TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PRÁTICA (MODELO)

Por:   •  9/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE PRÁTICA (MODELO)

Imperatriz – MA

2018


  1. Introdução:

                Ao trocar o pneu de um carro utilizamos uma chave (chave de rodas em formato de L) que, em contato com a porca que prende a roda e estando sob a ação da força aplicada por nós (força resultante/decomposição deve ser perpendicular ao braço da chave), produz a rotação da porca, permitindo-nos a retirada da roda e a troca do pneu.

               A retirada da porca com a chave citada torna-se mais fácil à medida que aumentamos o “braço” da chave, exigindo-nos menor quantidade de força para que possamos executar um mesmo trabalho.

              Ações que executamos no cotidiano, como abrir uma porta, trocar o pneu de um carro utilizando uma “chave de rodas”, dentre outras circunstâncias, exigirá de nós menor quantidade de força se o braço da “alavanca” for aumentado.

             A grandeza física associada ao movimento de rotação de um determinado corpo em razão da ação de uma força é denominada torque, ou seja, o torque é definido como o produto da força f aplicada em relação a um determinado ponto (polo) pela distância que separa o ponto de aplicação dessa força ao ponto (polo).

              Interpretaremos a expressão matemática T = F.r na qual T será positivo se a rotação ocorrer no sentido horário, pois se ocorrer no anti-horário, será negativo. A partir da figura 1.

[pic 1]

[pic 2]

2. Objetivos:

2.1.         Geral:

Determinar a partir de uma observação experimental as propriedades relacionadas a dinâmica de rotação de um sistema em equilibro e comparar esses valores encontrados com os encontrados em sistemas ideais.

2.2. Específicos:

  • Verificar os torques necessários para manter o sistema em equilíbrio.
  • Calcular o momento de inércia das peças que compõe o sistema.
  • Determinar a aceleração angular esperada para o sistema e comparar com o valor teórico.
  • Determinar a massa do conjunto (massa metálica e suporte) por meio do momento de inércia desse conjunto.

3. Materiais e métodos:

Materiais

- Painel Multiuso Cidepe;

- Régua metálica com parafuso;

- Massas metálicas com engate metálico;

- Balança;
- Dinamômetro;

- Engate metálico para fixação;

- Transferidor magnético

Métodos

1) Determine com o auxílio da balança as massas da régua e do conjunto (massas metálicas e engate).

2) Fixe a régua metálica no painel multiuso na posição U. Coloque o engate com a massa metálica na posição 250mm da régua em relação ao parafuso.

3) Com o auxílio de um engate para fixação equilibre o sistema com a régua na posição horizontal. O engate deve ser fixado na posição 400mm da régua e em seguida ligado ao dinamômetro com imã.

4) O sistema deve ser equilibrado (régua na posição horizontal) com o engate e o dinamômetro formando um ângulo de 50° em relação a vertical, para isso utilize o transferidor magnético.

5) A partir do sistema e dos dados de massa calcule de massa calcule os torques realizados por cada parte do sistema e desenhe um diagrama das forças que atuam no sistema.

6) Determine a tração que é realizada no engate com os valores de torque calculados. Após essa determinação. Após essa determinação compare os valores de tração calculados e experimentais.

7) Com os valores de forças e torque calculados podemos determinar a força exercida no eixo de rotação (parafuso metálico). Qual o módulo desta força e qual o ângulo dessa força em relação à horizontal. O.

4. Resultados e Discussão

                 Primeiramente foi verificado o peso da régua que compreende o valor de 0,158kg e posteriormente o peso do conjunto (massas metálicas e engate) que corresponde ao valor de 0,0569kg. A régua foi fixada no painel na posição U e em seguida o engate com a massa metálica foi posicionado na régua a 250mm em relação ao parafuso, conforme indicado pelo professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (307.8 Kb)   docx (566.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com