TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE CORROSÃO ASFÁLTICA

Por:   •  11/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

UNIT – CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

ENGENHARIA CIVIL

MARCELA ALEXANDRA;

 MARQUES DA SILVA;

MARLEY FILIPE;

MATHEUS GABRIEL.

RELATÓRIO PARCIAL SOBRE CORROSÃO ASFÁLTICA NA CIDADE DE MACEIÓ

Maceió – AL

2015

MARCELA ALEXANDRA;

 MARQUES DA SILVA;

MARLEY FILIPE;

MATHEUS GABRIEL.

RELATÓRIO PARCIAL SOBRE CORROSÃO ASFÁLTICA NA CIDADE DE MACEIÓ

Relatório apresentado como requisito avaliativo para obtenção de aprovação na disciplina de Praticas de Pesquisa na Área de Engenharia Civil, do Centro Universitário Tiradentes.

Prof. Dr. Edson Struminsk

Maceió

2015

1. Resumo

Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de descobrir as possíveis causas da corrosão nos asfaltos da pavimentação da cidade de Maceió e encontrar meios que possam corrigir esse problema.

O asfalto é utilizado como revestimento nas pavimentações de estradas e ruas, servindo como impermeabilizante para a proteção das camadas inferiores contra a erosão, além de evitar o desgaste provocado pelo tráfego.

Primeiramente, esta sendo realizado um levantamento de pesquisas sobre a composição do asfalto e as suas formas de corrosão e degradação através de pesquisas bibliográficas digitais onde esta sendo criado um banco de dados sobre esse assunto, também estão sendo obtidas fotos dos locais os quais será feito o estudo das possíveis causas dos problemas do asfalto.

2. Revisão bibliográfica  

Segundo os dados do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) de setembro de 2014, no Brasil existem cerca de 221.820 quilômetros de estradas pavimentadas, isso corresponde a 12,9% de todas as estradas nacionais, uma grande parte dessas estradas asfaltadas sofre problemas de deformação asfáltica. No Brasil dois dos maiores problemas ocorrido na pavimentação, são os trincamentos por fadiga e a deformação permanente nas trilhas de rodas.  

Conforme (HUBER, 1999) citado por Naleto, 2003. Os asfaltos são obtidos da destilação do petróleo e podem ser divididos em três tipos sólidos, que são os asfaltos soprado/oxidado, semissólidos (que são o cimento asfáltico de petróleo) e os líquidos. O asfalto serve na mistura asfáltica com uma cola para manter o esqueleto mineral consolidado, sem ele a mistura não seria capaz de suportar a ação do trafico. Portanto, o asfalto deve ser resistente para impedir que as partículas dos agregados sejam deslocadas e para resistir ao cisalhamento provocado nos pontos de contato dos agregados.

A carga exercida pelo trafego, a variações de temperatura e a variações hídricas, são as principais causas para o inicio e a propagação dos trincamentos nos asfaltos e afundamentos em trilha de roda (Gonçalves, 1999), que são respetivamente, fendas no revestimento facilmente visível podendo ter forma de trinca isolada ou interligada e afundamentos causado pela fluência plástica de uma ou mais camadas do pavimento ou do subleito, acompanhado de solevantes.

3. Objetivos da pesquisa

Descobrir as possíveis causas da corrosão nos asfaltos da pavimentação da cidade de Maceió e encontrar meios que possam corrigir esse problema.

  • Hipóteses
  • Composição do asfalto;
  • Carga excessiva sobre o asfalto;
  • Ação de intemperismo

4. Resultados esperados

A partir dos estudos propostos aqui pretende-se alcançar os objetivos apresentados no item 3 deste projeto, além de alcançar os seguintes resultados e metas:

  • Produzir uma proposta para conter a corrosão asfáltica;
  • Elaborar um relatório com o conhecimento produzido no decorrer do projeto;
  • Entender o comportamento do asfalto à ação de intempéries;

5. Conclusões

Neste trabalho abordamos o assunto corrosão asfáltica na cidade de Maceió, onde pretendemos entender o desgaste do asfalto e uma possível solução para este problema recorrente. Ainda não podemos ter uma conclusão sensata sobre a corrosão, pois é um assunto que deve-se ter estudos, testes, etc.

Conseguimos alcançar nosso primeiro objetivo, uma vez que por revisões bibliográficas relacionadas a corrosão, que desenvolvemos no decorrer da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com