TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE HIDROGEOLOGIA

Por:   •  1/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 10

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMANZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
HIDROGEOLOGIA
[pic 1]

Amanda Oliveira Ribeiro

RELATÓRIO DE CAMPO

Manaus, AM
2016

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        METODOLOGIA        4

3.        CONTEXTO GEOLÓGICO        5

3.1.        Aspetos Geomorfológicos e Fisiológicos        6

3.2.        Aspectos Hidrogeológicos        6

4.        RESULTADO E DISCURSSÃO        7

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho de campo realizado no dia 16 de setembro de 2016 na trilha em frete a Faculdade de Estudos Sociais (FES), situado no campus universitário do Amazonas (UFAM), a direita da estrada sentido estacionamento da FD (Faculdade de Direito) – ICHL.  E teve como objetivo a instalação de piezômetros para o monitoramento do nível d’água.

A localização do nível do lençol freático e o conhecimento da sua variação devido às precipitações e outros agentes naturais é de extrema importância para entender sua distribuição, o instrumento mais simples e conhecido para o monitoramento do lençol d’água são os piezômetros, que são equipamentos de observação no qual é medido o nível freático ou a altura piezométrica. São instrumentos desenvolvidos para monitoramento de águas subterrâneas. São ideais para a investigação inicial do local. Podem ser instalados permanentemente para monitoramento de curto ou longo prazo do nível e qualidade da água e na determinação inicial de plumas de contaminantes em águas subterrâneas, amostragem de voláteis e gases. Em alguns casos, permitem identificar a forma, extensão e anisotropia do cone de rebaixamento que se forma em redor da captação ou furo em extração, sendo essenciais para uma correta avaliação do coeficiente de armazenamento.

[pic 2]

[pic 3]

        De acordo com (LEINZ,1998), parte da água de precipitação atmosférica infiltra-se no solo, onde podemos distinguir duas zonas: a saturada e a zona de aeração, ou não saturada (Figura 2). Essas zonas são separadas por uma camada denominada de superfície piezométrica ou nível freático, cuja profundidade varia com as mudanças climáticas, com a topografia da região e com a permeabilidade das rochas. As rochas subterrâneas encontram-se armazenas nos poros e fissuras milimétricas das rochas, estas ocorrem em grandes extensões, gerando grandes volumes de águas subterrâneas, constituindo-se em importantes reservas de água doce.

[pic 4]

[pic 5]

  1. METODOLOGIA

A determinação do nível do lençol freático tem como principal vantagem o fato de ser de fácil montagem e de rápida execução, necessitando de materiais simples e de baixo custo. Para a confecção e instalação do piezômetro foi necessário o uso de:

  • Confecção do piezômetro – Foi utilizado dois canos de PVC, um com 4 m de comprimento, e outro com 6 m de comprimento, ambos com 40 mm de diâmetro. Depois de estabelecido o comprimento do filtro, ranhuras foram feitas, com uma serra, para que haja passagem de água. Em torno das ranhuras, o cano foi revestido com uma tela de náilon, sendo assim o filtro utilizado no piezômetro, amarrados com hastes plásticas. O filtro é de grande importância no equipamento, pois impede a passagem de partículas de solo ou qualquer outro contaminante na água. E por fim, a base do piezômetro foi tampada para evitar contato com contaminastes.

  • Instalação do piezômetro – O aparelho deveria ser instalado em um local de fácil acesso, e com certa proteção de eventos naturais ou intervenção antrópica. E o mais importante, deveria ser colocado em um ambiente indicativo evidenciando a presença de água. Onde o trabalho realizado, havia árvores de buriti – necessitam de bastante água – e o relevo do local era mais rebaixado, com concentração de matéria orgânica bastante úmida. Após escolhido o local, em uma superfície limpa, a perfuração necessitou do uso de um trado manual, que é o equipamento mais utilizado para escavação de poços de monitoramento, é de simples manuseio e não exige a utilização de fluidos de perfuração. Porém, a perfuração a trado atinge uma profundidade restrita, operando na zona saturada até encontrar limitações como uma crosta mais resistente e/ou pedregulhos. O trado manual é composto por um escavador (caçamba), manopla e hastes com mais ou menos 1 m de comprimento, onde serão rosqueadas à medida que é perfurado o solo. A cada mudança de litologia foram retiradas amostras e dispostas em uma lona para descrição.

Atingindo o nível desejado com a perfuração do trado é instalado rapidamente o piezômetro, que é revestido por um pré-filtro ocupando o espaço entre o filtro e parede de perfuração, constituído de areia. A granulometria adequada para pré-filtro deve ser semelhante ao diâmetro da abertura do filtro, e que apresente propriedades que facilitam a percolação de água pelo filtro, como porosidade. E por fim o furo é preenchido com material argiloso, atuando como um selante e estabilizante para o cano. A leitura do nível é efetuada através de um aparelho com um cabo graduado de metro a metro em que na ponta desse cabo há um sensor, porém, o aparelho já havia passado por ajustes técnicos, reduzindo 4cm de seu comprimento original. A medida que o sensor é inserido no furo, atinge o nível d’água emitindo um sinal sonoro. Foram realizadas duas medições com alguns minutos de diferença entre cada medição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (356.5 Kb)   docx (649.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com