TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS NO PRÉDIO DA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO DA USP DE SÃO CARLOS

Por:   •  17/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.142 Palavras (25 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS

DEPARTAMENTO DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO

Reutilização de águas pluviais no Prédio da Engenharia de Computação da USP de São Carlos

SHS 0382 - Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Leo Yutaka Marra Niizu nºUSP: 8552122

São Carlos

2018

Resumo

O presente trabalho possui como objetivo analisar os custos e a viabilidade da instalação de coletores de água da chuva e formas de reaproveitamento da mesma no prédio da Engenharia de Computação no campus 2 da Universidade de São Paulo - São Carlos, bem como estimar os gastos de água no prédio em questão e buscar formas de otimizar a gestão da água no mesmo.

As dificuldades encontradas esbarram frequentemente na questão de custos de implementação da proposta, no presente estudo, o valor é estimado e a viabilidade de instalação é analisada, com diversos pontos de gestão em mente.

Segue a tabela que analisa os pontos passíveis ou não de melhoras, seja esta em gestão ambiental ou tecnológica.

Problema Soluções Aplicabilidade Má gestão dos usos da água no campus Medidores de vazão individuais, atividades de conscientização, programas institucionais Facilmente aplicável, impedido por manifestações individuais de gestores dos prédios do campus Encarecimento do processo de reutilização da água pluvial para fins mais nobres Investimento em pesquisas para barateamento de tecnologias Dificilmente aplicável, investimento grande em demasia, porém estudos já são realizados pelas universidades Custos de instalação Investimento em tecnologias novas para barateamento de soluções, remanejo das instalações hidráulicas do prédio Facilmente aplicável, descrição de como realizar o remanejo das instalações hidráulicas presente na análise de viabilidade, tópico 10

O valor de investimento para a instalação do sistema de captação e reutilização de água pluvial gira em torno de R$ 17.000,00 reais, que seriam recuperados em cerca de 4 anos após a instalação, assim sendo, a proposta é considerada viável e desejável.

Ressalta-se também que o presente estudo é considerado um estudo preliminar sobre a viabilidade de instalação, sendo necessária uma análise mais detalhada aliada aos órgãos gestores da universidade para que a mesma possa ser implementada.

Sumário

1 - Objetivo

2 - Justificativa do tema escolhido

3 - Metodologia

4 - Atividades previstas

5 - Diagnóstico local

6 - Análise de dados e discussão

6.1 - Estimativa do volume de precipitação

6.2 - Estimativa do consumo de água

6.3 - Análise de custo

7 - Boas práticas

8 - Ações de intervenção tecnológica

9 - Gestão ambiental do prédio

10 - Análise de viabilidade

11 - Considerações finais

1 - Objetivo

O objetivo do projeto é avaliar o impacto financeiro e ambiental da substituição parcial do uso de águas subterrâneas por água captada no telhado do prédio da Engenharia de Computação no campus 2 da USP de São Carlos, podendo levar à economia de recursos financeiros e certamente, reduzir os impactos tanto da retirada de recursos do subsolo e também reduzir o volume do escoamento superficial no campus. Sendo os objetivos específicos:

Mensuração da área de telhados e estimativa do volume que pode ser captado;

Analisar o custo de instalação dos sistemas coletores;

Avaliar o custo benefício da instalação dos sistemas;

Aproximar os prédios do campus 2 da política ambiental da Universidade de São Paulo.

2 - Justificativa

A água é essencial para a manutenção da vida humana, tanto para consumo quanto para realizar grande parte de nossos afazeres no dia a dia. No entanto, há diversas classificações para a água de acordo com a função que ela pode exercer, sendo que os usos menos nobres vão de harmonia paisagística e navegação, passando por irrigação de plantas e em suas melhores classes, para dessedentação humana após devido tratamento (CONAMA 357). Baseado em tais classificações, podemos dar usos diferentes para os recursos hídricos e otimizar a forma que realizam-se diversas atividades, destinando a classe correta para as utilizações previstas na CONAMA.

Como disposto na resolução Nº7465 de 11 de janeiro de 2018, as águas e seus efluentes são um assunto de interesse da Universidade de São Paulo, assim como a sustentabilidade dentro da mesma. Portanto, a captação e utilização das águas pluviais deve ser levada em conta, já que é um recurso disponível naturalmente na cidade de São Carlos e apresenta uma alternativa à água de poços que é utilizada no campus.

Como dito anteriormente, a água utilizada no campus 2 para todas as atividades é proveniente de poços que retiram o recurso do subsolo sancarlense, uma atitude pouco sustentável e que desperdiça águas de alta qualidade para usos menos nobres, como descargas de privada e irrigação, que podem ser feitos com água captada nos telhados dos próprios edifícios.

Além da economia de água, ao armazenar a precipitação, reduzimos a quantidade de água lançada diretamente na rede coletora e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com