TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raios Gama

Artigo: Raios Gama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Artigo  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 4

RAIOS GAMA

Os Raios Gama simbolizado por (y), é uma radiação eletromagnética produzida pelo núcleo atômico de elementos radioativos naturais e artificiais, que se propagam na velocidade da luz e são invisíveis aos olhos humanos .

As ondas eletromagnéticas são constituídas por campos elétricos e magnéticos que se oscilam entre si no espaço. Essa radiação possui uma frequência que varia de 10¹ a 10²² com menor comprimento de onda. Quanto menor o comprimento, mais energia é irradiada. Isso faz os Raios Gama a fonte mais potente do espectro eletromagnético. Sendo assim, uma radiação ionizante, que podem afetar células do corpo humano, causando malefícios à saúde, em caso de altas doses de exposição.

Os Raios Gama foram descobertos, em 1900 pelo físico francês Paul Ulrich Villard, que descobriu que quando os elementos radioativos se desintegram liberam uma radiação de comportamento semelhante aos Raios X. Porém essa radiação possui muito mais energia e que penetra camadas muito mais espessas das substâncias.

Devido à alta energia que possuem, os raios gamas são capazes de penetrar profundamente na matéria, podendo atravessar uma placa grossa de chumbo e só serem barrados por uma parede muito espessa de concreto com metal (chumbo ou betão).

EMISSÃO DOS RAIOS GAMA

A emissão de radiação gama pode ocorrer de algumas maneiras, um de seus processos é o Decaimento Radioativo (processo pelo qual um átomo espontaneamente libera energia de seu núcleo). Pode ocorrer de uma maneira simples ou por emissão de partículas.

Decaimento do núcleo de um elemento radioativo - Onde um núcleo excitado com

maior energia decai para um estado de menor energia, emitindo os Raios Gama (y).

Decaimento por emissão de partículas - Onde um núcleo ao liberar uma partícula (alfa, beta), se transforma em um nuclídeo diferente. No entanto, pode ocorrer, do núcleo resultante não eliminar toda a energia de que precisaria para se estabilizar, emitindo assim radiação gama, ajudando o núcleo instável a se estabilizar.

ABSORÇÃO DOS FEIXES GAMA

Assim como os raios X, toda vez que um feixe de Raios Gama incide numa lamina delgada o feixe sofre uma absorção, diminuindo sua intensidade.

ELEMENTOS RADIOATIVOS

São elementos químicos (natural ou artificial) que emitem radiações. Os elementos químicos desintegram-se, transmutando-se de um elemento químico para outro.

Natural

A radioatividade natural foi descoberta por volta de 1896, pelo físico francês Henry Becquerel (1852-1908), ele percebeu que o elemento Urânio emitia radiações ao deixar filmes fotográficos em contato com o elemento radioativo. Os filmes apresentaram manchas e Becquerel concluiu que se tratava dos raios emitidos por sais de Urânio. Como se vê, o Urânio é um elemento natural.

Urânio - Metal de símbolo U, número atômico 92, massa atômica 238,07, extraído do óxido de urânio. O urânio foi isolado em 1841 por Péligot. Trata-se de um sólido cinza-ferro, que funde a 1800°C e se oxida facilmente. O óxido uranoso ou urano UO2, é um sólido negro, de propriedades básicas, a que correspondem os sais uranosos verdes.

O urânio é utilizado sobretudo como combustível nos reatores nucleares (barras, tubos, anéis); seja em estado puro, seja em liga como o molibdênio, ou ainda em compostos refratários.

Rádio – Metal de símbolo Ra, número atômico 88, massa atômica 226, 05, descoberto em 1898 por Pierre Curie e Marie Curie, é dotado de intensa radioatividade. O rádio é um metal alcalino terroso, que funde a 700 °C. Muito raro na natureza, é extraído da pechblenda. As radiações alfa, beta e gama, emitidas pelo rádio são dotadas de grande poder bactericida e sua ação fisiológica acarreta a destruição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com