TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Energia e meio ambiente no Brasil

Por:   •  1/2/2017  •  Resenha  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  1.339 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA¹

REFERÊNCIAS: GOLDEMBERG, José; LUCON, Oswaldo.Energia e meio ambiente no Brasil.Estudos Avançados, 2007.

A energia é indispensável para a sociedade atual, sua produção e consumo geram muitos impactos negativos ao meio ambiente, o que gera a necessidade do uso mais eficiente de energia e transição de fontes de energia fósseis para fontes renováveis. O Brasil possui uma situação confortável em comparação com o resto do mundo devido ao seu potencial hidrelétrico, a produção interna de etanol e ao atual baixo consumo energético.

Energias renováveis representavam 41,3% do consumo total no Brasil, aopasso que no mundo eram apenas 14,4% em 2003. Mesmo com essas vantagens que o Brasil possui, exige a necessidade de como será composta a matriz energética nacional nas próximas décadas, principalmente com as questões relacionadas ao setor elétrico.

A principal fonte básica elétrica no Brasil é a hidráulica, porem o incentivo a outras fontes alternativas de energia renováveis mais modernas não são usadas em escalas consideráveis em comparação com a média mundial, mesmo com o governo federal criando formas de estímulo como o Programa de Incentivo a Fontes Alternativas de Eletricidade (Proinfa).

José Goldemberg, Professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, foi Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (2002-2006) e reitor da Universidade de São Paulo (1986-1990), junto com Oswaldo Lucon, assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, discorrem que a posição relativamente confortável que o país possui em sua matriz energética pode, entretanto, ser colocada em risco, uma vez que há diferentes posicionamentos sobre os rumos que o país deve seguir nessa área.

O crescimento dos últimos 30 anos de produção de energia vem acompanhando o crescimento do PIB, mas o crescimento de consumo de eletricidade vem aumentando acima desta taxa, em razão da eletrificação crescente do país e da instalação de indústrias eletrointensivas, como as de alumínio.

O Brasil possui teoricamente autossuficiência em petróleo, mas necessita de grande investimento, o que consome boa parte da renda disponível no país, e uma redução nesse investimento poderiam liberar recursos para outros fins economicamente mais produtivos e que poderiam gerar produtos e serviços para exportação. Além disso, a autossuficiência não é garantida no longo prazo e o nosso petróleo não é de qualidade, o que significa que nossa autossuficiência é física, não é econômica, pois o ainda será necessárias importações.

O novo modelo do setor elétrico vem sendo formado, o governo esta regularizando novas termoelétricas, o que não só deve encarecer a energia, como vai agravar problemas ambientais, desfigurando a característica de pais rico em fontes mais limpas e renováveis de energia, em comparação com a maioria do resto do globo. Esse fato ocorre devido a todos os problemas envolvendo as instalações de hidrelétricas, que é a principal fonte enérgica nacional. O que claramente mostra que o novo modelo esta colocando em primeiro lugar s urgência, deixando em segundo plano a sustentabilidade ambiental.

A eficiência energética é, sem dúvida, a maneira mais efetiva deao mesmo tempo reduzir os custos e os impactos ambientais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com