TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE AULA PRÁTICA DE MOVIMENTO BIDIMENSIONAL

Por:   •  8/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  1.928 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

RELATÓRIO SOBRE AULA PRÁTICA DE MOVIMENTO BIDIMENSIONAL


RELATÓRIO SOBRE AULA PRÁTICA DE MOVIMENTO BIDIMENSIONAL

Professor

Criciúma- SC


Sumário

1.        Introdução        

2.        Fundamentação Teórica        

3.        Procedimento        

4.        Resultados        

i.        Tabela 1 – Posição e Altura – (m), (m).        

ii.        Gráfico 1 – Altura x Posição – (m/m)        

iii.        Tabela 2 – Altura x Posição x Tempo –        

iv.        Gráfico 3 – Altura x Distância – (m) / (m)        

5.        Conclusão        

6.        Referências        


  1. Introdução

De acordo com aulas teóricas e exercícios resolvidos em sala de aula sobre lançamento oblíquo e movimento bidimensional, obteve-se conhecimento teórico sobre esses movimentos. E para auxiliar e concretizar o aprendizado foi realizada uma aula prática no laboratório de Física da Faculdade SATC, onde foi simulado um Lançamento Obliquo e também foram colhidos alguns dados para estudos mais aprofundados e os resultados assim como os métodos utilizados serão apresentados ao longo deste relatório técnico-científico.


  1. Fundamentação Teórica

  • Movimento Oblíquo:

Um movimento oblíquo é um movimento parte vertical e parte horizontal. Como exemplo pode ser usado uma bola sendo chutada formando um ângulo com a horizontal, nota-se que durante sua trajetória ela sobe, atinge uma altura máxima e logo começa a descer e tudo isso acontece enquanto ela está se movendo para frente. [1]

  • Lançamento Oblíquo ou de Projétil:

O corpo lançado se deslocará para frente em uma trajetória que vai até uma altura máxima e depois volta a descer, se for feito um gráfico da Posição X Tempo, o resultado será uma parábola, pois o movimento oblíquo é o movimento resultante entre o movimento vertical e o movimento horizontal. Como o alcance máximo depende muito do ângulo de lançamento e da velocidade inicial do lançamento, foi possível determinar que para se conseguir o maior alcance o ângulo deverá ser de 45 graus em relação ao plano horizontal. [1]

  • Movimento horizontal:

Esse movimento é uniforme, uma vez que Vox (velocidade no eixo horizontal) é constante (sem a resistência do ar). [2]

  • Movimento vertical:

Nesse movimento, a velocidade é variável, pois o corpo está sujeito à aceleração da gravidade: na subida, o movimento é retardado (velocidade e aceleração têm sentidos contrários); na descida, o movimento é acelerado (velocidade e aceleração têm sentidos iguais). [2]


  1. Procedimento

O procedimento consistiu em provocar um Lançamento Oblíquo com uma esfera de metal, interromper a trajetória dela e medir a distância e a altura, com esses dados estudar a composição dos movimentos horizontal e vertical neste lançamento. Os resultados serão mostrados neste relatório.

Materiais utilizados:

        - 1 Lançador de Projéteis

        - 1 Esfera Metálica

        - 1 Cronometro Digital

        - 1 Anteparo Vertical

        - 1 Suporte Aparador

        - 2 Sensores Fotoelétricos

        - 1 Trena

Procedimento experimental:

                        

  1. Afastou-se o anteparo vertical do lançador para uma posição correspondente x=20 centímetros. A esfera foi disparada por três vezes e anotaram-se os valores e depois feito uma média, para chegar a um valor mais real possível.

  1. Esse mesmo procedimento citado acima foi repetido seis vezes, mas com posições diferentes. O intervalo adotado entre cada lançamento foi de x=20 centímetros.

  1. Colheram-se os valores das posições de cada lançamento e também uma média aritmética dos três valores da altura alcançada em cada lançamento.
  1. Com esses dados determinou-se a altura máxima alcançada pelo projétil, que será apresentado em Resultados.
  1. Realizaram-se três lançamentos, medindo o intervalo de tempo transcorrido durante a passagem da esfera entre os sensores fotoelétricos. Logo após foi calculado o valor médio destes intervalos e determinado a velocidade inicial de lançamento do projétil.

  1. Resultados

Após seguir as etapas descritas no procedimento, será mostrado abaixo alguns gráficos e tabelas, ambos com dados colhidos durante os testes. Logo abaixo está uma tabela com valores da posição de lançamento e valores da altura alcançada em cada lançamento.

  1. Tabela 1 – Posição e Altura – (m), (m).

Posição (metros)

Altura (metros)

0,2

0,18

0,4

0,31

0,6

0,36

0,8

0,38

1,0

0,36

1,2

0,33

1,4

0,21

 Através desta tabela foi possível elaborar um gráfico da altura alcançada em função da posição de lançamento, e como citado na fundamentação teórica o gráfico de um lançamento oblíquo sempre será uma parábola. Logo abaixo está o gráfico:

  1. Gráfico 1 – Altura x Posição – (m/m)

[pic 2]

Nota-se pelo gráfico que a linha da trajetória do lançamento feito a partir dos dados colhidos no laboratório não ficou exatamente igual como a linha preta que mostra um movimento oblíquo perfeito. Acredita-se que não foi possível obter um lançamento oblíquo perfeito devido a possíveis erros relacionados aos fatores listados abaixo, que de forma direta ou indireta contribuem para a alteração dos reais valores que devem ser obtidos em condições perfeitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (253.2 Kb)   docx (103.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com