TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARA ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA E ELABORAÇÃO DE PROJETO DE INTERLIGAÇÃO DE SISTEMAS SÉPTICOS PREDIAIS À REDE PÚBLICA DE SANEAMENTO

Por:   •  1/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

RELATÓRIO TÉCNICO 034/2016

RELATÓRIO PARA ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA E ELABORAÇÃO DE PROJETO DE INTERLIGAÇÃO DE SISTEMAS SÉPTICOS PREDIAIS À REDE PÚBLICA DE SANEAMENTO

CECAP/MEDICAL CENTER

Juazeiro do Norte, Agosto de 2016.

ÍNDICE

        

INTRODUÇÃO        ............................................................................................................3

PREMISSAS................................................................................................................3

CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL E DAS UNIDADES A SEREM ATENDIDAS........................4

VANTAGENS DA INTERLIGAÇÃO COM O SISTEMA DE COLETA.....................................6

TRAÇADO E TOPOGRAFIA DO LOCAL..........................................................................7

INTERFERÊNCIAS........................................................................................................8

ORGÃOS PÚBLICOS ENVOLVIDOS...............................................................................8

CONCLUSÃO TÉCNICA................................................................................................9


  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo atender necessidade dos gestores do CECAP e do MEDICAL CENTER, localizados no bairro Triangulo na cidade de Juazeiro do Norte - Ceará, de verificar os aspectos técnicos e viabilidade de execução de rede hidráulica subterrânea para interligação de seus sistemas sépticos prediais existentes ao coletor público de esgoto mais próximo.

[pic 2][pic 3][pic 4]

Figura 1 - Localização das Edificações analisadas.

  1. PREMISSAS

Para a elaboração deste documento foram considerados dados preliminares coletados em campo que norteiam os aspectos técnicos referentes à implantação do sistema de encaminhamento de esgoto predial até a rede de coleta pública mais próxima. Neste contexto, os principais pontos de atenção para uma correta análise da viabilidade técnica de interligação dos sistemas sépticos foram abordados de forma preliminar, sendo de suma importância o amadurecimento dos estudos para a elaboração do projeto executivo.

Este relatório é dividido em tópicos onde são apresentadas as principais características do local de implantação, e demais informações necessárias para uma correta análise e entendimento proposto. Os tópicos estão divididos em:

  • Caracterização do local e das Unidades Comerciais a serem atendidas pelo sistema;
  • Vantagens da interligação com o sistema de coleta;
  • Traçado e Topografia do Local;
  • Interferências;
  • Órgãos públicos envolvidos;
  • Conclusão Técnica

  1. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL E DAS UNIDADES A SEREM ATENDIDAS

As unidades comerciais citadas por este relatório são o CECAP (Centro Caririense de Pós-Graduação), que é uma instituição de ensino continuado na área da saúde, e o MEDICAL CENTER que é um condomínio comercial predominantemente composto por consultórios médicos. A cidade onde estão localizadas estas unidades comerciais é Juazeiro do Norte no interior do Ceará (Figura 2).

[pic 5]

Figura 2 - Mapa de localização do município onde estão o CECAP e o MEDICAL CENTER.

Tendo sua localização precisa na Rua Sulino Duda, no bairro Triângulo, os edifícios estão localizados em uma região comercial próxima a diversos prédios comerciais, shoppings centers, postos de combustíveis, rodoviárias, e etc., que tornam esta região muito movimentada comercialmente.

O CECAP possui quatro pavimentos no prédio existente e possui projeto de expansão com construção de mais dois pavimentos na lateral de seu terreno, contribuindo para um total de 1.280 m² de área edificada.

Já o MEDICAL CENTER possui dez pavimentos mais o térreo que totalizam uma área construída aproximada de 3.684 m².

As edificações são separadas pela rua supracitada que tem 7 metros de largura. A fachada da CECAP está posicionada exatamente na lateral Leste do estacionamento dos fundos do MEDICAL CENTER (Figura 3).

Segundo informações coletadas com a direção do CECAP, ambas as edificações possuem mais de oito anos e durante sua construção não havia sistema de coleta pública de esgoto nas proximidades, por este motivo os dois edifícios possuem sistema séptico local composto por fossa e sumidouro.

Porém, nos últimos anos, devido a construção de outros empreendimentos comerciais, foi implantado um sistema de coleta de esgoto na Rua Profa. Maria Nilde Couto Bem, onde o PV final da rede de esgoto fica nas proximidades do Ed. Office Cariri (Conforme Figura 3).

[pic 6]

Figura 3 - Localização dos pontos de interesse do projeto.

  1. VANTAGENS DA INTERLIGAÇÃO COM O SISTEMA DE COLETA

A interligação do sistema de esgotamento sanitário das unidades comerciais com a rede de coleta pública está associada a um ganho de eficiência na destinação e tratamento dos efluentes gerados pelas edificações, principalmente por:

  • Extinção de esgotamentos devido a enchimento de Fossa;
  • Abole a contaminação local do solo;
  • Elimina o mau odor nas proximidades do sistema séptico;
  • Elimina o acúmulo de esgoto próximos ao local de geração;
  • Reduz a probabilidade de vazamentos e manutenções.

A principal desvantagem da interligação deste sistema é a inclusão de taxa de coleta de esgoto na conta de água da concessionária, que frente aos benefícios supracitados, se torna um investimento irrisório.

  1. TRAÇADO E TOPOGRAFIA DO LOCAL

Através da localização dos pontos de interesse (Figura 3) foi possível traçar o encaminhamento preliminar da rede de condução do esgoto para interligar as unidades comerciais com a rede existente de coleta pública, apresentado na Figura 4.

[pic 7]

Figura 4 - Encaminhamento preliminar da tubulação de esgoto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (449.6 Kb)   docx (943.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com