TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA DA PALESTRA SOBRE HORTAS URBANAS

Por:   •  29/11/2017  •  Artigo  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

MATHEUS HENRIQUE MACIEL PEIXOTO

VANESSA MARIA ECCHER

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA DA PALESTRA SOBRE HORTAS URBANAS

Itajaí

2017

MATHEUS HENRIQUE MACIEL PEIXOTO

VANESSA MARIA ECCHER

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA DA PALESTRA SOBRE HORTAS URBANAS

Relatório de experiência apresentado como requisito parcial para a obtenção da M3, das disciplinas de química e física, sob orientação da professora Doutora Márcia Gilmara Marian Vieira do 1° período do curso de Engenharia Civil, pela Universidade do Vale de Itajaí.

Itajaí

2017

Palestra sobre hortas urbanas

A palestra sobre hortas urbanas tem como objetivo orientar na teoria e prática as técnicas ecológicas de manejo, o reaproveitamento de materiais. Estimula a percepção da importância do consumo de alimentos orgânicos e precavendo sobre os produtos contaminados com pesticidas, agrotóxicos, adubos químicos e entre outros utilizados na   agricultura convencional.

Incentivando os participantes a iniciar suas hortas orgânicas em suas residências promovendo integração entre ensino e extensão.

O grupo estende a prática de seus encontros na horta orgânica experimental promovida e mantida diariamente pelos integrantes do projeto de extensão, onde os participantes do grupo podem cultivar, observar e ter uma melhor compreensão e vivência dos temas e técnicas abordadas.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Meio Ambiente. Educação Ambiental.

Introdução

A palestrante Patricia Trentin Colzani formada em Arquitetura e Urbanismo, tem mestrado em Engenharia civil na área de gestão territorial e doutoranda em ciência e tecnologia ambiental na Universidade do Vale do Itajaí e o vereador de Florianópolis Marcos José Abreu trouxeram seu conhecimento sobre hortas urbanas em uma palestra com aula pratica no dia 11 de novembro de 2017.

Tendo como objetivo principal proporcionando aos participantes conhecimento teórico e prático sobre técnicas ecológicas para hortas urbanas na UNIVALI. Estimulando a compreensão dos participantes sobre a importância do consumo de alimentação orgânica.

A palestrante explica como foi o processo histórico de como gerou a necessidade das hortas urbanas e isso começa desde a revolução industrial onde começa a acarretar problemas urbanos por conta da acumulação da população e acaba que o êxodo começa a ir morar em periferias, onde não contem uma preparação da cidade necessária para uma vida de qualidade. Gerando assim problemas graves como: Epidemias¸ caos nas ruas e desordem.

Por conta desses problemas urbanos começam a aparecer sistemas e modelos para melhorar essa situação. E então ocorre ‘’ a carta de Atenas‘’ de 1993 pelo congresso internacional de Arquitetura moderna (CIAM) que propõe medidas para o desenvolvimento moderno, onde esse planejamento acaba como objetivo dividir cidade em 5 funções (circular, trabalhar, morar e divertir).

Na primeira metade do século XX, se tem exemplos que fragilizaram a condição urbana e humana da comunidade onde ocorreram a primeira guerra mundial e a grande recessão da bolsa de valores de Nova York.

Por conta da segunda guerra mundial foi preciso a reconstrução das cidades. Onde o planejamento deixou de zonear e sim pensar na reconstrução, tendo como objetivo o bem-estar das pessoas, ocorrendo nas décadas de 60 e 70.

Já no Brasil nesta época do século XX surge o planejamento urbano moderno, organizando adequadamente espaços da cidade. Um exemplo é a reforma de Pereira Passos no Rio de Janeiro.

Por conta de todas essas guerras surge o conceito de sustentabilidade pôr todas as deficiências deixadas nas cidades.

Em 2003 é feita nova carta de Atenas, onde a cidade não deve ter apenas aquelas funções citadas pela palestrante acima. Criasse assim os conceitos:

  • Cidade de todos
  •  Participativa
  • Cidade refugio
  • Saudável
  • Produtividade
  • Inovadora
  • Acessível
  • Ecologia
  • Cultural
  • Histórica

As hortas urbanas entrando em alguns desses conceitos citados:

  • Cidade de todos: Parques, praças e praias.
  • Participativa: As hortas fazem com que aja a troca de ideias e serviços de cidadania.
  • Saudável: Alimentação saudável produzidos de forma orgânica e sem agrotóxicos
  • Cultural: Resgatam as origens dos alimentos retomando o senso de comunidade e criando novas áreas de lazer nas cidades.

E a verdadeira realidade das cidades hoje em dia é crítico, exemplo disso são os espaços verdes que restam acabam sendo rapidamente absorvidos pelo mercado imobiliário se tornando mercadoria da comunidade onde poderiam ser completamente de graça.

A poluição abrangente que vem tomando a cada dia mais as nossas cidades.  

A falta de tempo e a vida acelerada acabam que fazem a gente esquecer dos nossos espaços públicos e fazendo daquilo apenas um mero local. E entrando nessa questão de espaço públicos observa-se que a sociedade não se importa mais de um jeito que a faça se sentir proprietária também e sim que aqueles locais seriam de todos são considerados de ninguém.

Por essa questão a palestrante da alguma de suas dicas para melhorar e nos conscientizar sobre a sustentabilidade e ela aponta horta urbana.

Como fazer uma horta urbana:

1). Precisasse de um intermediário que tenha a ideia e vontade

2). Encontrar parceiros que queiram fazer acontecer.

3). Achar um terreno livre

4). Orçamentos de instalações para manutenção

5) Distribuição de tarefas dentro da comunidade para que aja o consenso entre todos

6) Harmonia e fraternidade.

Um desses modelos de hortas urbanas é a da Public Farm em Nova York. Em 2008 o Governo de Arte Moderna fez um concurso para uma implantação temporária de hortas urbanas e o vencedor foi a Public Farm onde utiliza materiais recicláveis e biodegradáveis principalmente o papelão (figura1), eles estão expostos em tubo central formando desenho de margarida (figura 2), e o tubo central a pessoa consegue acessar a ele para conseguir trabalhar e colher as plantas da horta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (432.4 Kb)   docx (686.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com