TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA ENERGIA EOLICA E O MEIO AMBIENTE

Por:   •  20/11/2018  •  Resenha  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

 

João de Deus Vieira Carrilho

A ENERGIA EÓLICA E O MEIO AMBIENTE

Goianésia/GO

2018

João de Deus Vieira Carrilho

A ENERGIA EÓLICA E O MEIO AMBIENTE

Resenha apresentada para a disciplina de Língua Portuguesa no curso de Engenharia Mecânica, da Faculdade Evangélica de Goianésia.

Prof: Vinicius Vargas Vieira dos Santos

Goianésia/GO

2018

RESENHA

TERCIOTE, Ricardo. A energia eólica e o meio ambiente. UNICAMP – Faculdade de Engenharia Mecânica – Departamento de Energia, 2002.

 

A ENERGIA EÓLICA E O MEIO AMBIENTE

Ricardo Terciote

O artigo de Ricardo Terciote debruça-se sobre a energia eólica e suas vantagens sustentáveis perante as demais. Atualmente, o mundo todo vem buscando fontes alternativas de energia já que muitas agridem o meio ambiente de formas negativas e trazem um grande impacto no meio ambiente. A energia eólica tras consigo pontos desfavoráveis porém essas  características podem ser significativamente minimizadas e até mesmo eliminadas com planejamento adequado e inovações tecnológicas.

O objetivo do autor foi descrever as vantagens de utilizar essa energia e algumas medidas que podem ser tomadas no sentido de diminuir os impactos ambientais na instalação e operação de parques eólicos.

O mundo presenciou diversos casos de acidentes que geraram enormes impactos ambientais, diante disso viu-se a necessidade de buscar fontes favoráveis e menos impactantes para suprir a necessidade da população. Nos últimos anos, diversos  países buscaram focar no desenvolvimento dessas fontes, investindo fortemente na estimulação da produção de energia eólica, energia renovável que usa o vento com sua forma de geração. Mesmo com seus benefícios, ela possui algumas desvantagens que podem ser significantes ao meio ambiente, porém minimizadas com o uso de alta tecnologia.

Foi destacado um benefício muito importante da geração eólica  ao meio ambiente que é a não-emissão de dióxido de carbono na atmosfera. O dióxido de carbono é responsável pelo efeito estufa, levando à mudança climática da terra. Feito um comparativo resultou-se que a energia eólica apresenta grandes vantagens na redução de emissão de gases de efeito estufa e na redução da concentração de CO2 durante a sua operação. Com o avanço de programas de eficiência energética as emissões de CO2 e de gases de efeito estufa têm-se reduzido ao longo dos anos, mas permanecem ainda em uma grande escala.

O autor destacou os impactos ao meio ambiente em alguns tópicos. As turbinas eólicas podem ser perigosas à fauna. Relatou-se um grande número de morte de pássaros que colidiram com as turbinas eólicas devido a dificuldade de visualização ainda que, comparadas às outras causas de mortalidades, as turbinas ocupam um lugar não muito significativo. Além da fauna, o impacto gerado pelos ruídos também foi discutido. O barulho gerado ao girar as pás, de origem mecânica e aerodinâmica, fica maior de acordo com a velocidade do vento. Moradores foram obrigados a mudar de locais próximos às usinas eólicas por se sentirem incomodados com o som. Tecnologias estão sendo empregadas para a redução desses ruídos e as turbinas modernas já contam com esses sistemas. As torres eólicas, por mais minunciosamente projetadas que sejam, provocam interferência de sinais eletromagnéticos, problemas facilmente sanados através de receptores e/ou retransmissores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com