TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE LIMNOLOGIA

Por:   •  5/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB[pic 1]

CAMPUS PROFESSOR GEDIVAL SOUSA ANDRADE

DCHT XXIV XIQUE-XIQUE

CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA

RELATÓRIO DE LIMNOLOGIA

XIQUE-XIQUE-BA

2018

RELATÓRIO DE LIMNOLOGIA

Trabalho Apresentado à Universidade do Estado da Bahia Campus Professor Gedival de Sousa Andrade do curso Engenharia de Pesca Para a Obtenção de Nota Parcial à Disciplina Limnologia.

.[a]

XIQUE-XIQUE/BA

2018

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        2

2        OBJETIVO GERAL        3

3        METODOLOGIA        3

4        RESULTADO        3

REFERENCIAS        4


  1. INTRODUÇÃO

   

         A agua constitui um dos compostos de maior distribuição e importância na crosta terrestre. Sua importância para a vida está no fato que nenhum processo metabólico ocorre sem sua ação direta ou indiretamente. Foram suas propriedades anômalas, comparando com outros compostos que possibilitaram o surgimento e a manutenção da vida na terra. A água é um composto formado basicamente por moléculas covalentes nas quais um átomo de oxigênio reparte um par de elétrons com dois átomos de hidrogênio.

A água geralmente contém diversos componentes que podem ser tanto do ambiente natural ou introduzidos pelo homem. São determinados diversos parâmetros para representar suas características físicas, químicas e biológicas. Esses parâmetros indicam a qualidade da água e indica impurezas quando alcançam valores mais altos do que o estabelecido para determinado uso.

Alguns parâmetros são essenciais para estabelecer a qualidade da agua, entre eles estão:

Turbidez: A turbidez da água é determinada por diversos materiais em suspensão, de tamanho e natureza variados, tais como, areia, matéria orgânica e inorgânica, compostos corados solúveis, plâncton e outros organismos microscópicos. (MINISTÉRIO DA SAÚDE).

Temperatura: A temperatura determina vários processos químicos, físicos e biológicos que ocorrem em um sistema aquático, tais como o metabolismo dos organismos e a degradação da matéria orgânica.

Oxigênio dissolvido: Oxigênio dissolvido é a concentração de oxigênio (O2) contido na água, sendo essencial para todas as formas de vida aquática. Os sistemas aquáticos produzem e consomem o oxigênio, o qual é retirado da atmosfera na interface água - ar e também é obtido como resultado de atividades fotossintéticas de algas e plantas.

Condutividade: A condutividade especifica de uma água é a amplitude dela para transmitir uma corrente elétrica de condutividade. (ALMEIDA, 2010).

 pH (Potencial Hidrogeniônico): Representa a intensidade das condições ácidas ou alcalinas do meio líquido por meio da medição da presença de íons hidrogênio (H+). (BRASIL, 2006).

Salinidade: salinidade refere-se ao teor de sal dissolvido de uma substância como solo ou água.[b]

  1. OBJETIVO GERAL

. Fazer a medição dos parâmetros físicos e químicos de dois diferentes pontos e profundidades do rio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com