TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. CAMPUS AVANÇADO DE ASSÚ - DEPto DE HISTÓRIA. DISCIPLINA: HISTÓRIA ANTIGA

Por:   •  10/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. CAMPUS AVANÇADO DE ASSÚ - DEPto DE HISTÓRIA. DISCIPLINA: HISTÓRIA ANTIGA I - PROF.: FÁBIO

SEMESTRE: 2021.2

1ª ATIVIDADE AVALIATIVA

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

  • Enviar para: fabiomorais@uern.br
  • O título do e-mail deve estar identificado da seguinte maneira: 1ª Avaliação História Antiga I – Nome e Sobrenome.
  • Enviar em arquivo PDF, preferencialmente; não sendo possível, pode- se utilizar outro formato.

  • DATA DE ENTREGA: 01/03/2022
  1. Durante a chamada Antiguidade Oriental, duas importantes regiões, o Vale do rio Nilo e a Mesopotâmia, também conhecidas em conjunto como “crescente fértil”, deram início, por volta de 8.000 a.C, a um longo processo de formação de estruturas sociais, políticas e econômicas extremamente complexas e até então inéditas na história da humanidade.

Tais regiões são consideradas inclusive como o “berço da civilização”. Dito isso, analise as inovações sócio-políticas e econômico-sociais ocorridas naquele contexto e que levaram essas duas regiões a receberem essa denominação.

R: Ambas são consideradas como berços da civilização porque foram os lares dos primeiros povos da humanidade dando mais atenção para a Mesopotâmia, ao adotar um estilo de vida sedentário. Os primeiros seres humanos a se estabelecerem na área foram os sumérios que também são responsáveis pela criação das primeiras cidades, que eram consideradas cidades/estados por possuírem uma administração própria e por não dependerem umas das outras. Os povos sumérios também construíram os primeiros tipos de barragens, reservatórios a criação de métodos de drenagem de pântanos e canais de irrigação para conter as inundações dos rios e armazenar e transportar água para regiões remotas. Para facilitar o estabelecimento de um comércio e produção agrícola, os sumérios desenvolveram, um tipo de escrita conhecida como a escrita cuneiforme. A mesma era feita em blocos de barro com a ajuda de um objeto pontiagudo chamado cunha. Vários avanços

que foram se ampliando e propiciando o maior desenvolvimento das civilizações como o pastoreio, as artes de pintura e da confecção de potes de argila a criação e aprimoramento de ferramentas pedras e metais, estruturas e funções militares a adoração de deuses e a criação de religiões tipos de impostos e leis em geral.

  1. Para acompanhar no tempo a progressiva constituição dos elementos culturais e das diversidades regionais que caracterizam as civilizações históricas do Oriente Próximo é preciso remontar pelo menos ao que foi definido como a ‘revolução neolítica’” (LIVERANI, 2016, p.71)

A chamada Revolução Neolítica ocorre ao longo de um período de dois mil anos e provocou um conjunto de mudanças em grande escala na forma de relacionamento da humanidade com a natureza. Feitas essas colocações, analise e responda:

  1. O que foi a chamada Revolução Neolítica e quais foram seus principais impactos sobre as sociedades humanas?

R: A revolução Neolítica foi um importante marco na passagem do paleolítico para o neolítico ocorrendo durante um aumento da temperatura média do planeta após um período de glaciação, os invernos se tornaram mais curtos e brandos assim permitindo o cultivo por uma grande parte do ano, o ser humano por sua vez passou por um processo de sedentarização deixando de viverem da caça e coleta e passando a ter o domínio da pecuária que veio e se tornar muito importante neste processo de sedentarização, o plantio teve seu início com cereais e logo depois tubérculos a fixação dos grupos humanos em certas áreas ocorreu de forma desigual nem todos os grupos humanos passaram por este processo ao mesmo tempo, a sedentarização levou também ao domesticação de animais que proporcionou o fornecimento de produtos diversos desde couros, peles, carne e leite. O aperfeiçoamento de novas técnicas de produção de ferramentas de pedra polida o desenvolvimento da escrita de códigos mais formais de comunicação e o surgimento das primeiras cidades.

  1. Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas pelas sociedades do período neolítico?

R: O Cultivo e o comercio de cereais e tubérculos a criação e o comercio de animais e os derivados como peles, couro, carne e leite a comercialização das artes de cerâmicas e argilas pintadas produzidas para armazenar as produções agrícolas.

  1. Por volta de 4.000 a.C, na região da baixa Mesopotâmia, ocorre um novo processo, bastante radical de mudança na forma de organização social, política e econômica das populações daquela região; o processo depois se expandiria em escala global: era o início da “Revolução Urbana”.

Dito isso, e a partir das leituras e discussões em sala de aula, responda:

  1. O que foi a chamada “Revolução Urbana” e quais condições históricas tornaram- na possível?

R: A revolução urbana ocorreu após o ser humano abandonar a vida nômade e se sedentarizar se fixando em um local com isso e o aumento da atividade agrícola os

indivíduos tiveram uma melhora em relação a alimentação proporcionando um crescimento demográfico e com isso vale destacar a formação de aldeias que com o tempo iram crescer e crescer até se tornarem cidades e geralmente as mesmas se formavam sempre próximas a grandes rios de exemplo como na Mesopotâmia, Egito e muitas outras civilizações. Durante a formação destas cidades era normal que surgisse a figura de um líder, uma autoridade que mescla valores religiosos e sua idade basicamente um “sábio” quase que “divino” que tem como sua função gerenciar seu povo ou sua civilização usando da arrecadação de impostos e até mesmo da distribuição de excedentes em épocas de crises climáticas dando ao mesmo uma impressão de uma pessoa muito boa. Outra ação que vale destacar também proveniente deste processo de sedentarização e do aumento dessa população e a separação de atividades como as agrícolas e o pastoreio. Voltando a questão das cidades quando possuem materiais excedentes armazenados o administrador, líder ou rei vai destinar os excedentes para a realização de grandes obras para o seu povo como exemplo temos templos, palácios, canais de irrigação e até mesmo alguns tipos de represamento da água, ouve também o surgimento de diversas outras atividades além da agricultura e do pastoreio como as funções militares, artesanais ou escribas que foram de extrema importância para o controle das produções e dos impostos e as atividades religiosas que com o tempo vão desassociar aos poucos o poder de autoridade “divina” de seu líder ou rei, esta última vai de cada sociedade ou grupo da época algumas sociedades por não terem essa mudança se tornavam o que se chama de sociedades teocráticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (154.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com