TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

Por:   •  5/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Instruções para o preenchimento do Quadro Descritivo de Prática 

  • Ler atentamente as orientações complementares disponíveis no AVA, na sala de aula da disciplina;
  • O número da prática laboratorial estará disponível no Roteiro de Práticas no título da prática a ser realizada;
  • A quantidade de Quadros Descritivos a serem preenchidos estará vinculada à quantidade de práticas realizadas de cada disciplina. Para cada prática realizada, um quadro deverá ser preenchido; replique-os quando necessário. 
  • Os textos devem estar formatados seguindo as normas da ABNT, digitados na cor preta, utilizando fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5, no formato Justificado. A identificação de figuras e ilustrações, caso existam, deve aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e do respectivo título, usando a mesma fonte utilizada no relatório. Após a ilustração, na parte inferior, indicar obrigatoriamente a fonte

(mesmo que seja de autoria própria), utilizando fonte tamanho 10, estilo regular e espaçamento simples.

  • Toda atividade que exige no resultado, a exposição escrita, é uma oportunidade para o exercício da atividade intelectual e o fortalecimento de habilidades de argumentação, análise, síntese, entre outros. Neste sentido, o relato da atividade prática, deverá ser de “sua autoria”, e construído de maneira individual. Aos relatórios que contenham “plágio” serão atribuídos nota ZERO. O plágio acadêmico configura-se quando um aluno retira de livros, artigos da Internet, ideias, conceitos, frases de outro autor sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa. Quando utilizar trechos idênticos de autores lidos (seja de um único autor ou recortes de autores diversos), inclua como citação direta ou indireta (entre aspas e citando a fonte entre parênteses). Ao contrário, é sempre necessário parafrasear, ou seja, escrever o que o(s) autor(es) lido(s) disse(ram) com as suas próprias palavras. Copiar trechos sem inseri-los como citação, é plágio, independentemente se foram recortes de trechos da mesma fonte ou de fontes diversas.
  • Utilizar a norma culta e linguagem impessoal.  
  • Composição da nota para avaliação:  
  • 5% formatação segundo as normas da ABNT
  • 10% linguagem
  •  85% conteúdo do relatório
  • O aluno que obtiver nota igual ou superior a 60% será considerado habilitado. Notas iguais ou inferiores a 59% resultarão na inabilitação do aluno.
  • Não se esqueça, em caso de dúvidas, utilize a ferramenta Tira-dúvidas.  

 

 

ALUNO: Petteson Douglas Rocha Oliveira

RA: 1126952

PÓLO: Quirinópolis

CURSO:   Engenharia Elétrica

ETAPA:

DATA: 03/09/20

CARGA HORÁRIA:   12 h

DISCIPLINA: 919067 - PRÁTICA LABORATORIAL DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I

PROFESSOR:  FERNANDO MONTANDON SIVIERI

QUADRO DESCRITIVO DE PRÁTICA

PRÁTICA LABORATORIAL Nº:  

919067-1

C.H.:  

12 h

DATA:

1ª a 3ª Semana

INTRODUÇÃO:

Nesta prática será realizado a montagem de dois circuitos simples com uma fonte de corrente contínua, uma carga e os condutores no simulador QCUS, onde será feito a variação das grandezas elétricas, aumentando a tensão elétrica do circuito, para observar o comportamento da corrente em um gráfico de tensão x corrente, e com os dados obtidos nessa simulação calcular por meio da lei de ohm, o valor da resistência elétrica.

OBJETIVOS: Determinar o valor da resistência elétrica de um resistor linear através da Lei de Ohm

MATERIAL: Software QCUS (Simulador de Circuito Universal).

METODOLOGIA:

Primeiro o circuito proposto na prática foi analisado, onde foi determinado quais os componentes necessários iriam ser utilizados neste circuito, são eles: Fonte de Tensão CC, Dois Resistores, Um Amperímetro e um Voltímetro. Após selecionado os componentes deverá ser montado o primeiro circuito, uma Fonte de Tensão CC alimentando um resistor de 500 ohms, com um amperímetro em série com o resistor para medir a corrente e um voltímetro em paralelo com o resistor para medir a tensão aplicada nos terminais desse resistor, ajustar a tensão da fonte para 3 Volts.

Depois no MAIN DOCK em componentes, selecionar na lista a opção “Simulações”, clicar e arrastar “simulação DC” para ficar ao lado do circuito, depois na aba “simulação” na parte superior deverá ser selecionado a opção “simular” irá aparecer outra aba. No canto esquerdo da tela, na opção diagramas selecione a tabela arraste para a nova aba aberta, selecione o amperímetro Pr1, e o voltímetro Pr2 com um duplo clique e será indicado nesta tabela os valores de corrente e tensão para a primeira linha da tabela, nesta linha deverá ser anotado os valores obtidos na primeira simulação, depois deverá ser feito a variação da Tensão da fonte CC conforme a tabela 1.

Agora com o segundo circuito deverá ser alterado o resistor de 500 para 1000 ohms, depois deverá ser realizado a simulação aumentando o valor da tensão da fonte conforme a tabela 2, anotando os resultados da tensão e corrente elétrica, em cada linha.

Com as tensões e correntes anotadas nas duas tabelas deverá ser realizado o cálculo da resistência elétrica através da lei de ohm (R=V/I), com as tabelas preenchidas deverá ser realizado dois gráficos de tensão x corrente um para tabela 1 e outro tabela 2.

Circuito 1, Primeira simulação:

[pic 2]                           [pic 3]

Circuito 2, Primeira simulação:

[pic 4]            [pic 5]

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

É possível observar na tabela 1 e 2 que os resultados obtidos do voltímetro é sempre o mesmo valor da tensão da fonte CC, como não há nenhum outro componente para dividir a tensão, o resistor recebe toda tensão elétrica da fonte, já o resultado do amperímetro é um valor que aumenta proporcionalmente com a tensão da fonte, já que o valor do resistência do resistor que é a oposição a passagem da corrente se mantém, pela fórmula da lei de ohm é possível determinar que  em cada situação presente na tabela o resultado da tensão dividido pela corrente sempre será o valor do resistor.

[pic 6]

[pic 7]

CONCLUSÃO:

Através dos gráficos obtidos pelos resultados das medidas elétricas de tensão e corrente, para o resistor 1 e 2 é possível notar que a tensão e corrente elétrica são grandezas proporcionais, na tabela 1 em que na primeira linha obteve-se 3 V e 6 mA e na segunda linha onde a tensão era de 6 V e a corrente 12 mA. Já a resistência e corrente elétrica são grandezas inversamente proporcionais, como é possível observar nas primeiras linhas das tabelas onde há uma tensão de 3 V, na tabela 01 em que há uma resistência de 500 ohms e uma corrente de 6 mA e na tabela 02 em que há uma resistência de 1000 ohms e uma corrente de 3 mA. Foi possível observar também que através da fórmula da lei de ohm que se conhecendo duas grandezas elétricas é possível determinar a terceira sem a necessidade de medi-la.

Resistor 1:                                                                  Resistor 2:

 [pic 8]          [pic 9]

REFERÊNCIAS:  

BOYLESTAD, Robert L. Introdução à análise de circuitos. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2004.

BARTKOWIAK, Robert A. Circuitos elétricos. São Paulo: Makron Books, 1994.

NILSSON, James W. RIEDEL, Susan A. Circuitos Elétricos. 8. ed. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2008.

EDMINISTER, Joseph A. Circuitos elétricos 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (228.8 Kb)   docx (268.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com