TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS

Equipamentos eletroeletrônicos são todos aqueles produtos cujo funcionamento depende do uso de corrente elétrica ou de campos eletromagnéticos. Eles podem ser divididos em quatro categorias amplas:

 » Linha Branca: refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar;

» Linha Marrom: monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras;

» Linha Azul: batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras;

» Linha Verde: computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares.

Estes tipos de resíduos são compostos por materiais diversos: plásticos, vidros, componentes eletrônicos, mais de vinte tipos de metais pesados e outros. A extração de cada um deles exige um procedimento diferenciado. Deste modo, sua separação para processamento e eventual reciclagem tem uma complexidade, um custo e um impacto muito maiores do que aqueles exemplos mais conhecidos de recolhimento e tratamento de resíduos.

Alguns dos materiais encontrados nestes resíduos são metais pesados (alumínio, arsênio, cádmio, bário, cobre, chumbo, mercúrio, cromo, entre outros), sendo todos estes elementos tóxicos expondo a contaminação as pessoas que fazem o manejo dos resíduos eletroeletrônicos e também o meio ambiente.

CICLO DE VIDA  DE PRODUTOS ELETRÔNICOS

[pic 1]

MANUFATURA/IMPORTAÇÃO

A manufatura e a importação são responsáveis por inserir os EEE no mercado nacional. Juntas, compõem um cenário expressivo: relatório de desempenho setorial da ABINEE 3 (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica)indica que a indústria eletroeletrônica faturou R$ 138 bilhões em 2011, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Os importadores mais representativos são distribuidoras atacadistas e revendedores para o varejo. De acordo com a legislação, eles possuem responsabilidade legal em relação aos produtos importados. O grande volume de importação de equipamentos traz consequências ao cenário de REEE, uma vez que uma proporção razoável do material descartado não foi fabricado no país. É necessário equilibrar os interesses de fabricantes nacionais e importadores e atribuir a cada um a devida responsabilidade, sem perder de vista o mercado cinza e a pulverização das importações de pequena escala.

COLETA

A coleta de resíduos consiste no recebimento, armazenamento temporário e encaminhamento desse tipo de material. Pode acontecer em pontos fixos, ou então acompanhando temporariamente campanhas de coleta de materiais. A coleta de resíduos eletroeletrônicos deve seguir uma série de precauções em relação ao tratamento e manipulação de materiais, e contar com espaço suficientemente flexível para abrigar um tipo de material cujo volume pode variar bastante de acordo com múltiplas variáveis. A coleta precisa seguir uma série de regulamentações. Por exemplo, o consumidor precisa assinar um termo de doação dos equipamentos dos quais está se desfazendo. Além disso, os estabelecimentos que se dispuserem a receber materiais precisam obter licenciamento ambiental específico considerando que a lei trata os REEE como material perigoso. Nos casos em que o REEE é transportado entre estados diferentes, é preciso também recolher imposto sobre esse resíduo. Estabelecimentos de Varejo, Assistências técnicas , cooperativas de catadores e pequenas empresas de reciclagem atuam na coleta destes resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com