TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FÍSICA B: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 7

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CEATEC – FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL

CARLA CRISTINA RODRIGUES GENTIL                15042567

JONAS TELLES ZANATTA                                        15095631

RICARDO GOMES DOS SANTOS                        12203618

SERGIO ROBERTO DE SOUZA PINTO JR.                15259856

ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES

CAMPINAS

2016

  1. Objetivo

Nesse experimento, tomou-se como objetivo determinar a resistência equivalente das associações dos resistores quando colocados por associação em série, paralelo e mista. A partir da medição feita por materiais dados pela universidade de um circuito elétrico simples.

  1. Introdução Teórica

A associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representada pelo Resistor Equivalente, que representa a resistência total dos resistores associados.

Em um circuito elétrico uma série de dispositivos condutores de corrente elétrica estão conectados por uma corrente elétrica que é associada a uma diferença de potencial. Dentre os muito dispositivos que podem compor um circuito elétrico, como por exemplo, capacitores, diodos, LEDs, CIs, dentre muitos outros, as resistências   elétricas são dispositivos de grande destaque e importância.   Resistências elétricas são dispositivos que têm a função reduzir e limitar a corrente elétrica que passa por um determinado trecho   de circuito e consequentemente aumentar a diferença de potencial neste mesmo   trecho.  Este dispositivo é representado pela letra R e no SI (Sistema Internacional de Medidas), o valor de resistência é dado em ohm, simbolizado pela letra grega Ω. Resistores podem estar dispostos em um circuito de duas maneiras referentes à associação, sendo elas em paralelo e em serie.

  1. Materiais Utilizados

Multímetro, placa de resistores, fonte de tensão continua regulável, chave liga/desliga, fios de ligação com pinos banana (simples, duplo e triplo).

  1. Montagem do Experimento

Primeiramente o grupo obteve o resultado da resistência a partir das cores presentes nos resistores e do auxilia da tabela de cores. Após obtenção desse resultado foi montado um circuito elétrico simples com associação em série com os materiais dados laboratório. Montado o circuito, mantivemos desligada a chave liga-desliga e observarmos o resultado da resistência pelo multímetro. Ainda com o circuito em série, a fonte de tensão foi ligada e colocada a 1 volt para observarmos o resultado dado pelo multímetro para ser calculada a resistência pela lei de ohm.

Logo após obtermos o resultado com os resistores em série, foi montado um novo circuito elétrico com associação em paralelo. Montado o circuito, mantivemos desligada a chave liga-desliga e observarmos o resultado da resistência pelo multímetro. Ainda com o circuito em paralelo, a fonte de tensão foi ligada e colocada a um volt para observarmos o resultado dado pelo multímetro para ser calculada a resistência pela lei de ohm.

Com os resultados da resistência em série e paralelo, faltava determinar esse resultado pela associação mista e assim fizemos. Montamos um circuito de associação mista, em seguida, mantivemos desligada a chave liga-desliga e observarmos o resultado da resistência pelo multímetro. Ainda com o circuito em associação mista, a fonte de tensão foi ligada e colocada a um volt para observarmos o resultado dado pelo multímetro para ser calculada a resistência pela lei de ohm.

  1. Apresentação de dados e cálculos

A seguir, a tabela de cores utilizada para o cálculo das resistências R1, R2, R3, R4, R5 e R6:

COR

1ª FAIXA

2ª FAIXA

3ª FAIXA

4ª FAIXA (TOLERÂNCIA)

PRETO

0

0

0

MARROM

1

1

1

VERMELHO

2

2

2

LARANJA

3

3

3

AMARELO

4

4

4

VERDE

5

5

5

AZUL

6

6

6

VIOLETA

7

7

7

CINZA

8

8

8

BRANCO

9

9

9

OURO

5%

PRATA

10%

SEM COR

20%

Os resultados foram:

R1 = 140Ω e tolerância = 5%                        R4 = 63 Ω e tolerância = 5%

R2 = 390 Ω e tolerância = 5%                        R5 = 100 Ω e tolerância = 5%

R3 = 370 Ω e tolerância = 5%                        R6 = 100 Ω e tolerância = 5%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com