TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FÍSICA EXPERIMENTAL I - UNIDADES E MEDIDAS

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO FÍSICA EXPERIMENTAL I

Unidades de Medidas

Objetivo O Primeiro Experimento da Aula 1 de Física Experimental I teve como objetivo determinar e demonstrar medidas com precisão analisando a quantidade de algarismos e o método de medição utilizados.

Material • Mesa (nº2) • Tira de papel • Régua de metal

Esquema Experimental

Mesa 2

Tira de Papel

Régua de Metal

Procedimento Experimental 1- O Comprimento (C), a Largura (L) e a Diagonal (D) da mesa foram medidos utilizando a Tira de papel, a qual nomeamos como unidade de medida F (f). A Diagonal da mesa foi medida com o auxílio da Régua de metal para melhorar a precisão da direção. Após encontrarmos os resultados, utilizamos o C e L em Pitágoras para determinar a Diagonal novamente. Fizemos D² = C² + L² 2- A Tira de Papel (f) foi dividida em 10 partes iguais para mostrar medidas decimais e assim ser mais precisa. Repetimos o processo nº1.

Coleta e Tratamento dos Dados • Resultados encontrados em 1 Comprimento: 7,1 f Largura: 3,6 f Diagonal: 7,9 f Diagonal encontrada em Pitágoras: 7,9 f

• Resultados encontrados em 1, após 2 Comprimento: 7,08 f Largura: 3,55 f Diagonal encontrada em Pitágoras: 7,91 f

Resultados e Conclusões Visto que o resultado na primeira medida, utilizando a Tira de Papel (f) como unidade de comprimento, não foi tão precisa quanto o resultado obtido com a segunda medida pois sobrou um pedaço menor que a unidade usada para medir a mesa, podemos concluir que na primeira medida ao utilizarmos 2 algarismos, sendo que temos certeza apenas do primeiro e o segundo algarismo é estipulado, e na segunda medida, que é dividida em 10 partes iguais mostrando medidas decimais e utilizando 3 algarismos, onde temos certeza dos dois primeiros algarismos e o último é estipulado, estamos usando o conceito de Algarismos Significativos e Duvidosos. Pois Algarismos Significativos são aqueles que expressam o resultado de uma medida e Algarismo Duvidoso é o último algarismo anotado, aquele que é estimado. Além do mais, temos desvio avaliado, que é o erro introduzido pelo instrumento. Numa leitura essa incerteza avaliada é aproximadamente metade da menor divisão da escala do instrumento. Logo, a medida é expressa como (medida ± desvio avaliado) unidade. Então as medidas da mesa, utilizando a Tira de Papel (f) dividida em 10 partes, são:

Comprimento: (7,0 ± 0,5) f Largura: (3,5 ± 0,5) f Diagonal encontrada em Pitágoras: (7,9 ± 0,5) f

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com