TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE OS SISTEMAS CONSTRUTIVOS

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.595 Palavras (15 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 15

RELATÓRIO SOBRE OS SISTEMAS CONSTRUTIVOS

Curso: Edificações

Disciplina: Gestão de suprimentos e logística para canteiros

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ..............................................................................................3
  2. CONTEXTUALIZAÇÃO ................................................................................4

2.1. SISTEMA JIT..........................................................................................4

2.2. SISTEMA KANBAN ................................................................................5

2.3. LOGÍSTICA NO CANTEIRO DE OBRAS, ULTILIZANDO OS

PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO ENXUTA (LEAN CONSTRUCTION) ......6

2.4. MÉTODO PDCA NO CANTEIRO DE OBRAS........................................7

2.5. NR 18 – VOLTADA PARA O CANTEIRO DE OBRAS............................8

2.6. NR – 24 ..................................................................................................9

2.7. PROJETO E PLANEJAMENTO DE UM CANTEIRO DE OBRAS.........10

2.8. IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO EM UM CANTEIRO DE OBRAS....................................................................11

2.9. LAYOUT EM UM CANTEIRO DE OBRAS............................................12

3. CONCLUSÃO .............................................................................................13

4. REFERÊNCIAS ...........................................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

     

        Foram realizadas as apresentações em que eram relacionados aos seguintes assuntos: Sistema JIT, Sistema Kanban, Logística no canteiro de obras, utilizando os princípios da construção enxuta (Lean Construction), Método PDCA no canteiro de obras, NR 18 – Voltada para as áreas de vivência no canteiro de obras, NR 24, projeto e planejamento de um canteiro de obras, importância da aplicação de um sistema de gestão em um canteiro de obras e layout em um canteiro de obras. Durante a apresentação foi possível compreender que, em uma obra é necessário utilizar ferramentas que no futuro ajudará a obra com relação a melhor organização, não haver perda de tempo, não ocorrer falta de materiais e melhoria para os trabalhadores. Mesmo que esses sistemas demorem para serem aplicados, no final da obra ele terá sido de grande ajuda para a construção.  


2. CONTEXTUALIZAÇÃO

2.1. SISTEMA JIT

        O Just in Time (JIT) surgiu no Japão e foi creditado pela Toyota Motor Company que, no início, era um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso, por isso, ficou conhecido no Ocidente como sistema Kanban. Porém, atualmente, o JIT é muito mais que isso, inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos. Muitos dizem que o sucesso do sistema de administração JIT foi dado devido as características culturais do povo japonês.

        Todo esforço investido no JIT tem como objetivo reduzir, ou mesmo eliminar, todo estoque e desperdícios nos diferentes estágios do processo eliminando os custos derivados. Assim, tendo um processo de melhoria contínua, pois exige da administração o desenvolvimento de políticas, padronização de processos e elementos que tornam a empresa competitiva.

        Muitas pessoas confundem o Sistema Kanban com o Sistema JIT, porém, apesar de ser muito importante para o conceito do Just in Time, o Kanban é uma ferramenta de trabalho utilizada para o controle de produção, nele são utilizados cartões que controlam o estoque e a produção de forma visual. Já o Just in Time é mais do que uma técnica de gestão de produção, nele estão incluídos conceitos de administração de produtividade, gestão de materiais, projeto do produto, gestão de qualidade, recursos humanos e a administração do trabalho.

        A RFM é uma empresa que usa o Sistema JIT, eles seguem rigorosos processos de controle de qualidade, visando transmitir segurança e tranquilidade a clientes e fornecedores. Nas fábricas onde o Just in Time é implantado, o estoque de matérias-primas é o menor possível, suficiente para poucas horas de produção. Os fornecedores devem ser treinados e capacitados para fazer entregas de lotes menores, na frequência desejada.

        Ao utilizar o Sistema JIT, a empresa que está implantando-o terá melhorias na redução de custos da cadeia produtiva como um todo, que é uma das maiores vantagens desse sistema, também ajuda no ganho de produtividade, aumento do nível de qualidade dos produtos fabricados e redução de desperdícios e retrabalhos. As desvantagens para esse sistema é que ele não se aplica a todos os tipos de negócio, o processo produtivo de produtos que apresentam uma demanda pouco previsível e com grandes oscilações pode enfrentar sérios problemas de abastecimento de materiais. Outro ponto negativo é o grande risco da perda de produtividade em função de paradas da linha de produção por falta de material em função de atrasos na entrega por partes dos fornecedores externo e, também, internos.

2.2. SISTEMA KANBAN

        A palavra Kanban, em japonês, significa cartão ou quadro visual. É um sistema visual de controle da produção, estoque e transporte. Foi desenvolvido na década de 1960, no Japão, por Taiichi Ohno, então diretor da Toyota. Existem dois tipos, o Kanban de Produção e Kanban de Movimentação.

        O Kanban de Produção foi primeiramente pensado para uma produção “puxada”, ficou associado a processos fabris. O mais famoso é o sistema de cartões em quadros, onde cada cartão recebe um código de cor. Desta maneira, os operadores ao olharem o quadro saberão que, se estão trabalhando com cartões verdes, é sinal de que há peças suficientes em estoque. Assim que o estoque for diminuindo, os cartões vão voltando para o quadro, e quando o espaço vermelho estiver com cartão, é hora de produzir urgente, pois não há mais estoques.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com