TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA CORPORATIVA

Por:   •  26/4/2020  •  Artigo  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Gabriela Cabral Reis

Matrícula 20051151006

        

RESPONSABILIDADE SOCIAL E GOVERNANÇA CORPORATIVA

Disciplina ministrada pelo docente Wagner Salles e pertencente à graduação do curso de Engenharia de Produção da Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ)

Rio de Janeiro

2019

Empresa escolhida: Bradesco

Selecione uma empresa socialmente responsável e sustentável que pode ser a empresa onde trabalha ou outra de sua escolha ou do grupo e responda as seguintes questões:

  1. Identifique as ações/estratégias para ser uma empresa socialmente responsável

O Bradesco repassa voluntariamente recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Incluem-se no universo do investimento social privado as ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias, comunidades ou indivíduos

Ser ética em seus negócios, desenvolver programas sociais entorno da comunidade local e para seus fucionários, Ser coreente entre as ações e seus discursos para ter trasparêcia diante aos seus cliente, fucionários e sociedade. Ter a capacidade de ouvir os interesses dos acionistas, fucionários , fornecedores, clientes, comunidade, governo e meio ambiente. O intuito é de incorporar todos no planejamento das atividades para atender o objetivo.

  1. Aponte os ganhos (resultados) ambientais e sociais da empresa.

Quando uma empresa adota procedimentos para reduzir o seu impacto na comunidade, fazendo isso não por obrigação, mas para tornar melhor a vida das pessoas  ela cria uma onda de otimismo ao seu redor, isso agrega valores positivos a imagem empresarial.

A empresa Bradesco hoje desenvolve ações no âmbito da saúde, da cultura, da educação financeira, entre outros. Seus colaboradores e familiares são parte do processo. A força de trabalho sente o reflexo por residir próximo a unidade da empresa. Fica satisfeitia e produtiva, ganha lealdade dos consumidores, lealdade dos fornecedores e maior capacidade de agregar mão de obra qualificada para seu quadro de funcionários. Esses pontos ajudam a trazer longevidade para empresa.

  1. Aponte, caso haja, as dificuldades/limitações para se tornar uma empresa socialmente responsável.

Auto-avaliação que indica como melhorar as políticas e práticas estabelece um cronograma de ações que devam ser realizadas. É um processo educativo que evolui com o tempo. Se a equipe ao estiver bem enganjada isso pode ser uma limitação pois, ser tornar uma empresa sociamente responsável não e instantâneo , é um processo.

A Empresa Bradesco desenvolve essas acoes a muitos anos e com sua estrutura forte e consolidada, tais acoes já fazem parte do processo e não há limitacoes para desempenhar seu papel de ser uma empresa socialmente responsavel para sua comunidade, colaboradores, clientes e parceiros.

Normalmente resistências para mudanças se encontram em empresas que não trabalham com essa filosofia. Esse não é o caso da Bradesco. É muito importante trabalhar a parte humana durante todo o processo pois sem mudanças de hábito diárias não se chega aos objetivos desejados.

  1. Quais são as práticas de boa governança corporativa, com base no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa — IBGC que a empresa utiliza? Cite e explique.

Transparência

O Bradesco possui divulgação clara, tempestiva e acessível de informações sobre suas estratégias, políticas,  atividades realizadas e resultados. Ela Possibilita um nível elevado de transparência das informações sobre a organização contribui positivamente para a reputação da própria organização e dos administradores que resulta em um clima de confiança, tanto internamente quanto nas relações da empresa com terceiros.

Equidade

O Bradesco concede um tratamento justo e igualitário de todos os grupos minoritários, sejam acionistas ou as demais partes interessadas (stakeholders). Atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são totalmente inaceitáveis na Bradesco

Prestação de contas com responsabilidade

O Bradesco Presta contas de sua atuação, assumindo integralmente as responsabilidades e as consequências de atos e omissões que porventura praticarem no exercício de suas ações. Ultiliza ferramentas para esse alinhamento de interesses:

Assembléia de acionistas; Reuniões do Conselho de Administração e Diretoria; Planejamento estratégico e plano de negócios; Orçamento, investimentos, custos, gestão do fluxo de caixa e grau de alavancagem financeira.; Avaliação do desempenho empresarial.; Discussão e divulgação do parecer dos auditores independentes.

Responsabilidade coorporativa

O Bradesco sempre está cuidando da perenidade das organizações (visão de longo prazo, sustentabilidade), incorporando considerações de ordem econômica, social e ambiental na definição dos negócios e operações. Trabalha com  as ferramentas mais eficazes para esse alinhamento de interesses: Política de responsabilidade corporativa; balanço patrimonial, balanço social e ambiental; Demonstração do valor adicionado (para companhias abertas).

  1. A empresa utiliza a certificação ISO 26000, AS 8000 ou outra forma de mostrar o desempenho geral para continuar a operar de forma eficaz e obter a sustentabilidade? Explique.

Sim. O Bradesco possui a Iso 140001 que tem como objetivo principal, possibilitar que as organizações atendam as suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com a proteção do meio ambiente. Proteção do meio ambiente pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais adversos; Mitigação de potenciais efetivos adversos das condições ambientais na organização; Auxilio à organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos; Aumento do desempenho ambiental; Controle ou influência no modo que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados, utilizando uma perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida; Alcance dos benefícios financeiros e operacionais que podem resultar da implementação de alternativas ambientais que reforçam a posição da organização no mercado; Comunicação de informações ambientais para as partes interessadas pertinentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com