TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E UM ESTUDO DA DISSEMINAÇÃO DESTE CONHECIMENTO NA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA

Por:   •  27/7/2017  •  Artigo  •  6.725 Palavras (27 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

EETI ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DOUGLAS GOMES DE MAGALHÃES

INDÚSTRIA 4.0: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E UM ESTUDO DA DISSEMINAÇÃO DESTE CONHECIMENTO NA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA

Feira de Santana

2017

DOUGLAS GOMES DE MAGALHÃES

INDÚSTRIA 4.0 – UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E UM ESTUDO DA DISSEMINAÇÃO DESTE CONHECIMENTO NA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à EETI – Escola de Engenharia e Tecnologia da Informação – do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da UNIFACS – Universidade Salvador, como requisito parcial para obtenção do título de Graduação em Engenharia de Produção.

Nome do Orientador: Otacílio José Pereira.

Feira de Santana

2017

Indústria 4.0 – Uma revisão bibliográfica e um estudo da disseminação deste conhecimento na região de Feira de Santana

Douglas Gomes de Magalhães*

Otacílio José Pereira**

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a indústria 4.0 e um levantamento de dados em campo, que tem como intuito conhecer o nível de conhecimento dos estudantes e dos profissionais da área industrial sobre a indústria 4.0. A pesquisa também busca conhecer o nível de tecnologia aplicada à produção das empresas da região de Feira de Santana que estes estudantes e profissionais atuam.

O trabalho inicia com o levantamento bibliográfico sobre o tema, e por fim, apresenta e faz uma discussão dos resultados encontrados na pesquisa.

Palavras-Chaves: (Industria 4.0; Cyber physical; tecnologia).

Abstract

The present article aims to present a bibliographical review on industry 4.0 and a data collection in the field, which aims to know the level of knowledge of students and industrial professionals on the industry 4.0. The research also seeks to know the level of technology applied to the production of the companies of the region of Feira de Santana that these students and professionals act.

The work begins with a bibliographical survey on the subject, and finally presents and makes a discourse of the results found in the research.

Key Words: (Industry 4.0; Cyber physical; technology).

* Douglas Gomes de Magalhães, graduando em engenharia de produção pela Universidade Salvador – UNIFACS. E-mail: magalhaes_dgm@hotmail.com.

** Otacílio José Pereira, engenheiro de computação e mestre em informática pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, professor da Universidade Salvador – UNIFACS. E-mail: otacilio.pereira@pro.unifacs.br.

  1. INTRODUÇÃO

Na atualidade, as indústrias, quase que em sua totalidade, dependem da tecnologia, seja de forma direta ou indireta.  Na busca por melhores resultados estas empresas buscam, através do uso de tecnologia de produção (novos equipamentos, por exemplo) e de tecnologia de informação nos seus processos, obter vantagens competitivas frente aos seus concorrentes.

Com a busca desenfreada por redução de custos e por aumento de eficiência e produtividade, o uso de tecnologia, de produção e informação é de suma importância, pois esta atividade dá suporte, a grande parte dos processos industriais, algo que pode ser comprovado pelo estudo realizado pela consultoria McKinsey em 2015, que estimou, que até 2025 os processos relacionados à indústria 4.0 poderão reduzir custos de manutenção entre 10 a 40%, reduzir o consumo de energia em 10 a 20% e aumentar a eficiência do trabalho entre 10 a 25%. (CNI, 2016)

Com base na citação de Santos (2016), que diz que o impacto das novas tecnologias e do novo modelo de produção tornará a quarta revolução industrial maior que todas as outras juntas, o que terá um impacto positivo na economia dos países, surgiu a motivação para entender melhor o que é a indústria 4.0.

O presente artigo trata uma revisão bibliográfica que busca mostrar os conceitos da indústria 4.0, o que motivou seu surgimento, as tecnologias que servem de base e os seus benefícios. Além disso, este trabalho apresenta também uma pesquisa com intuito de saber como os conceitos de indústria 4.0 estão disseminados entre estudantes e pessoas que atuam na indústria da região de Feira de Santana.

No capítulo 2 está tratada a revisão bibliográfica com diversos aspectos relacionados à indústria 4.0, por exemplo, definições, princípios, elementos, motivações e outros. No capítulo 3 é mostrado o levantamento de campo com algumas informações sobre como foi realizada a pesquisa e principalmente uma análise dos dados levantados. O capítulo 4 subsequente trata das considerações finais.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  1.  INDÚSTRIA 4.0

Conforme Schwab (2016) as três revoluções industriais foram caracterizadas respectivamente pela construção da ferrovia e invenção da máquina a vapor, pela eletricidade e pelas linhas de montagem, pelo desenvolvimento da computação em mainframe, microcomputadores, automação e da internet. Agora vivemos a quarta revolução industrial que caracteriza-se pela internet mais ubíqua e móvel, sensores menores e inteligência artificial.

Figura 1 – As revoluções industriais ao longo do tempo

[pic 2]

Fonte: Adaptado de Kagermann et al.(2013) apud Silva (2015)

  1. O que motivou o surgimento do termo indústria 4.0

A indústria 4.0, como esta foi chamada na Alemanha, surgiu devido à necessidade de dar maior competitividade ao país frente à qualidade de produtos e baixos custos de produção. A introdução desta tem como intuito provocar uma maior dinamização dos processos, com uma tendência positiva para a economia da Alemanha.

Segundo Brettel et al.(2014) apud Silva (2015, p.28)

“Empresas de manufatura da Alemanha reconheceram que os consumidores não estavam dispostos a pagar preços mais altos por melhorias incrementais de qualidade, e passaram a ajustar à produção focando em produtos customizados e respostas rápidas ao mercado.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)   pdf (548 Kb)   docx (266.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com