TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO EXPERIMENTO 1 – DISTRIBUIÇÃO ESTATÍSTICA DE DADOS

Por:   •  23/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DO EXPERIMENTO 1 – DISTRIBUIÇÃO ESTATÍSTICA DE DADOS

Nomes

  1. RESUMO
  2. OBJETIVOS

Realizar um experimento de lançamento de três dados com a finalidade de analizar a relação mátematica entre as combinações númericas possiveis entre os dados, as somas dessas combinações e relacionar os resultatos esperados com os resultados obitidos.

  1. INTRODUÇÃO

Probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório.[1] O lançamento de dados é considerado um experimento aleátorio, pois pode ser repetido inumeras vezes e nas mesma condições e, ainda assim, apresentar resultados diferentes. Um dado possui 6 faces, portanto, 6 resltados possiveis a cada lançameto. Quando lançados três dados, além da variação das faces obtidas, um outro resultado surge, a soma correspondente ao lançamento dos três dados.

Estatística é a ciência que faz uso efetivo dos dados numéricos relativos a grupos de indivíduos ou experimentos, trata de todos os aspectos, incluindo não só a coleta, organização, análise e interpretação dos dados.[2] Visto isso, Realizando o experimento de lançar os dados repetidas vezes, e nas mesmas condições, é possivel obter a quantidade de vezes que determinado dado caiu com determinada face para cima e, também, a quantidade de vezes que  determinadas somas desses dados ocorrem a cada lançamento. E com isso, ainda, obtermos a porcentagem de Ocorrência de cada evento.

  1. MATERIAIS E MÉTODOLOGIA

Para realizar o experimento foram necessarios três dados honestos com faces númeradas de 1 a 6. Cada lançamento foi feito nas mesmas condições; mesma mão, mesma sequencia de lançamento e superficie. A Cada lançamento realizado, retiravam-se os dados da face virada para cima. O procedimento foi repedio 50 vezes e as informações obtidas anotadas em tabelas.

TABELA 1 – Número de Lançamentos, informações da face e soma dos três dados

[pic 2]

Os dados da tabela 1 foram necessarios para calcular a probabilidade de ocorrencia do evento de cada face e da soma obtida em cada lançamento. Com as informações dessa tabela, fo feita a tabela 2, contendo informações das porcentagens obtidas.

TABELA 2 – Número e porcentagem de ocorrência de cada face

[pic 3]

Na tabela 2 estão representados as quantidades de ocorrencias de cada face, que foi usada para obter a porcentagem de Ocorrência das mesmas. Para isso foi dividido o número de ocorrência da face pelo total de ocorrências e multiplicado por 100. Para a porcentagem esperado, o calculo foi feito multiplicando 100 pela quantidade porvavel de ocorrencia de cada face em um lançamento, ou seja, 1/6. E por fim, foi feita a diferença entre as porcentagens obtidas e as porcentagens esperadas. Essas informações foram usadas para construção do gráfico 1.

TABELA 3 – Número de ocorrência da soma dos 3 dados e suas porcentagens

[pic 4]

A Tabela 3 apresenta a quantidade de ocorrências  das somas dos três dados. Com essa informação, calculamos a correspondencia desse valor em porcentagem e também, a diferença entre as porcentagens obitas e as Esperadas. A porcentagens esperadas foi calculada de acordo com as combinações possiveis para a obtenção de cada soma, dividido pelo total de combinações e multiplicado por 100. Com esses dados, foi feito o Gráfico 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (80.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com