TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ETE JANGA

Por:   •  1/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CCT-CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

VISITA TÉCNICA REALIZADA NA CPR (Central de Tratamento de Resíduos) PERNAMBUCO

YOHANNA MACEDO DE OLIVEIRA

RECIFE

2018

YOHANNA MACEDO DE OLIVEIRA

VISITA TÉCNICA REALIZADA NA CPR (Central de Tratamento de Resíduos) PERNAMBUCO

[pic 1]

RECIFE

2018

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo apontar aspectos interessantes vistos no decorrer da visita técnica realizada no dia 01 de setembro de 2018, das 8h às 12h, com cerca de 26 estudantes à CPR PERNAMBUCO sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Maia e evidenciar o que foi entendido sobre as etapas e equipamentos na operação de uma CPR com o porte e tecnologia como da CPR PERNAMBUCO, com observância dos fatores químicos e biológicos que envolvem este sistema para a disciplina Geotecnia Ambiental.

No local fomos informados que não poderíamos gravar ou fotografar o local.

  1. DADOS DA CPRPE

Localizada na zona rural de Igarassu, margens da BR 101 norte, Km 28,5, onde o acesso é totalmente pavimentado e geograficamente próximo aos principais polos industriais do estado. CEP: 53.640-000

[pic 2]

Figura 1: Vista aérea da CPRPE. Fonte: Site da CTRPE

  1. DESENVOLVIMENTO

Ao chegar na CPR PERNAMBUCO, as 9h21, observamos. Formos recebidos pela coordenadora de qualidade e meio ambiental do local, Suzana França, que fez uma apresentação no auditório sobre o funcionamento da CPR.

        Formos convidados para a recepção do local, para o Eng. Quimico Bruno, que nos acompanhou em toda visita, nos explicar a história e o futuro da ETE, sua funcionalidade, sua etapas e tirando algumas dúvidas dos estudantes. Onde tivemos tais informações:

Ficha técnica:

Cliente: Parceria Público-Privada com a Compesa

População Atendida: 3,7 milhões de habitantes (cidades contempladas: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata )

Início da Operação: 23/07/2013

Duração do Contrato: 35 anos

Investimento: R$ 4,5 bilhões

Em Pernambuco, a BRK Ambiental é parceira da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para os serviços de esgotamento sanitário dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), além do município de Goiana. A parceria é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, e vai beneficiar diretamente 3,7 milhões de pessoas.

O principal objetivo do projeto é oferecer acesso aos serviços de esgoto a 90% da população urbana dos municípios atendidos – atualmente, este número é de aproximadamente 32%, dos quais 60% são tratados.

Para alcançar estes índices, serão investidos R$ 4 bilhões na ampliação e recuperação dos sistemas existentes, além da prestação de serviços de coleta e tratamento de esgotos. Serão implantadas 280 novas estações elevatórias e 34 estações de tratamento de esgoto. No momento de máxima mobilização de pessoas, a BRK Ambiental contará com aproximadamente 2.000 integrantes diretos e outros 4.000 indiretos.

O contrato firmado entre a BRK Ambiental e a Compesa, vinculada ao Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é uma Parceria Público-Privada, com período de concessão de 35 anos. Em Pernambuco, a BRK Ambiental atua em sociedade com a empresa pernambucana Lidermac, que possui 10% de participação no negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (270.7 Kb)   docx (218.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com