TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCOS OCUPACIONAIS NA EMPRESA BOM SABOR

Por:   •  31/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

SENAC EAD

LUÍS GUSTAVO COQUEIRO LEITE

RISCOS OCUPACIONAIS NA EMPRESA BOM SABOR

São Paulo

                                                            2022

1. Elabore um plano de ação para quatro itens que ainda não estão em conformidade na checklist de abril de 2021. Apresente tais itens indicando a ordem de prioridade das melhorias e justifique sua escolha.

Plano de ação

Item

Qual é a ação a ser tomada?

Prazo para execução

(xx/xx/xxxx)

Responsável pela execução

Exemplo genérico

Dimensionar e instalar um sistema de proteção contra quedas na periferia do terceiro pavimento.

21/05/2021

Fulano (setor da engenharia)

1

Máquinas e equipamentos – Que devem estar com as proteções adequadas. Ação a ser tomada: proceder a devida instalação das proteções das máquinas e equipamentos (grade de contenção, exaustores, protetores de partes moles de máquina pesada). Justificativa: com as devidas instalações das proteções, não terão novas ocorrências de acidente causado pela ausência de proteção das máquinas e equipamentos.

20/10/2022

(Prazo para execução da tarefa com a finalidade de adequação é de 2 dias úteis)

Técnico de Segurança do Trabalho e Supervisor da área.

2

Facas – Os trabalhadores devem se abster em transitar com facas na mão e também o uso de Equipamento de Proteção Individual com trata a NR 06 onde reduz bastante a quantidade de acidentes principalmente nas mãos e nos braços dos colaboradores. Ação a ser tomada: Na próxima reunião da CIPA, destinar um momento para falar a respeito desta postura dos trabalhadores. A responsabilidade é da CIPA, bem como o SESMT que pode ser dada através de treinamento e informativos internos da empresa. E utilização dos Equipamentos de Proteção Individual.  Justificativa: Com a orientação correta para manuseio das facas (ou outros instrumentos cortantes) e a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual o risco de acidentes será minimizado ou neutralizado.  

         20/10/2022 (recorrência mensal) para execução da tarefa com a finalidade de adequação é subordinada a próxima reunião.

Técnico de Segurança do Trabalho e Supervisor da Área.

3

Equipamento de Proteção Individual – Todos os trabalhadores devem receber e utilizar os EPI’s, devendo ser capacitados para seu uso e conservação. Entregar os EPI’s para os funcionários que estão sem EPI, e proceder o devido treinamento de uso e conservação do mesmo. Justificativa: Com a adequada utilização do EPI e o respectivo treinamento são minimizados ou até mesmo neutralizado os riscos de acidente.

       20/10/2022 (recorrência semanal) para execução da adequação com a finalidade de padronização, subordinada a revisões e constatações periódicas, conforme necessário.

Técnico de Segurança do Trabalho e Supervisor das Áreas que necessitam de uso EPI.

4

Equipamento de combate a incêndio – Todos os dispositivos, tais como extintores e hidrantes devem estar desobstruídos e operantes. Ação a ser tomada: realizar a devida instalação de sinalizações nas áreas de guarda do dispositivo. Justificativa: É imprescindível deixar as áreas dos equipamentos de combate ao incêndio desobstruídos para caso haja necessidade os mesmos sejam de fácil acesso para os operadores realizarem as ações necessárias.

        20/10/2022

Prazo para execução da tarefa com a finalidade de adequação é de 5 dias úteis.  

Técnico de Segurança do Trabalho e Supervisor da Área.

2. Considerando as ações propostas anteriormente, defina qual ação é prioritária e justifique sua resposta.

1º. Facas: Com o treinamento correto de manuseio de facas (instrumentos cortantes) o risco de acidentes será minimizado ou neutralizado. Com os trabalhadores já utilizando os EPI’s para o adequado manuseio de objetos cortantes, o risco será minimizado. A recorrência de utilização de facas é o maior, portanto faz jus a prioridade devido a probabilidade de ocorrência ser maior.  

2º. Equipamento de Proteção Individual: Com a devida utilização do EPI e o respectivo treinamento, as chances de acidente, por alguma falha humana serão minimizados.

Os EPI’s são instrumentos que o empregador deve possuir e disponibilizar para o imediato uso, ação esta que depende apenas de aquisição e entrega. O treinamento deve acompanhar a entrega do equipamento, para que haja eficácia na sua utilização.

3º. Máquinas e Equipamentos: Com as devidas instalações das proteções, não terão novas ocorrências de acidente causado pela ausência de proteção das máquinas e equipamentos. Tal como o fornecimento de EPI’s, as máquinas devem estar devidamente equipadas com proteções necessárias, com o mesmo fim de diminuir ou neutralizar ocorrência de acidentes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com