvel, que pode ser gasosa, líquida ou ainda um fluido supercrítico, passa sobre a fase estacionária, arrastando consigo os diversos componentes da mistura. (PERES, T. B., 2002).

Dentre os principais tipos de cromatografia está à cromatografia em papel, que é considerada uma das técnicas mais simples e que requer menos instrumentos para sua realização. (PERES, T. B., 2002). A cromatografia em papel trata-se de um processo no qual é utilizado papel de filtro a chamada fase estacionária e um solvente, que é chamado de fase móvel, esse processo de cromatografia trata-se do nosso experimento 1.

Dentre os processos de cromatografia também existe o processo de cromatografia em coluna, este método de cromatografia foi realizado no experimento 2, consiste na utilização de uma coluna de vidro na qual em seu interior fora preenchido por uma substância adsorvente apropriada, sendo esta específica para cada tipo de análise. Os eluentes, ou seja, a fase móvel da cromatografia, na qual os compostos a serem separados são diluídos, em sua maioria são orgânicos, e por vezes a água também pode ser utilizada como eluente. (COLLINS, C.H., BRAGA, G.L., BONATO; 2006).

        

  1. OBJETIVOS
  1. Geral

Ver na prática como ocorre a separação dos componentes de uma mistura por meio da técnica de cromatografia.

  1. Específicos:

  • Ver na prática como ocorre a separação dos componentes de uma mistura por meio da técnica de cromatografia em papel.
  • Ver na prática como ocorre a separação dos componentes de uma mistura por meio da técnica de cromatografia em coluna.

.

  1. METODOLOGIA
  1. MATERIAIS

2.1.1     Experimento 1.

        Neste experimento os materiais utilizados foram papel cromatográfico, pipeta graduada, recipientes com corantes de cores vermelha, amarela, verde e azul (Figura 1). Foram utilizados na segunda parte do experimento a cuba cromatográfica e o solvente (Figura 2).

[pic 1]

Figura 1 – Papel cromatográfico, pipeta graduada e recipentes com corantes.

Fonte: autor (2018).

[pic 2]

Figura 2 – Cuba cromatográfica e solvente.

Fonte: autor (2018).

2.1.2     Experimento 2.

Neste experimento os materiais utilizados foram o suporte universal, a garra universal, bureta, conta gotas, três erlenmeyers sendo um contendo o solvente e a mistura (Figura 3).

[pic 3]

Figura 3 – Suporte universal, garra universal, bureta, erlenmeyers, conta gotas, solvente e mistura.

Fonte: autor (2018).

2.2     METÓDOS

2.2.1   Experimento 1.

Neste experimento de cromatografia em papel, incialmente desenhou-se uma linha na folha de papel cromatográfico e foi delimitada a área de aplicação dos corantes, em seguida foi utilizada uma pipeta graduada e aplicamos uma gota de cada corante separadamente sobre o papel cromatográfico, que é chamado de fase estacionária (Figura 4), na segunda parte do experimento foi utilizada uma cuba cromatográfica preenchida por um solvente, que é a fase móvel, onde foi colocado o papel cromatográfico para dá inicio ao processo de cromatografia (Figura 5).

[pic 4]

Figura 4 - Aplicação de gotas dos corantes sobre o papel cromatográfico.

 Fonte: autor (2018).

[pic 5]

Figura 5 - Papel cromatográfico colocado na cuba com solvente.

Fonte: autor (2018).

2.2.2     Experimento 2.

No experimento 2, de cromatografia em coluna, foi utilizado o conta gotas para levar primeiro duas gotas da mistura até a bureta, posteriormente despejou-se o solvente contido no erlenmeyer à bureta (Figura 6 e 7), a mistura consiste na substância a ser separada e o eluente, o solvente utilizado, possui quantidade suficiente para a realização da separação. Após isso, foram utilizados os outros dois erlenmeyers para colocar as substâncias após serem separadas pelo processo cromatográfico, utilizando a torneira presente na bureta para controlar a liberação das substâncias.

[pic 6]

Figura 6 - Introduzindo a mistura na bureta.

Fonte: autor (2018).

[pic 7]

Figura 7 - Dispejando o solvente na bureta.

Fonte: autor (2018).

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1       Experimento 1.

Neste experimento, colocamos o papel cromatografico com as gotas dos corantes na cuba cromatografica preenchida pelo solvente, foi observado ao longo do tempo do experimento o comportamento das gotas de corantes, e foi possivel notar que o corante de cor verde se decompôs em duas cores, azul e amarela (Figura 8a e 8b), isso ocorre porque ao colocarmos o papel em contato com o solvente, a substância presente no corante que tem mais afinidade com o solvente fase movel, se liga ao líquido e é carregada, nesse caso a cor azul, enquanto a substância que tem maior afinidade com o papel, a dita fase estacionária anda mais devagar, que se trata da cor amarela, esse procedimento possibilitou por meio do processo de cromatografia ver as cores presentes na composição do corante verde.[pic 8] [pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (445.2 Kb)   docx (558.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com