TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRODUÇÃO DE LICOR DE ACEROLA

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CÂMPUS CAMPO MOURÃO

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE AMBIENTAL

CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS INDUSTRIAIS

[pic 2]

RELATÓRIO DE PRODUÇÃO DE LICOR DE ACEROLA

Aluna: Maria Vitória Figueiroba

Introdução

        A fabricação do licor é uma arte e vem sendo desenvolvida e aprimorada ao longo dos tempos. Consiste em uma bebida alcoólica de sabores diversos agradáveis. Os primeiros licores eram constituídos de álcool açucarado com limão, rosa e flor de laranjeira. Um fator interessante é que, em alguns casos, pepitas de ouro eram adicionadas às misturas. Aos poucos, a produção do licor foi se refinando. Isso ocorreu principalmente por intermédio dos italianos. O consumo maior da bebida foi após uma visita de Catarina de Medicis à Itália. Esta rainha levou várias receitas para a França. Da mesma forma, o rei Luís XIV era um grande apreciador de licores.

        O licor é uma bebida alcoólica açucarada e aromatizada com vários tipos de essência. Por terem óleos essenciais em sua composição e ajudarem na digestão, os licores são geralmente tomados após as refeições. Além disso, são considerados bebidas que causam status, sempre presentes em coquetéis e no preparo de sobremesas. Não costumam ser envelhecidos muito tempo, ao contrário de bebidas como vinho e whisky. A composição dos licores é basicamente: álcool, água, açúcar e um princípio aromático. O teor alcoólico é relativamente alto.

        Os licores são obtidos pelo processo de destilação ou mistura. Devem conter de 18% a 54% de álcool em volume em sua composição. Já a sua classificação deve ter base em seu teor de açúcar. Quanto mais álcool o licor contiver, necessariamente deve ter mais açúcar. O álcool utilizado no preparo do licor deve ser neutro, desodorizado e de graduação alta para que não haja influência dos óleos próprios dos destilados. Para chegar ao ponto certo do álcool dos licores, deve-se fazer uma nova destilação parcial com aquecimento lento, eliminando-se a 1ª porção do destilado que as contém.

        O objetivo deste relatório é produzir um licor caseiro de acerola, e apresentar todas as fases deste processo de fabricação.

Materiais e Métodos

        Os materiais utilizados para fazer o licor foram:

  • 1 garrafa de vidro vazia
  • 1 litro de vodca pura
  • 500g de açúcar
  • 1 kg de acerola
  • 1 pedaço de canela em pau
  • 3 cravos da índia

        A prática da produção do licor foi realizada na minha residência, e para a preparação do licor foi feita primeiramente a lavagem das acerolas em água corrente, em seguida foi esterilizado todo o material utilizado no processo, conforme podemos observar na figura 1, temos as acerolas e a garrafa de vidro esterilizadas.

[pic 3]

Figura 1 - Imagem das acerolas e da garrafa esterilizados. Fonte: Autoria própria.

        Após esterilizar os materiais, utilizei uma faca de serra para cortar todas as acerolas ao meio para colocar dentro da garrafa. Depois de ser colocado 1 kg das acerolas cortadas dentro da garrafa, foi colocado também 1 litro de vodca até cobrir todas as acerolas, conforme a figura 2 e também foi colocado o pedaço de canela em pau e os 3 cravos da índia para dar um aroma diferenciado no licor, e deixamos curtir por um mês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (514.7 Kb)   docx (695.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com