TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTINAS DE TRABALHO

Dissertações: ROTINAS DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Não há como negar que atualmente o grande diferencial de uma empresa são as pessoas. E como quem cuida das pessoas é o departamento de Recursos Humanos fica com ele a maior parte da responsabilidade de reter talentos na organização. No entanto, a rotina administrativa de um Departamento de Rh vai muito, além disso, seu trabalho está diretamente ligado a questões legais e tributárias, que requerem atenção redobrada como assuntos ligados à remuneração, rescisão, férias, obrigações acessórias.

Assim, a presente pesquisa reúne de forma sumária, as práticas que são adotadas no Departamento de Recursos Humanos com a observância ao que rege a Consolidação das Leis do Trabalho, com o objetivo de abordar as Rotinas diárias no trabalho do DP das empresas e dos escritórios contáveis, facilitando a escolha dos procedimentos e recursos que podem ajudar na solução dos problemas.

O Departamento Pessoal é constituído por três setores essenciais. O primeiro é o setor de admissão de pessoal que tem por responsabilidade processo de integração do trabalhador na empresa, nos critérios administrativos e jurídicos e por fim efetuar o registro de acordo com as conformidades da legislação trabalhista. O segundo é o setor de manutenção de pessoal que cuida do controle de frequência, pagamento de salario e benefícios, pagamentos de taxas, impostos e contribuições, elaboração da folha de pagamento e controle de benefícios. Epor fim o setor de desligamento pessoal que tem por atribuição cuidar de todo processo de desligamento e quitação do controle de trabalho, rotina de fiscalização. Tem início a partir do desligamento doempregado e termina quando a sua efetiva quitação do contrato de trabalho. Estudar as rotinas do Departamento Pessoal é o primeiro passo para entender como a área dos recursos humanos funciona.

1. ROTINAS DE RECURSOS HUMANOS

O Recursos Humanos ou Departamento Pessoal é uma parte integrante da estrutura organizacional das empresas, são imprescindíveis para o bom funcionamento dos negócios pois executam algumas funções básicas da organização tais como admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e desenvolvimento, e desligamento.

1.1 – Rotinas de Admissão

1.1.1 - Recrutamento e Seleção

A Rotina de R&S é executada pelos funcionários do setor de recursos humanos e envolve todo o processo de avaliação de necessidade do preenchimento, desenvolvimento do perfil de trabalhador procurado, a abertura de vagas, formas de divulgação, triagem de currículos, recepção dos candidatos, avaliação e seleção de candidatos. Abaixo, segue um cronograma de como podemos realizar o processo de recrutamento e seleção:

1.1.2 – Admissão e Integração do novo colaborador

A efetivação do novo colaborador é, portanto a segunda fase do processo de rotina de admissão. Nesta fase, cabe ao profissional de RH solicitar os documentos necessários para sua admissão na empresa, para que possamos fazer o contrato e assinar sua carteira de trabalho.

O empregado ao ser admitido passa por uma rotina especial junto a empresa. Essa rotina visa atender as normas internas da empresa propiciandoo ingresso desse empregado com sucesso, chamada de integração. Dessa forma é importante criar um roteiro dos deveres a serem cumpridos, dos documentos e serem preenchidos e das obrigações legais a serem realizadas.

Para que se faça uma possível admissão do empregado torna-se indispensável que ele possua e apresente, a seguinte documentação, que é obrigatória conforme as normas do ministério do trabalho:

 Carteira de trabalho e Previdência Social – CTPS;

 Atestado de Saúde Ocupacional – ASO;

 Titulo de Eleitor, para os maiores de 18 anos;

 Certificado de reservista ou atestado de alistamento;

 Certidão de Nascimento, casamento ou Carteira de Identidade- RG, conforme o caso;

 Cartão de Identificação do Contribuinte – CIC/CPF;

 Documento de inscrição PIS/PASEP- DIPIS,ouanotações correspondentes a CTPS;

 Cópia da certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos, para fim de recebimento do salário-família;

 Cartão da Criança, que substitui a Carteira de vacinação;

 Comprovante de endereço;

 2 fotos 3x4

Então logo após a apresentação desses documentos é realizado o registro na carteira de trabalho que é a principal prova da existência da relação de emprego e dos direitos do empregado. A empresa tem o prazo de 48 horas para atualizar a CTPS, sendo esse prazo extremamente rigoroso e passível de multa.

1.2 – Rotinas de Permanência

As Rotinas trabalhistas de permanência são muito importantes entre a relação, empregado e empregador, pois todos os acontecimentos das atividades dos trabalhadores que geram direito e obrigações quanto à renumeração e repasses tributários devidas pelo empregador estão contidos nessa rotina como:

1.2.1 – Compensação de Folha de Pagamento

Neste processo, são realizados todas atividades pertinentes ao Departamento Pessoal, no qual está a folha de Pagamento e Controle de Ponto. A Folha de Pagamento envolve as atividades descritas abaixo:

 CAGED - a comunicação da empresa ao governo da entrada e saída do trabalhador ao mercado de trabalho, esse mecanismo é obrigatório para todas as empresas regidas pela CLT, e a comunicação do mesmo é feita de forma eletrônica apenas o prazo de entrega é de até o dia 7 do mês subsequente a contratação.

 Contribuição Sindical - Esta é realizada por todos aqueles que participam de uma determinado sindicato, sendo este que determina em sua convenção a porcentagem a ser descontada, no mês base referente. O valor é descontado uma única vez ao ano e repassado ao sindicato.

 Salário Família – As empresas pagam ao trabalhador de baixa renda que esteja em atividade e tenha filho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com