TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE SOLUBILIDADE QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS

Por:   •  27/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DAS AMÉRICAS

RAFAEL CARRARI – 113921

LUANA GOULART – 022042

RELATÓRIO DE SOLUBILIDADE

QUÍMICA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS

SÃO PAULO

2018

INTRODUÇÃO

Aproximadamente 90% das reações químicas acontecem com os reagentes dissolvidos em algum líquido. Muitas das coisas que consumimos também são soluções. Soluções são misturas homogêneas que podem ser líquido + líquido, líquido + sólido, líquido + gás. Uma solução é sempre composta de duas coisas: uma que dissolve que chamaremos de solvente, e outra que é dissolvida, que chamaremos de soluto. A solubilidade dos compostos orgânicos é um importante parâmetro para a caracterização química e normalmente é expressa em gramas de soluto por 100 gramas de solvente. Os testes de solubilidade permitem prever a presença ou ausência de grupos funcionais e reatividade em alguns casos. As razões que determinam a regra simplificada que diz que “solventes polares dissolvem substâncias polares, e solventes apolares dissolvem substâncias apolares” vêm de forças intermoleculares que mantém as moléculas unidas umas às outras, sendo mais fortes em substâncias que têm moléculas polares (moléculas onde há partes eletricamente mais negativas e partes mais positivas) do que em substâncias que têm moléculas apolares (moléculas em que a carga elétrica se distribui de maneira uniforme pela superfície). No caso das moléculas polares, há forte atração entre a parte negativa de uma molécula e a parte positiva de outra, resultando na necessidade de fornecer grande quantidade de energia para separar essas moléculas. Quando as moléculas são apolares, a atração entre elas deve-se quase exclusivamente às forças de Van de Walls. Simplificando ao máximo, essas forças seriam assim explicadas: num certo momento uma certa molécula apresenta uma ligeira assimetria na distribuição de carga, dando origem a um (ou vários) dipolo(s) de curta duração. Esse dipolo induz a formação de um dipolo de cargas opostas na molécula vizinha, e então as duas atraem mutuamente. Esses dipolos são de curta duração e resultam em forças de tração não muito fortes. Assim é necessária pouca energia para separar as moléculas. Este fator explica o fenômeno químico onde algumas substâncias são solúveis e outras não.

OBJETIVO

Analisar a solubilidade dos materiais.

MATERIAIS E MÉTODOS

  1. MATERIAIS
  1. Tubos de ensaio;
  2. Estante;
  3. Água;
  4. Etanol (álcool);
  5. Querosene;
  6. Óleo de Soja;
  7. Cloreto de sódio (NaCl);
  8. Naftaleno sólido (C10H8);
  9. Cloreto de zinco ZnCl2;

  1. MÉTODOS

Utilizando a bureta, em três tubos de ensaio adicionou-se, nessa ordem 5,0mL de água, álcool e querosene.

A cada tubo foi adicionado 2 gotas de óleo comestível, 1 grama de Cloreto de Sódio, 1 grama de sacarose, 1 grama de naftaleno e 1 grama de Cloreto de Zinco. Totalizando 15 (quinze) tubos.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A fim de analisar a solubilidade da água, do álcool e do querosene, misturou-se estes líquidos com o óleo de soja, sal, sacarose, naftalina e cloreto de zinco na respectiva ordem, e obteve-se os seguintes resultados:

Tubo

Mistura

Miscibilidade

1

Água + Óleo

Não

2

Álcool + Óleo

Parcial, muito grande

3

Querosene + Óleo

Sim

4

Água + Sal

sim

5

Álcool + Sal

Parcial

6

Querosene + Sal

Não

7

Água + Sacarose

Sim

8

Álcool + Sacarose

Sim, depois decantou

9

Querosene + Sacarose

Não

10

Água + Naftalina

Não

11

Álcool + Naftalina

Sim

12

Querosene + Naftalina

Não

13

Água + Cloreto de Zinco

Sim

14

Álcool + Cloreto de Zinco

Sim

15

Querosene + Cloreto de Zinco

Não

CONCLUSÃO

Portanto, neste experimento puderam-se descrever todos os fenômenos que ocorreram em cada tubo de ensaio. Relacionando o fator de solubilidade das substâncias, de alguns reagentes serem solúveis e outros não, através da miscibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com