TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determincao Do Teor De Alcool Em Gasolina

Exames: Determincao Do Teor De Alcool Em Gasolina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 2

Resultados e discussão:

A gasolina não é uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea monofásica.

A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo. Já a mistura água gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina que contém álcool é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.

O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares. Por isso foi utilizado uma solução de NaCl no experimento, pois o NaCl aumenta a polaridade da água, evitando assim a possibilidade da água se solubilizar na gasolina

Para calcular o teor de álcool na gasolina, deve se utilizar a formula contida na cartilha da ANP, sendo: V= (A x 2) + 1 onde, V = percentual em volume de álcool na gasolina; A = aumento da camada aquosa e 1 um fator associado a contração de volume na mistura álcool/solução aquosa de NaCl

Assim, utilizando os dados obtido na pratica laboratorial os resultados seriam:

Volume de Solução de NaCl+etanol: 61 mL

Volume da gasolina: 50 mL

Volume de álcool ( 61-50): 11 mL

V=(11x2)+1

V=23

Teor de etanol: 23 %

Volume de água + etanol: 59 mL

Volume da gasolina: 50 mL

Volume de álcool (59-50): 9 mL

Neste cálculo foi utilizado uma formula diferente pois não foi seguida a cartilha da ANP

V=9x100/50

V=18

Teor de etanol: 18 %

Conclusão

A prática acima relatada, que foi a de determinação do teor de álcool na gasolina através da extração por solvente, quando seguida as orientações da ANP atendeu ao seu objetivo, pois foi possível verificar o percentual de álcool na amostra de gasolina ensaiada de modo que ao final do experimento constatou-se que a amostra apresentou a taxa de 23% de álcool, volume um pouco abaixo do exigido pela ANP que é de 25% sendo a margem de erro de 1% para mais ou para menos. Já o segundo ensaio apresentou um percentual de 18% evidenciando assim que parte da água se solubilizou na gasolina.

Assim, quanto à adulteração por excesso de álcool etílico anidro (AEAC), conclui-se que a amostra de gasolina continha o percentual abaixo do obrigatório. Obviamente, o ensaio ora relatado não é suficiente para determinar se a gasolina está ou não adulterada por completo, dado que a verificação completa da qualidade da gasolina envolve uma técnica mais elaborada por cromatografia para identificação de outros solventes adulterantes.

Referências

http://quimicapi.blogspot.com.br/2010/04/porque-no-teste-da-anp-eles-misturam.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com