TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO INTRO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA

Por:   •  18/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

 O total de veículos no país mais que dobrou nos últimos dez anos e atingiu 64,8 milhões em Janeiro de 2011, segundo levantamento do departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O balanço aponta que nos últimos dez anos o aumento acumulado é de 119%, ou seja, mais 35 milhões de veículos chegaram às ruas no período. Considerando o resultado do Censo IBGE 2011, que indica que a população brasileira é entorno de 190.782 milhões de habitantes, o país tem uma média de um carro para cada 2,94.

Com o crescimento acelerado de veículos automotores e do consumo de combustível, principalmente a gasolina, aumenta também o número de distribuidoras e transportadoras que vendem gasolina adulterada. A Gasolina adulterada é aquela que não está dentro das especificações legais estabelecidas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Além de dano aos veículos e meio ambiente há grandes prejuízos na arrecadação de impostos como consequências de fraudes. Com esse crescimento acelerado de veículos automotores, aumenta também a preocupação com o meio ambiente e pelo ar que se respira, pois a queima de combustíveis libera gases tóxicos comprometendo a qualidade do ar, sendo este apenas um dos agravantes.

A comprovação da fraude pode ser conhecida pelo teste da proveta, proposta pela Resolução ANP nº 9 de 7 de março de 2007, em que a adição de um volume de água conhecido à gasolina, provoca a migração do álcool presente. Isso ocorre, pois o álcool possui caráter apolar e polar, dissolvendo-se em ambas as fases. Contudo, o álcool possui mais afinidade com a fase polar da água. Após a separação das fases, observa-se o quanto o nível da água aumentou e calcula-se então o teor de álcool na gasolina (BIANCHI, et al. 2005). O etanol adicionado na gasolina objetiva elevar a octanagem, propriedade fundamental para o bom desempenho do motor, e diminuir as emissões de monóxido de carbono devido a combustão mais completa (TAKESHITA, 2006).

A gasolina C, de uso automotivo, é constituída de uma mistura de gasolina A e etanol anidro combustível. Toda gasolina comercializada no Brasil possui álcool anidro. Desde 16 de março de 2015, o percentual obrigatório de etanol anidro combustível na gasolina é 27%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos, conforme disposto no Art. 1°, da Lei 10.203/2001.

2 OBJETIVOS

Determinar o teor de álcool na gasolina, e assim verificar se a mesma está dentro das normas técnicas e em perfeitas condições de uso.

3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Foi pesado 5g de NaCl no Becker para preparar a solução. Foi adicionando-se água, e à medida que o soluto era dissolvido era transferido para o balão. Quando o soluto foi todo dissolvido, os 50 ml foram completados com água. Essa solução de NaCl foi usada para aumentar a solubilidade do álcool em água, pois sendo este sal um composto iônico a sua solução é mais polar do que a água pura (contém íons), desta maneira consegue-se extrair com mais eficiência o álcool da camada orgânica, gasolina (apolar).

Depois de preparar a solução, foram colocados 50 ml de amostra de gasolina na proveta, e completado até os 100 ml com a solução de NaCL. Foi tampada a proveta, e agitada três vezes. O sistema foi deixado em repouso. E a partir do volume de água+álcool constatou-se o volume de álcool e a porcentagem.

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Considerando-se V’ o volume da mistura água/álcool, e V” o volume de álcool na gasolina, temos:

[pic 1]

Os testes foram feitos em três tipos de gasolina, (gasolina comum, gasolina aditivada e gasolina adulterada).

  • Gasolina Comum

O volume da mistura álcool/água encontrado foi de 35 ml, assim temos:

    [pic 2][pic 3]

A partir do volume se calcula a porcentagem de álcool na gasolina (x):

      
             
                                                                                          [pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

O teor de álcool nessa amostra de gasolina comum é de 30%.

  • Gasolina Aditivada

O volume da mistura álcool/água encontrado foi de 32 ml, assim temos:

    [pic 8][pic 9]

A partir do volume se calcula a porcentagem de álcool na gasolina (x):

      
             
                                                                                          [pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

O teor de álcool nessa amostra de gasolina comum é de 36%.

  • Gasolina Comum (Adulterada)

O volume da mistura álcool/água encontrado foi de 17 ml, assim temos:

    [pic 14][pic 15]

A partir do volume se calcula a porcentagem de álcool na gasolina (x):

      
             
                                                                                          [pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com