TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radio

Projeto de pesquisa: Radio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.383 Palavras (18 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

Pretende-se, neste paper, analisar o surgimento do meio rádio no mundo e especificamente no Brasil, conhecer os primeiros veículos e a consolidação destes como ferramenta para a troca de informações nas comunidades em que atuam e como a propaganda foi inserida neste contexto. Tem-se como objetivo identificar as transformações deste meio ao longo das últimas décadas e as necessidades e tendências de adaptação para a nova realidade de consumo das pessoas, com a massificação da internet e o advento de novas formas de se ouvir rádio.

PALAVRAS-CHAVE: mídia; rádio; propaganda; vale do itajaí.

1 INTRODUÇÃO

A rádio teve inicio no mundo em 1831, com Michael Faraday ao descobrir a indução magnética. Sucessivamente em 1863 na Inglaterra, James Clerck Maxwell teve uma grande contribuição, professor de física, demonstrou teoricamente matematicamente a existência das ondas eletromagnéticas, dando inicio a descoberta da rádio. Em 1887 Henrich Rudolph Hertz descobriu a propagação radiofônica, fazendo saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Assim, descobrindo as ondas eletromagnéticas tinham a mesma velocidade da luz, as conhecidas “ondas de rádio”.

Em Londres acontece a criação da primeira industria de companhia de rádio, pelo italiano Glucielmo Marconi. Até então, o rádio era “telegrafia sem fio” o que na época era um grande avanço, sendo assim, outros cientistas se dedicaram a melhorar o funcionamento do sistema. E garantiu a patente da criação da rádio “conhecido como o descobridor do rádio”, realizou em 1895 testes de transmissão de sinais sem fio pela distancia de 400 metros e outras distancias, também fez a descoberta da antena.

Segundo SACCHITIELLO (2012), no dia 7 de setembro de 1922, o país celebrava os primeiros cem anos de existência fora das amarras do governo português. A cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, comemorava a data com alguns eventos oficiais – entre eles uma exposição que trazia, pela primeira vez ao território nacional, os principais aparelhos e instrumentos da tecnologia da radiodifusão, que já haviam atingido uma escala considerável em território norte-americano.

Após o surgimento do rádio no Brasil, houve uma grande massificação deste meio nas capitais e grandes metrópoles do país. Em setembro de 1929, o radioamador João Medeiros Junior instalou um alto falante em uma pequena biblioteca, que em certos períodos transmitia trechos musicais.

Foi na cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, onde surgiu a primeira emissora de rádio de Santa Catarina. De acordo com MEDEIROS, Ricardo; Vieira, Lucia (1999), em 1931, foi fundada a Rádio Clube de Blumenau, que impulsionou o mercado de comunicação o suficiente para que nas próximas décadas mais rádios fossem criadas na região, como a Rádio Difusora, Rádio Nereu Ramos e Rádio Alvorada.

Em 2012 o rádio completou 90 anos, e SACCHITIELLO (2012) diz que o rádio atravessou a fase final da definição de seu modelo digital

O rádio resistiu a febre da televisão, a chegada dos computadores e hoje em dia luta bravamente para se manter ativo em um mundo de tecnologia móvel e cada vez mais ágil. Nas grandes capitais, o radio ainda é um ótimo companheiro para as manhas e finais de tarde de transito intenso. Popularizadas nos anos 60 e 70, as rádios FM, com frequência superior a das rádios AM, enfrentam a concorrência brutal da internet e dos aparelhos de mp3. Os últimos anos, variações de programas radiofônicos se tornaram sucesso na internet, como os podcasts e as playlists.

2 RÁDIO NO MUNDO

A rádio teve inicio no mundo em 1831, com Michael Faraday ao descobrir a indução magnética. Sucessivamente em 1863 na Inglaterra, James Clerck Maxwell teve uma grande contribuição, professor de física, demonstrou teoricamente matematicamente a existência das ondas eletromagnéticas, dando inicio a descoberta da rádio. A partir daí outros pesquisadores se interessaram pelo assunto. Em 1880 Tomas A. Edison descobriu que existia uma passagem de corrente elétrica, quando colocado em uma ampulheta de cristal, um filamento de metal e uma placa de metal, separadas e tendo o filamento ligado ao negativo e a bateria ao positivo. Em 1887 Henrich Rudolph Hertz descobriu a propagação radiofônica, fazendo saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Assim, descobrindo as ondas eletromagnéticas tinham a mesma velocidade da luz, as conhecidas “ondas de rádio”.

Em Londres acontece a criação da primeira industria de companhia de rádio, pelo italiano Glucielmo Marconi. Até então, o rádio era “telegrafia sem fio” o que na época era um grande avanço, sendo assim, outros cientistas se dedicaram a melhorar o funcionamento do sistema. E garantiu a patente da criação da rádio “conhecido como o descobridor do rádio”, realizou em 1895 testes de transmissão de sinais sem fio pela distancia de 400 metros e outras distancias, também fez a descoberta da antena.

Dois cientistas, Oliver Lodge e Emest Branly, criaram o “coesor”, equipamento que melhorava a detecção das ondas, porém não se imaginava que um dia a voz poderia ser transmitida através do espaço, a voz só foi transmitida em 1914.

Em 1890, o cientista, engenheiro e padre Roberto Landell de Moura, previa a mudança de “telegrafia sem fio” para a “radiotelefonia e a radiofusão”, assim concede a primeira transmissão de fala por ondas eletromagnéticas. Com tudo, em 1 de março de 1905, a Marinha Brasileira realizou testes de mensagens telegráficas no encouraçado Aquidaban.

Em 1900, obteve do governo brasileiro a carta que lhe reconhece os méritos de pioneirismo cientifico, sendo o primeiro nas transmissões de vozes na área das telecomunicações.

2.1. Rádio nos EUA

Após anos de pesquisas, em 1916, o cientista Lee Forest, desenvolveu a válvula “triodo” instalou a primeira estação de radio, em Nova Iorque, dando inicio a primeira “estação-estúdio” de radiodifusão, criando um programa de rádio no qual se tinha noticias, musicas e gravações. Também com o surgimento das primeiras transmissões de eleições para a presidência.

2.2. A Era de Ouro

A era de ouro teve inicio em 1919, mas apenas em 1920 que surgiu o microfone, criado por Westinghouse, fabricador de aparelhos para rádio na primeira guerra mundial, e logo após o término, sofreu um encalhamento de aparelhos. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com