TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SIMPLES VISITA SUPERMIX

Por:   •  1/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Neste relatório estão contidos informações sobre a visita técnica realizada no dia 21/05/2014 à central de fabricação do concreto – Supermix, visando obter o conhecimento prático e visual do seu funcionamento.

Dentre estes conhecimentos vimos o funcionamento da central de concreto da Supermix, a mistura de concreto, a dosagem, o teste de abatimento “slump”, moldagem e ruptura de corpos de prova, controle de qualidade, dentre outros aspectos importantes. Esta visita caracteriza a relação entre conhecimento teórico e prático, que se dá através da parte sala de aula na vivência do dia-a-dia.

2.DESENVOLVIMENTO

Primeiro nos foi mostrado os silos de armazenamento de todos os materiais que são necessários para fabricar concreto. A estocagem do cimento em pilhas o armazenamento das areias e britas, sempre tomando o cuidado de colocar água em cima das britas, pois por ser um material que é resultante de uma quebra de rochas contém um material pulverulento que pode afetar na dosagem do concreto. Esse material é colocado em grandes silos, onde abaixo destes ficam as balanças eletrônicas, que pesam e liberam o material para a esteira, que por sua vez esta encaminhará para a mistura seca, e depois para ser finalmente misturada com a água dentro dos caminhões. Sempre antes da mistura leva-se em conta todas estas variáveis que fizeram parte do processo, por exemplo, a água que adicionada sobre a brita tem que ser compensada, caso contrário isto caracteriza o aumento da relação água-cimento, que afeta diretamente as características do concreto ou seja, o Fck (resistência) do concreto.

O primeiro procedimento a ser realizado com a chegada do caminhão na obra é a realização do ensaio de abatimento “slump”, este ensaio é justamente a verificação se este abatimento está dentro dos padrões previamente definidos no inicio, estes são realizados na SUPERMIX. Os procedimentos para este teste são: coletar a amostra de concreto, colocar a fôrma tronco-cônica sobre uma placa metálica e apoiar os pés sobre as abas inferiores do cone, em seguida preencher o cone com a primeira camada de concreto e aplicar 25 golpes com a haste de socamento, preencher com mais duas camadas, cada uma golpeada 25 vezes, após a compactação da última camada, retirar o excesso de concreto, alisar a superfície e em seguida retirar o cone, colocar a haste sobre o cone invertido e medir o abatimento, a distância entre o topo do molde e o ponto médio da altura do tronco de concreto moldado.

Depois do teste de abatimento, é realizada na própria concreteira a fabricação dos corpos de prova, que são usados nos teste de controle de qualidade em laboratório. Estes corpos de prova podem ser moldados em três dimensões diferentes: 10cm x 5cm, 20cm x10cm e 30cm x 15cm. Os mais comuns para concreto são do tipo 20cm x 10cm e 30cm x 15cm o procedimento é o seguinte pegamos uma amostra de concreto e preenchemos o tubo em camadas especificas e a cada camada preenchida é feito os golpes com o bastão com um numero específico para cada tubo. No caso da SUPERMIX este controle do concreto é feito através de um código de barras que é inserida no momento da moldagem do corpo de prova. Nesta contém todas as informações sobre o determinado concreto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com