TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raios Infravermelhos

Trabalho Universitário: Raios Infravermelhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 3

O que são Radiações Infravermelhas

Os raios infravermelhos são constituídos por radiação composta por fotões cuja frequência é maior que 8x1011 Hz e menor que 3x1014 Hz, isto é, radiação eletromagnética com frequência inferior à da luz vermelha, mas superior à das ondas de rádio.

Os raios infravermelhos foram descobertos no espectro solar, em 1880, pelo astrónomo inglês de origem alemã Frederick William Herschel.

A sua experiência consistiu em fazer atravessar um feixe de luz branca por um prisma, observando-se num alvo um espectro contínuo de radiações, de comprimento de onda entre o vermelho e o violeta (espectro contínuo da luz branca ou espectro solar). Em seguida, colocou um termómetro no alvo, na região a seguir ao vermelho, e observou uma elevação de temperatura, correspondendo essa região à radiação infravermelha, concluindo que ali não existia luz.

Esta foi a primeira experiência que demonstrou que o calor pode ser transmitido por uma forma invisível de luz.

No espectro eletromagnético, os infravermelhos subdividem-se em infravermelhos curtos (0,7-5 µm), infravermelhos médios (5-30 µm) e infravermelhos largos (30-1000 µm). Entretanto, esta classificação não é precisa porque em cada área de utilização, existe uma ideia diferente dos limites dos diferentes tipos.

Os raios infravermelhos desempenham um papel muito importante na Natureza.

Eles são os responsáveis pela troca de energia térmica através do vazio. Se estas radiações não existissem, dois corpos que se encontrassem a uma determinada temperatura mantê-la-iam sem alterações por tempo indefinido. No entanto, dado que o corpo mais quente cede energia ao corpo mais frio, através da radiação, ambas as temperaturas (quente e fria) acabam por compensar-se e atingir uma mesma temperatura de equilíbrio.

O transporte de energia necessário para a vida, por exemplo, do Sol até à Terra ocorre unicamente através das radiações-infravermelhas.

Aplicações dos raios infravermelhos

A radiação infravermelha encontra aplicações práticas muito importantes. É utilizada, por exemplo, para aquecer ambientes, cozinhar alimentos e secar tintas e vernizes.

Em medicina, tem amplo uso terapêutico, sendo empregada no tratamento de sinusite, dores reumáticas e traumáticas. A radiação infravermelha penetra na pele, onde sua energia é absorvida pelos tecidos e espalhada pela circulação do sangue. Existem aparelhos especiais que permitem ver um objeto pela detecção das radiações infravermelhas que ele emite. Um exemplo prático é dado pelo sistema de alarme infravermelho: qualquer interrupção de um feixe dessas radiações ocasiona a criação de um impulso eléctrico no detector de controle, ligando o alarme. Esse sistema é usado, também nas portas de eUm uso também muito comum do infravermelho é para comandos a distância (telecomandos), preferíveis em relação as ondas de rádio por que não sofrem interferências de outras ondas eletromagnéticas, como por exemplo, os sinais de televisão.

Os infravermelhos também são utilizados para comunicação a curta distância entre os ordenadores e os seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com